Com apoio da Secult, 16º Festival dos Inhamuns promove atividades formativas na Casa Criativa, no CEU das Artes e na EEEP Monsenhor Odorico de Andrade
10 de dezembro de 2025 - 14:28 #PNAB #PNAB CEARÁ
Ascom Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas - Texto
Entre os convidados dos encontros estão a secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, e o secretário de Educação do estado, Helder Nogueira. Toda a programação pode ser conferida no site oficial do festival: www.festivaldosinhamuns.com

Companhia GRAVITA (Foto: Fernando Rezende)
O Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas, ao longo de 20 anos, tem consolidado a região como um dos principais polos de fruição, difusão e formação das artes cênicas no Ceará. Em sua 16ª edição, iniciada nesta segunda-feira (8) e com programação até sábado (13), o festival reafirma essa vocação ao oferecer atividades formativas que estimulam o pensamento criativo, a produção artística e a profissionalização no sertão. A programação formativa conta com duas oficinas e dois encontros ao longo da semana.
Oficinas – Grafite e Corpo Coletivo
Teve início na terça-feira (9) e segue até sexta-feira (12/12), das 9h às 17h, na Casa Criativa a oficina “Arte Urbana – Grafite”, ministrada pelo arte-educador Eden Loro (CE). Na ocasião, os participantes vão aprender técnicas e narrativas do grafite. Já na quarta e quinta-feira (10 e 11/12), das 9h às 11h, o CEU das Artes / Praça PEC recebe a oficina “Corpo Coletivo”, conduzida por Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, fundadores da Companhia Gravitá (SP). A formação vai apresentar técnicas de acrobacia, pirâmides, segurança e prevenção de acidentes. As atividades contam com inscrições gratuitas que podem ser realizadas pelo link disponível no perfil oficial do festival no Instagram: @festivaldosinhamunsce.
Depois do festival, entre os meses de dezembro e janeiro, haverão mais duas oficinas com inscrições gratuitas em Aiuaba e Quiterianópolis e mais outras oficinas aplicadas para grupos que estão em processo de criação. As datas e mais informações sobre as formações serão divulgadas em breve nas redes sociais do festival.
Encontros com arte-educadores e autoridades políticas
Já na sexta-feira (12) e no sábado (13), o festival promove dois encontros que colocam em pauta o papel do artista na educação em tempo integral e o fortalecimento da cena teatral do interior do Ceará. As atividades também abrem espaço para troca de experiências e articulação entre profissionais da cultura.
Na sexta, às 14h, a Biblioteca da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade sedia o primeiro encontro manifesto “Escola Ateliê: O lugar do artista formador na educação em tempo integral”. O momento tem o intuito de debater práticas formativas e a presença do artista como agente fundamental nos processos educativos. O encontro contará com a participação de arte-educadores de nove regiões do estado do Ceará (Centro-Sul, Vale do Jaguaribe, Cariri, Litoral Leste e Oeste, Vale do Curu, Maciço de Baturité, Sertão de Crateús e Sertão dos inhamuns), do Viana Júnior (chefe de gabinete – Secult Ceará) da Luisa Cela (Secretária – Secult Ceará), Ernesto Gadelha (Coordenador da Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura – Secult Ceará), Helder Nogueira (Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil – Seduc Ceará) e Andréia Vasconcelos (Coordenadora do Escritório Estadual do Minc Ceará).
O segundo ocorre no sábado, às 9h, na Casa Criativa, com o tema “Cena Interior: Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Teatro Interiorano Cearense”. Será um momento de escuta e articulação voltado ao compartilhamento de experiências, aos desafios da produção teatral no interior e à construção de estratégias coletivas para o setor. Neste momento, haverá a presença dos representantes da Secult Ceará, Seduc e do Minc, que estiveram presentes no primeiro encontro, de arte-educadores de dez regiões – Já citadas no primeiro encontro e mais o Sertão Central – e um representante do Sesc e da Coart, que é responsável pelo segmento do teatral da região.
Além disso, o público vai conferir até sábado (13/12) diversas apresentações artísticas, manifestações culturais, cortejo, reisado, performances contemporâneas, espetáculos de teatro, circo e tradições populares. Toda a programação pode ser conferida no site oficial do festival https://www.festivaldosinhamuns.com/ ou no Instagram @festivaldosinhamunsce
O 16º Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e da Associação Arte Jucá, com apoio da PNAB, PNAB Ceará, Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e Prefeitura Municipal de Tauá (Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer). Conta com a parceria do Sesc, e a Casa Criativa, em Tauá, é parceira institucional. O evento integra a REDE Festivais de Arte e Cultura do Ceará.
SERVIÇO
16º Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas – De 8 e 13 de dezembro de 2025 nas cidades de Arneiroz e Tauá. Toda a programação tem acesso gratuito. Informações: www.festivaldosinhamuns.com e @festivaldosinhamunsce