Pinacoteca do Ceará sedia debate internacional da Conferência PSi#30 com Denise Ferreira da Silva e Fred Moten

5 de dezembro de 2025 - 16:16 #

Ascom Pinacoteca do Ceará - texto

Em mais uma Conversa de Ateliê, os pesquisadores vão debater arte, raça, corpo e imaginação política em evento que ocorre pela primeira vez na América Latina. No museu, a programação conta ainda com mostra de filmes e instalação audiovisual

Denise Ferreira da Silva (Créditos MACBA)

A partir da próxima quinta-feira (11), a Pinacoteca do Ceará — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — será um dos palcos da 30ª Conferência Internacional de Estudos da Performance (PSi#30). Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (PPGARTES-UFC), o museu recebe uma programação que inclui a Conversa de Ateliê com a artista e filósofa Denise Ferreira da Silva e o professor e teórico Fred Moten, além da exibição de filmes e de uma instalação audiovisual.

Em sua trigésima edição e com o tema “XXX — Cruzo, Cruising, Encruzilhada”, a PSi acontece pela primeira vez em um território da América Latina. O tema explora os múltiplos sentidos da “encruzilhada” e da ação física, artística e epistêmica do “cruzar”, utilizando o numeral romano “XXX” como um referente visual polissêmico que invoca diversas forças linguísticas e culturais.

CONVERSA DE ATELIÊ: ENCONTRO MAGISTRAL

Inspirada nas noções de diálogo e entrecruzamento evocadas pela “encruzilhada”, esta edição do programa da Pinacoteca – Conversa de Ateliê – vai reunir a artista, pensadora e professora brasileira Denise Ferreira da Silva e o poeta, professor e teórico da performance estadunidense Fred Moten num momento de intercâmbio sobre as pesquisas e questões cruciais nos debates atuais a respeito da performance, do corpo, do estudo e da fuga.

O diálogo entre os dois intelectuais é uma oportunidade de testemunhar um fragmento dessa troca que inspira pesquisas atuais sobre arte, raça, corpo e imaginação política em diversas partes do mundo. A atividade será realizada às 18h30 no pátio da Pinacoteca, com 150 vagas, com disponibilização de 150 fones de ouvido para tradução simultânea. Denise Ferreira da Silva estará presencialmente, enquanto Fred Moten participará ao vivo por meio de videochamada.

MOSTRA DE FILMES

A programação do dia começa mais cedo, às 15h30, no auditório, com a exibição de vídeo performances que promovem diálogos transfronteiriços e alianças criativas entre humanos e não-humanos. Os trabalhos trazem questões urgentes de justiça social e ambiental em diversos territórios. A classificação indicativa é 18 anos.

Serão exibidos: Pe Ataju Jumali (Hot Air) e Fôlego Vivo (Breath Alive), de Juma Pariri; PAN de Alex, de las Heras; Salão de Baile (This is Ballroom), de Juru e Vitã; A Convivência é uma Ilha (Coexistence is an Island), de Fernando Codeço; e Wild Strawberries, de Roewan Crowe. A sessão será seguida por um debate com os artistas participantes e contará com acessibilidade em Libras e tradução simultânea.

A Pinacoteca também recebe a instalação audiovisual The Eras, no hall do museu. A obra, produzida pelo laboratório MOIRA Narrativas en tránsito (ITESO, México), oferece uma abordagem contemplativa da paisagem produtiva de Cuyutlán, no México, onde a prática artesanal da colheita de sal revela o corpo como um arquivo de trabalho e a paisagem como um território de memória e ritual. A instalação permanece de 11 a 14 de dezembro, nos dias e horários de funcionamento do museu.

SOBRE AS PESSOAS CONVIDADAS

Denise Ferreira da Silva é artista e filósofa. Ocupa a cátedra Samuel Professor em Humanidades na Universidade de Nova Iorque (NYU). Seu trabalho artístico e acadêmico reflete e especula sobre temas cruciais para a filosofia contemporânea, a estética, a teoria política, o pensamento negro e feminista, e o materialismo histórico. É autora de “Homo modernus — Para uma ideia global de raça”, “A Dívida Impagável” e coeditora de Race, Empire, and the Crisis of the Subprime.

Realizou mostras e palestras em importantes espaços artísticos, como o Centre Pompidou em Paris, Whitechapel Gallery em Londres, Guggenheim e MoMA, ambos em Nova Iorque, e no MASP em São Paulo. Ela também escreveu e criou para publicações de grandes eventos de arte (Bienal de Liverpool, 2017; Bienal de São Paulo, 2016 e 2023; Bienal de Veneza, 2017 and Documenta 14) e publicou em espaços como Canadian Art, Texte Zur Kunst e E-Flux.

Fred Moten é professor nos Departamentos de Estudos da Performance e de Literatura Comparada da Universidade de Nova Iorque (NYU). Leciona cursos de estudos pretos, poética e teoria crítica. Colabora com diversos grupos de estudo social e estético, incluindo Stefano Harney & Fred Moten, Black Arts Movement School Modality, Le Mardi Gras Listening Collective, Center for Convivial Research and Autonomy, Moved by the Motion, Institute of Physical Sociality e o Harris/Moten Quartet.

Publicou diversos livros de poesia e teoria crítica, finalista do National Book Award e do Los Angeles Times Book Prize e vencedor do California Book Awards e finalista do Kingsley Tufts Poetry Award. Versões em português de seus livros disponíveis no Brasil incluem: Na quebra: a estética da tradição radical preta; Sobcomuns: Planejamento fugitivo e estudo negro; Mais uma vez, sobcomuns: Poética e Hapticalidade; e Tudo incompleto.

SOBRE A PSi

A Performance Studies international (PSi) é uma associação profissional fundada em 1997 com o objetivo de promover a comunicação e o intercâmbio entre artistas, pensadores, ativistas e acadêmicos que atuam no campo dos estudos da performance. A organização realiza conferências anuais com programação diversificada, incluindo palestras, sessões de apresentação de pesquisas, mesas-redondas, oficinas e apresentações artísticas.

A edição PSi#30 tem coordenação geral de Pablo Assumpção Costa (UFC), produção da Arbórea Cultural e conta, ainda, com as parcerias da Hemisferic Encounters (York University), Mandato da Deputada Luizianne Lins, Atelier Rural, Vila das Artes e Centro Cultural Belchior, ambos vinculados à Secretaria da Cultura de Fortaleza e geridos em parceria com Instituto Iracema, e Museu da Imagem e do Som, equipamento vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em Parceria com o Instituto Mirante. Tem apoio do Teatro Universitário da UFC (Tupa) e Teatro Carlos Câmara.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 267 mil visitantes.

SERVIÇO

PSi#30 na Pinacoteca do Ceará

11 a 14/12/2025 | Quinta a domingo
Instalação “The Eras”, de MOIRA Narrativas en tránsito
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre

11/12/2025 | Quinta-feira | 15h30 às 17h
Mostra de filmes + debate
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: 18 anos
Acessibilidade em Libras e Tradução consecutiva Inglês-Português
100 vagas. Por ordem de chegada

11/12/2025 | Quinta-feira | 18h30 às 20h
Conversa de Ateliê
Com Denise Ferreira da Silva e Fred Moten
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras e Tradução simultânea Inglês-Português
150 vagas. Por ordem de chegada