No Ceará, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura conclui edição e avança debate sobre as políticas culturais no Brasil

5 de dezembro de 2025 - 14:49 #

Antonio Laudenir - Ascom Secult: Texto | Jeny Sousa - Ascom Secult: Fotos

Com parceria da Secult Ceará, evento realizado na capital cearense trouxe o atual debate sobre diretrizes e caminhos estratégicos da gestão pública no setor cultural
(Foto: Jeny Sousa)

A capital cearense recebeu, entre os dias 1º e 3 de dezembro, a 4ª Reunião Ordinária Anual do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. O encontro marca o último encontro do calendário 2025 entre gestoras e gestores estaduais da Cultura de todo o País. 

Secretários e secretárias estaduais, dirigentes, gestores e representantes de instituições governamentais debateram diretrizes e caminhos estratégicos para as políticas culturais brasileiras. A programação contou com mesas temáticas, apresentações de programas, alinhamentos técnicos, debates sobre mecanismos de financiamento, legislação, governança, consórcios, programas federativos e articulações com o Ministério da Cultura (MinC).

Realizado pelo Fórum em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), os três dias de atividade ocuparam a sala imersiva do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), espaço cultural da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. 

(Foto: Jeny Sousa)

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, destacou a relevância de o Estado receber a última reunião do ano, reforçando o compromisso do Ceará com a gestão integrada e o desenvolvimento sustentável da Cultura. “O Ceará segue fortalecendo sua atuação estratégica com esferas municipais e federais, por entender este como caminho ideal ao desenvolvimento sustentável. Sediar esta importante reunião comprova nosso desempenho nesta missão, acolhendo secretários e dirigentes comprometidos com o avanço das políticas públicas de Cultura”, destacou.

Além de Luisa Cela, a Secult Ceará esteve representada pelo secretário-executivo da Cultura, Rafael Felismino, e pela secretária de Planejamento e Gestão Interna, Gecíola Fonseca, demonstrando o engajamento da pasta em todas as pautas discutidas durante os três dias de evento. 

Integração com o MICBR

Os participantes do Fórum também foram convidados a integrar a programação do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que acontece de 3 a 7 de dezembro em diversos equipamentos do Governo do Ceará, com destaque para o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A participação reforça o intercâmbio entre gestão pública, profissionais da cultura e economia criativa.

Em 2025, o Fórum já havia passado por Mato Grosso do Sul, João Pessoa e Distrito Federal, encerrando sua agenda anual no Ceará. Com a realização da 4ª Reunião Ordinária no MIS, a Secult Ceará reafirma seu compromisso em fortalecer debates, articular políticas descentralizadas e colaborar para o avanço do setor cultural em todo o país

Segundo a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e presidenta do Fórum, Danielle Barros, o encontro reafirma o papel do colegiado como espaço essencial para a construção de políticas robustas e integradas:

O encontro de Secretários consolida o espaço de articulação e fortalecimento das políticas culturais dos estados brasileiros e fortalece ainda mais a nossa atuação enquanto Fórum, que hoje é um dos espaços mais importantes para consolidarmos políticas públicas articuladas e comprometidas com todo o país.”