ÀIYÉ (RJ) e Ayla Lemos (CE) se apresentam neste domingo (7), em mais uma prévia do Festival Barulhinho Delas. Convocatórias seguem abertas

5 de dezembro de 2025 - 10:50 #

O Festival Barulhinho Delas segue seu aquecimento para sua próxima edição com mais uma noite especial de prévias neste domingo, 7 de dezembro, na Casa Mercúrio. Celebrando o protagonismo das mulheres na música e ampliando o recorte poético-sonoro do evento, a programação apresenta dois shows de destaque na cena contemporânea: ÀIYÉ (RJ) e Ayla Lemos (CE). A casa abre às 16h. Entrada franca. 

No palco, ÀIYÉ, projeto da baterista e cantora Larissa Conforto, apresenta o espetáculo da turnê Ouro, que combina percussão, música eletrônica e espiritualidade afro-brasileira. A performance, potente e ritualística, é dedicada à força de Oxum e se destaca por sua construção imersiva e energética.

A noite também recebe a cearense Ayla Lemos, que apresenta o show “Não Existe Superfície”, um mergulho sensorial em voz, violão e pedais. O trabalho, que antecede o lançamento de seu primeiro EP solo, explora delicadeza, intensidade e presença cênica em uma atmosfera de profunda intimidade artística.

Abertura das prévias 

A primeira noite de prévias, realizada em 27 de novembro, marcou o início oficial do ciclo Barulhinho Delas. O público lotou a Casa Mercúrio para os shows da banda Terraplana (PR) e do duo Ariel Void (CE). A apresentação da Terraplana trouxe o repertório de natural, seu elogiado álbum de 2024, enquanto Ariel Void encantou com suas camadas etéreas e atmosfera onírica. A recepção calorosa confirmou o entusiasmo para a edição de janeiro.

Convocatórias abertas

Enquanto celebra suas prévias, o Festival Barulhinho Delas mantém abertas cinco convocatórias públicas destinadas a artistas que se identificam como mulheres. Os editais integram a programação oficial de janeiro de 2026 e priorizam diversidade, qualidade artística e diálogo com o tema curatorial “Que cultura para qual futuro?”.

Prazos de inscrição:

  • Artes Visuais → até 04/12/2025

  • Discotecagem → até 06/12/2025

  • Performances Artísticas → até 08/12/2025

Formulários disponíveis no Instagram @barulhinhodelas.

Mais sobre o Barulhinho Delas

A próxima edição do Festival Barulhinho Delas, realizado pela Mercúrio Produções, acontece de 16 a 18 de janeiro de 2026 com extensa programação na Estação das Artes em Fortaleza, incluindo shows, feiras, performances e ciclos formativos. Inspirado no manifesto da cantora islandesa Björk, o festival se coloca como espaço de reflexão crítica e de valorização da multiplicidade criativa das mulheres.

Apresentado pelo Ministério da Cultura por meio do Instituto Cultural Vale, o Barulhinho Delas é uma realização da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, junto ao Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil. Patrocínio: Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Cultura, via Lei Paulo Gustavo.

 

SERVIÇO – Prévia Barulhinho Delas (07/12)

📍 Casa Mercúrio – Av. da Universidade, 2475, Benfica – Fortaleza
🎶 07/12 – ÀIYÉ (RJ) + Ayla Lemos (CE)
🕓 Abertura da casa: 16h
🎟️ Acesso gratuito