Pinacoteca do Ceará chega aos 3 anos com mais de 267 mil visitantes
4 de dezembro de 2025 - 10:12 #Pinacoteca do Ceará
Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto
Ao longo de 2025, o museu abriu três exposições inéditas e recebeu grandes eventos e artistas da arte contemporânea brasileira, além de entregar seu primeiro plano museológico 
Pinacoteca do Ceará (Foto Marilia Camelo)
A Pinacoteca do Ceará — museu que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante — celebra três anos de inauguração neste dia 3 de dezembro de 2025. Desde a abertura, o museu público cearense alcançou a marca de 267 mil visitantes, destacando-se entre as principais instituições do país. O terceiro ano de atuação do museu é marcado pela abertura de grandes mostras, importantes parcerias institucionais, fortalecimento da pesquisa e preservação do acervo, a expansão e continuidade das ações formativas, além da realização de programas de gestão essenciais.
O ano teve a abertura de três novas exposições. Em maio, a exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção” trouxe quase 500 obras de artistas cearenses para ocupar o pavilhão expositivo 2, propondo uma reflexão sobre os modos de constituir um museu público, a partir de uma curadoria compartilhada com territórios e comunidades do Estado. A mostra foi prorrogada até 24 de maio de 2026. Em junho, numa parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Pinacoteca também inaugurou a exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino. A mostra foi concebida a partir de uma doação de 87 obras do Clube de Colecionadores da instituição paulista e segue em cartaz até 25 de janeiro de 2026.
“Corpos explícitos, corpos ocultos” é a mais recente exposição inaugurada pelo museu, aberta desde setembro e que reúne mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo como entidade política, simbólica, subjetiva e tecnológica. A mostra segue em cartaz até 26 de abril de 2026. Além disso, o museu realizou, em parceria com a Galeria Vermelho, a 18ª Verbo – Mostra de arte performance, em julho deste ano, com artistas locais, nacionais e estrangeiros.
Ao longo do último ano, a Pinacoteca terminou a elaboração do Plano Museológico 2024-2028, um documento estratégico que orienta todas as ações da instituição por cinco anos. O Plano, que começou a ser construído de forma participativa desde a abertura do museu, foi apresentado publicamente em julho e garante o alinhamento de políticas e ações a longo prazo, estabelecendo diretrizes claras para a sustentabilidade da missão definida. Das ações previstas pelo Plano, já foram entregues o Programa de Exposições e o Programa Arquitetônico, Urbanístico e de Segurança.
Além disso, o museu lançou importantes editais, como o do primeiro Ciclo de exposições e performances – cujo resultado final será divulgado ainda este ano –, que vai selecionar quatro projetos de exposição monográfica ou coletiva e seis de performance, com incentivo de R$50 mil e R$5 mil, respectivamente. Outra novidade foi o primeiro Edital de credenciamento, que recebeu propostas de atividades artísticas e formativas realizadas por pessoas arte-educadoras, artistas e profissionais da Cultura.
AÇÕES FORMATIVAS E DIÁLOGOS
Desde a inauguração, a Pinacoteca realiza ações formativas abrangendo um público diverso. Com seis aulas abertas realizadas em 2025, o museu trouxe a Fortaleza nomes importantes como a artista Rosana Paulino, em um evento que lotou o auditório e o café da Pinacoteca. Essa agenda de formação foi complementada por 12 “Conversas de Ateliê” e 13 oficinas, além de dois seminários, o “Eflorescências feministas” e “Vidas singulares, memórias coletivas”. O Ateliê de Pesquisa e Crítica, lançado em sua quarta edição, estende suas atividades até janeiro de 2026.
Além disso, o programa “Conversas de Acervo”, mediado pela coordenadora Tatiana Russo dos Reis, realizou 9 encontros de conservação e restauro, com a participação de 192 profissionais e estudantes, fortalecendo a rede técnica do Ceará. O último encontro do ano acontece neste mês de dezembro.
POUSO DO TRABALHADOR, VISITAS E ATIVIDADES INFANTIS
O programa “Pouso do Trabalhador”, que oferece oficinas manuais em um momento de pausa na hora do almoço, foi lançado em maio de 2025 para celebrar o Mês do Trabalhador. A adesão do público foi tão grande que a ação foi incorporada à programação regular, totalizando 31 edições até agora.
A Pinacoteca do Ceará realiza, semanalmente, inúmeras atividades de mediação, oferecendo regularmente visitas mediadas e temáticas, além de 235 visitas agendadas para escolas e grupos diversos que totalizaram 5.246 pessoas. Outro destaque é o programa dedicado ao público infantil, o “Ateliê Criança Cria”, que realizou mais de 140 edições neste ano, incluindo ações voltadas para crianças neurodivergentes. Em 2025, as sessões de “Yoga ao Pôr do Sol” também se consolidaram na agenda semanal do museu. Agora, além de Hatha e Sahaja Yoga, também é ofertada a modalidade Acroyoga.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 267 mil visitantes.
SERVIÇO
Pinacoteca do Ceará
Onde: Rua 24 de maio, Praça da Estação s/n, Centro, Fortaleza
Horário de funcionamento:
Aberto ao público de Quarta a sexta, de 10h às 18h; Sábado, 12h às 20h; Domingo, de 10h às 17h.
Entrada nas exposições encerra 30 minutos antes
Acesso gratuito