Secult Ceará marca presença no Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025 com agenda dedicada sediada na BECE

25 de novembro de 2025 - 15:12

ASCOM CCBJ I Isabel Mayara

  (Fotos por Jeny Sousa do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas )

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Secult Ceará gerido pelo IDM, sediou, na manhã desta terça-feira (25), a abertura do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, reunindo representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. A cerimônia contou com a presença da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, que participou ao lado do secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, destacando o protagonismo do Ceará no fortalecimento das políticas do livro, leitura e biblioteca.

Realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o encontro segue até o dia 27 de novembro. A edição deste ano conta ainda com apoio da Secult Ceará, por meio da BECE e do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará. A abertura foi aberta ao público, enquanto as atividades dos dias seguintes são voltadas a convidados e profissionais da área.

                      (Fotos por Jeny Sousa do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas )

Durante três dias, o evento se firmará como espaço estratégico de discussão e colaboração entre gestores, bibliotecários, coordenadores estaduais e representantes da sociedade civil. Entre os temas em pauta estão Remição de Pena pela Leitura, PNLD e sua integração com as bibliotecas, PNAB aplicado às bibliotecas, formação continuada para bibliotecários, bibliodiversidade e programas estaduais de leitura.

A programação também celebra avanços recentes do setor, como o lançamento do novo site do SNBP e a Instrução Normativa MinC nº 27/2025, que atualiza critérios de cadastro e certificação de bibliotecas públicas, comunitárias e associadas. As medidas modernizam processos e ampliam a transparência, fortalecendo a articulação da rede nacional. Criado em 1992, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas atua em parceria com os 27 sistemas estaduais para fortalecer as políticas de livro, leitura e bibliotecas.

A realização do encontro no Ceará reforça o papel da Secult Ceará na articulação de políticas públicas de alcance nacional e no fortalecimento de uma rede de leitura mais diversa, acessível e integrada.