Praça Almirante Saldanha tem acessos parciais liberados, enquanto obra de revitalização segue em etapa final
25 de novembro de 2025 - 15:44 #Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura #Praça Almirante Saldanha #Superintendência de Obras Públicas
O espaço público ainda receberá bancos, mudas de árvores, brinquedopraça e academia ao ar livre. O evento de reinauguração da praça está previsto para janeiro de 2026.
O Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará e da SOP, informa que as obras de requalificação urbanística da Praça Almirante Saldanha, na Praia de Iracema, seguem em andamento. Com investimento superior a R$ 5,1 milhões e abrangendo uma área de mais de 24 mil m², a intervenção moderniza um dos espaços mais simbólicos da região, fortalecendo o território cultural, estimulando o turismo, apoiando empreendedores locais e contribuindo para o desenvolvimento econômico do entorno.
Desde 17 de novembro, parte dos tapumes foram retirados para atender a duas oportunidades importantes no Centro Dragão do Mar: a ExpoFavela, realizada entre 21 e 22 de novembro, e o Mercado de Indústrias Criativas – MICBR, evento internacional do Ministério da Cultura que ocorre de 4 a 7 de dezembro. Considerando este cenário, os tapumes foram retirados para viabilizar o acesso do público e a realização dos eventos, enquanto os avanços da obra de revitalização foram reorganizados. “Sabemos que o Centro Dragão do Mar funciona também como meio de acesso dos pedestres ao seu entorno. Considerando isto e a oportunidade dos dois grandes eventos, parte dos tapumes foram retirados e a finalização da obra segue nos últimos ajustes, com destaque para a instalação de mobiliários, paisagismos e intervenções urbanas”, comenta a secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Além das etapas já concluídas, ainda há novidades a serem feitas antes da sua entrega oficial à população cearense. Um dos destaques é o projeto paisagístico, com o plantio de mais de 250 mudas de árvores, como oiti, trapiá, flamboyant, pau-pombo, espatódea e outras espécies, e palmeiras. A Praça contará ainda com reforço de iluminação, pinturas, lixeiras, entre viários e pedestres.
Considerando o uso da praça pela comunidade, serão instaladas ainda uma academia ao ar livre e uma brinquedopraça, em parceria com Secretaria de Proteção Social (SPS).
A revitalização também trará uma novidade importante para a mobilidade urbana e a integração com o território: a ampliação do acesso ao Centro Dragão do Mar pela Avenida Pessoa Anta, resultado da incorporação do terreno onde antes funcionava uma agência bancária. A mudança amplia a circulação, favorece a segurança e melhora o fluxo de visitantes, turistas e frequentadores da Praia de Iracema.
Durante esta fase de obras, a SOP e a Secult Ceará, por meio do Centro Dragão do Mar, BECE, Hub Porto Dragão e Porto Iracema, estão acompanhando a manutenção da praça, com serviços como jardinagem das mudas já transplantadas e a limpeza do espaço. Planos relacionados à sua ocupação e governança do espaço público estão em andamento, envolvendo frentes como o Governo do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza e empreendedores da vizinhança. Na ocasião da reinauguração da praça, a população receberá as informações sobre o que for pactuado.
Com a entrega prevista para Janeiro de 2026, a nova Praça Almirante Saldanha se consolida como um espaço urbano renovado, acolhedor e preparado para receber diversas atividades culturais e comunitárias, reafirmando seu papel como ponto de encontro e convivência na cidade.
ETAPAS ANTERIORES DA OBRA:
A obra de revitalização foi executada em quatro etapas. A primeira fase envolveu o cercamento da área, a demolição de estruturas antigas e a recuperação dos equipamentos que permaneceram. Em seguida, foram realizados os serviços de preparação e compactação do piso e a instalação elétrica, incluindo postes e iluminação. A terceira etapa contempla a concretagem do novo piso, e a finalização ocorreu com a implantação de novos equipamentos urbanos, como bancos, lixeiras, luminárias e pintura de meio-fio.