Mestras e Mestres da Cultura recebem titulação da Secult Ceará e Notório Saber da UECE na abertura do XVII Encontro Mestres do Mundo
25 de novembro de 2025 - 13:07 #Encontro Mestres do Mundo #Tesouros Vivos
Ascom Encontro Mestres do Mundo - Texto
Evento acontece de 27 a 30 de novembro em Quixadá, com programação também em Quixeramobim. Acesso gratuito.

Mestra Dinha (Foto: Acervo Secult). Confira a programação do evento
Com uma cerimônia conjunta da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), 12 Mestras e Mestres da Cultura vão receber, respectivamente, os títulos de Tesouro Vivo da Cultura e de Notório Saber. A titulação faz parte das ações da política pública desenvolvida pela Secult Ceará, com foco nos Tesouros Vivos – um instrumento de preservação do patrimônio imaterial cearense e da memória cultural do estado. Hoje, 89 Mestras e Mestres, 17 Grupos e 5 Coletividades são reconhecidos com o título Tesouro Vivo.
A homenagem acontecerá nesta quinta-feira (27), às 17h, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) em Quixadá, como parte da programação de abertura do 17º Encontro Mestres do Mundo. Dois grupos e uma associação também serão agraciados com a titulação da Secult. São eles:
/// Mestres e Mestras:
Maria Beatriz Andrade da Cunha – Dona Bia (Aracati – labirinto)
Maria do Socorro Fernandes Castro – Mestra Socorro (Baturité – dança)
Maria Cleide dos Santos Costa – Cleide Costa (Aquiraz – renda de bilro)
Maria José Luna de Oliveira – Mestra Mazé (Crato – reisado)
Jorge Luiz Natalense de Souza – Jorge Negrão (Fortaleza – Capoeira)
Antônio Jader Pereira dos Santos – Dim Brinquedim (Camocim – artesão)
José Antônio da Silva – Mestre Chico (Juazeiro do Norte – luthier)
Maria Lúcia Pereira – Lúcia Doceira (Assaré – doceira)
Raimunda Ana da Silva – Mestra Dinha (Nova Olinda – Tecelagem e Artesanato)
Tarcísio Mendes da Silva – Mestre Tarcísio (Juazeiro do Norte – reisado)
Francisco Ferreira Neres – Mestre Chico Emília (Quixadá – Reisado de Caretas)
José Lourenço Gonzaga – José Lourenço (Juazeiro do Norte – xilogravura)
/// Grupos:
Banda Cabaçal São José (Missão Velha)
Reisado Boi dos Caretas de São Gonçalo (Itatira)
/// Coletividade:
Associação dos Artesãos de Arte e Cultura de Canindé
Tesouros Vivos
A política de Tesouros Vivos da Secult Ceará é uma iniciativa cultural voltada para reconhecer e valorizar mestres e mestras da cultura tradicional e popular do estado, instituída pela Lei Estadual nº 13.842/2006. Ela é um componente político de preservação do patrimônio imaterial, que oferece reconhecimento formal através de diplomação, auxílio financeiro e prioridade em editais da Secult para as pessoas selecionadas.
17ª edição com o tema Florada de Saberes
A abertura oficial do 17º Encontro Mestres do Mundo será às 20h, no Palco da Praça José de Barros, em Quixadá, espaço da Feira de Economia Criativa e de apresentações culturais durante os quatro dias do evento. Com o tema “Florada de Saberes: arte, memória e transformação”, esta edição contará com a presença de mais de 90 Mestras e Mestras, professores, pesquisadores, estudantes e a população, todos tecendo saberes e promovendo trocas, fazendo florescer a riqueza das tradições no grande terreiro da vida cearense.
São mais de 30 atividades, entre rodas de saberes (organizadas por eixos como sabores, oralidade, sagrado, sons, corpo e mãos), oficinas diversas, apresentações artísticas, aulas-espetáculo e terreirada cultural. O cineasta Rosemberg Cariry e a atriz-pesquisadora e gestora cultural Dane de Jade são os curadores desta edição. A programação completa pode ser conferida no perfil do evento na rede social instagram: @encontromestresdomundo.
Como parte da programação, na tarde de quinta-feira, às 14h, no Auditório da Secretaria de Assistência Social, acontece a Abertura do Seminário de Patrimônio Imaterial, com a presença da Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, representantes do Ministério da Cultura, do Instituto Dragão do Mar, Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá) e Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim). O Seminário terá como foco a formação de Gestores Municipais sobre Legislação de Salvaguarda aos Mestres e Mestras.
A realização do 17º Encontro Mestres do Mundo é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), da Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa Antônio Conselheiro, em parceria com a Prefeitura de Quixadá e o Instituto Dragão do Mar. O acesso é gratuito e aberto ao público.
SERVIÇO
17º Encontro Mestres do Mundo – De 27 a 30 de novembro de 2025, em Quixadá e Quixeramobim (CE). Gratuito. Informações: @encontromestresdomundo (Instagram) e encontromestresdomundo@idm.org.br.