Com apoio da Secult, chamada pública para coletânea “Amanhecendo com o Canto da Jandaia” valoriza literaturas de mulheres do interior do Ceará
24 de novembro de 2025 - 11:52 #Edital de Apoio a Editoras Livrarias e Sebos #PNAB CEARÁ
Ascom projeto “Confluências da Palavra” - Texto

A editora e livraria Risque e Rabisque, sediada em Caucaia, anuncia o lançamento da chamada pública do projeto “Confluências da Palavra”, que abre inscrições para a coletânea Amanhecendo com o Canto da Jandaia – Literaturas de Mulheres do Ceará. A iniciativa integra o eixo literário do projeto e tem como propósito valorizar, reunir e divulgar a escrita de mulheres das diversas regiões interioranas do estado.
Realizado com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio do Edital de Apoio a Editoras, Livrarias e Sebos (PNAB), o projeto prevê a publicação de duas coletâneas literárias que reunirão textos poéticos, contos e prosas de autoras cearenses. Cada edição contará com até 15 autoras selecionadas por chamada pública.
Podem se inscrever mulheres cis e trans residentes no interior do Ceará, com até duas publicações anteriores e que apresentem textos autorais inéditos ou não publicados em livro. A seleção priorizará autoras negras, indígenas, pessoas com deficiência e moradoras de zonas rurais, distritais ou periféricas do estado.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 2 de janeiro de 2026. Cada participante poderá enviar até dois textos, podendo ser poemas, contos ou prosas curtas.
A curadoria será composta por professores de Literatura e autores cearenses, que avaliarão os textos de forma imparcial, considerando critérios como qualidade literária, originalidade, diversidade de vozes e representatividade regional.
As autoras selecionadas terão seus textos publicados em edição impressa, com tiragem de 100 exemplares, distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas e comunitárias do Ceará. Cada participante receberá dois exemplares da obra e participará do lançamento oficial, marcado para 5 de março de 2026, na sede da Risque e Rabisque, em Caucaia.
Com a coletânea Amanhecendo com o Canto da Jandaia, a Risque e Rabisque reafirma seu compromisso com a democratização da literatura e a ampliação da voz das mulheres cearenses, fortalecendo o cenário literário do estado por meio de ações inclusivas e descentralizadas.
O projeto tem o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Edital de Apoio a Editoras, Livrarias e Sebos. É uma realização da livraria Risque e Rabisque e do Governo do Brasil, por meio da Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço
Edital: Coletânea Amanhecendo com o Canto da Jandaia – Literaturas de Mulheres do Ceará
Inscrições: Até 2 de janeiro de 2026
Formulário: Clique aqui
Instagram: @risqueerabisque
Site: www.risqueerabisque.com