Cineteatro São Luiz recebe os Violões Fênix do Museu Nacional na voz de Paulinho Moska
18 de novembro de 2025 - 12:38 #Cineteatro São Luiz
Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Show celebra a resiliência da cultura brasileira com instrumentos criados das madeiras queimadas no incêndio de 2018. Apresentação acontece no próximo domingo (23), às 18h
Foto: Rodrigo Simas
Em um show emocionante e carregado de simbolismo, Paulinho Moska apresenta “Os Violões Fênix do Museu Nacional” no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Neste espetáculo, o artista dá voz a dois instrumentos especiais, criados pelo luthier e bombeiro Davi Lopes a partir das madeiras resgatadas do incêndio que devastou o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018. A apresentação acontece no domingo (23/11), às 18h. O Cineteatro São Luiz integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
A história da reconstrução desses violões, como metáfora da resiliência e da capacidade de renascimento da cultura brasileira, é contada no premiado documentário “Fênix: o Voo de Davi”, de Vinícius Dônola, João Rocha e Roberta Salomone, disponível no GloboPlay e que tem a canção “Tudo Novo de Novo” como tema principal. O show começa com a exibição dos primeiros minutos do documentário, convidando o público a mergulhar na narrativa que une música e história. Com estes instrumentos que renasceram das cinzas, Paulinho Moska revisita sua trajetória musical solo de mais de três décadas.
No repertório, canções que marcaram época, como “A Seta e o Alvo”, “Pensando em Você”, “A Idade do Céu”, “Lágrimas de Diamantes”, “Último Dia” e “Muito Pouco”, ganham novas nuances e significados. O artista apresenta, também, uma canção do mestre Pixinguinha, “A Dor Traz o Presente”, que ganhou letra escrita pelo próprio Paulinho.
Paulinho Moska
Em seus mais de 30 anos de carreira, Paulinho Moska segue em constante transformação, construindo um legado singular na música brasileira e confirmando sua posição como um dos artistas mais importantes de sua geração. O cantor e compositor carioca é dono de uma obra rica e diversa, que transcende as fronteiras do Brasil. Suas canções, marcadas por letras poéticas e melodias marcantes, conquistaram o público e o reconhecimento da crítica, como comprovam sucessos como “Último Dia”, “A Seta e o Alvo”, “Pensando em Você”, “A Idade do Céu”, “Namora Comigo” e “Somente Nela”.
Sua trajetória musical inclui parcerias com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Lenine e o argentino Fito Páez, com quem gravou o álbum “Locura Total” (2015), indicado ao Grammy Latino. Emplacou incontáveis temas em trilhas sonoras de novelas de TV e teve suas canções gravadas por artistas consagrados – Elba Ramalho, Gal Costa, Maria Bethânia, Marina Lima e Ney Matogrosso são alguns deles.
Paulinho Moska também se destaca por sua versatilidade artística. Apresentou o programa “Zoombido” (Canal Brasil), entrevistando e cantando com mais de 250 compositores, e concebeu a série documental “Tu Casa es Mi Casa” (HBO), explorando a América Latina contemporânea. Em 2024, o artista foi homenageado com o título de “Visitante Ilustre de Montevidéu” e realizou turnês internacionais, dividindo o palco com Mart’nália e participando do Festival Medio y Medio. Um dos shows com os quais circula é “Os Violões Fênix do Museu Nacional”, utilizando instrumentos construídos a partir de madeiras resgatadas do incêndio que atingiu o museu em 2018.
SERVIÇO
Paulinho Moska – Os Violões Fênix do Museu Nacional
Data: 23 de novembro de 2025 (domingo)
Horário: 18h
Funcionamento da bilheteria: terça a sexta no horário de 9h30 às 18h e aos sábados no horário de 9h30 às 17h.
Ingressos: R$ 120,00 (inteira), R$ 60,00 (meia) | Ingressos nas bilheterias físicas do Cineteatro São Luiz ou no site Sympla.
Vendas online: https://bileto.sympla.com.br/event/112007?share_id=1-copiarlink