XVI Encontro Mestres do Mundo: Sabedoria dos Tesouros Vivos nas ondas da Rádio Unaé
15 de novembro de 2025 - 15:00
Mestres e mestras da Cultura do Ceará participaram de entrevistas conduzidas pelo jornalista e escritor Xico Sá

Mestra Cacique Pequena Foto: Lucas Calisto
Sabedor da importância de nossa cultura popular, Xico Sá participou do XVI Encontro Mestres do Mundo. Observador das tradições, o jornalista e escritor realizou uma série de entrevistas com os Mestres e Mestras da Cultura do Ceará. A Rádio Unaé, que integra o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, espaço da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, foi o espaço deste encontro.
Na sintonia dos saberes, Xico Sá e cada ouvinte adentrou os muitos Cearás que costuram nossa identidade. Cada palmo desse chão profundo fez-se vivo nos depoimentos de nossos Tesouro Vivos. Mestre Aécio de Zaira, com mais de 50 anos de trajetória, compartilhou a jornada como músico, luthier e fundador do Ponto de Cultura PROCEM/Casa Luz, no Crato. Já a Mestra Dona Branca, do Ipu, falou do saber moldado na cerâmica artesanal em barro, revelando o compromisso e a habilidade que preservam essa tradição.

Xico Sá em entrevista com Mestra Mãe Zimá Foto: Lucas Calisto
Guardião da tradição da Dança de São Gonçalo, Mestre Joaquim Roseno falou dos mais de 40 anos dedicados a essa manifestação cultural no Sítio Veiga, em Dom Maurício, Quixadá. Mestre Macaúba do Bandolim abriu as portas das raízes musicais e de sua paixão pelo choro, um dos gêneros mais emblemáticos da música brasileira.
Mestra Mãe Zimá partilhou os saberes da umbanda cearense e Mestra Cacique Pequena contou sobre a vida dedicada movimento de resistência dos povos indígenas cearenses. Já Mestre Antônio Luiz, do Reisado de Caretas do Sítio Sassaré (Potengi), falou do conhecimento herdado das máscaras. Essa entrevista foi feita pela jornalista Pâmela Queiroz, da Rádio Unaé.
Sabedoria para salvar o futuro
Nos corredores do Centro Cultural Cariri, falamos com Xico Sá. “Numa era que vivemos a velocidade da tecnologia comendo no centro, esses tesouros vivos guardam sabedorias milenares num contraponto, numa hora em que o mundo vive uma urgência, uma emergência climática e alguns deles guardando coisas também que são ameaçadas de extinção, como a cultura”, assinalou.

Mestra Mãe Zimá Foto: Lucas Calisto
Falar da importância de cada Tesouro Vivo era assunto pra mais de dia, e mesmo assim ainda era pouco, fez questão de lembrar, o cratense. “Vivemos a urgência de cuidar do mundo, se não, vem o fim. Sabemos que isso é assunto sério. E esses mestres, com essa missão interessantíssima de preservar e de guardar saberes. ‘Eles adiam um pouco o fim do mundo’, como diria o Ailton Krenak”, fechou a conta, Xico Sá.
Rádio Unaé
Trabalhando o diálogo, a informação e a formação, tem o formato de rádio-escola e em sua estrutura busca atender os 29 municípios do Cariri através da produção e circulação de conteúdos que fortaleçam a cultura, a diversidade, o território, a ancestralidade, a natureza e a memória caririense, desenvolvendo aspectos cidadãos e estreitando parcerias junto à veículos de comunicação, especialmente rádios comunitárias e universitárias da região.