Primeiros longas-metragens de cineastas internacionais e mostras formativas com filmes de estreia de estudantes de Cinema marcam a programação do Cinema do Dragão

14 de novembro de 2025 - 10:52 # #

Ascom Dragão do Mar - Texto

Programação também conta com mostras e produções da nova geração do cinema cearense

“Corações Jovens”

O Cinema do Dragão — espaço que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar — segue com uma programação diversificada que valoriza produções nacionais e internacionais, estreias inéditas e mostras formativas. Nesta semana, o espaço exibe os dramas “Corações Jovens”, da Bélgica, e “A Quem Eu Pertenço”, da Tunísia; recebe a 15ª Mostra Unifor de Cinema (MUC), dedicada ao cinema brasileiro contemporâneo; promove a pré-estreia de “O Que a Natureza Te Conta”, novo longa do diretor sul-coreano Hong Sang-Soo; e apresenta a Mostra Partilha, com filmes realizados por estudantes da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.

Estreias

Na sala 2, estreia o drama belga “Corações Jovens” (Young Hearts), o primeiro longa-metragem do cineasta e roteirista Anthony Schatteman. Na trama, Elias desenvolve sentimentos por seu novo vizinho Alexander. As interações com seus amigos e familiares trazem mais perguntas do que respostas. Confuso com seus sentimentos, Elias tenta resolver seu caos interior para provar que merece o coração de Alexander. A coprodução belga holandesa foi selecionada na seção Geração Kplus do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde teve sua estreia mundial.

Já na sala 1, entra em cartaz “A Quem Eu pertenço”, primeiro longa da diretora tunisiana Meryam Joobeur, exibido no Festival de Berlim. O drama aborda as contradições de uma família devastada pela guerra e pelos limites do amor materno, questionando o que resta quando crenças, rótulos e tradições se dissolvem. O filme traz no elenco Salha Nasraoui, Mohamed Hassine Grayaa, Malek Mechergui, Adam Bessa, Dea Liane, Rayen Mechergui e Chaker Mechergui. Na trama, Aicha vive com o marido e o filho mais novo em uma aldeia isolada no norte da Tunísia. A rotina é marcada pela dor da ausência dos filhos mais velhos, que partiram para lutar em uma guerra distante. Quando um deles, Mehdi, retorna inesperadamente ao lar com uma misteriosa esposa grávida, a presença dos dois desperta um clima de desconfiança e medo que ameaça consumir toda a comunidade.

Mostra Unifor de Cinema

O cinema brasileiro contemporâneo está no centro do debate da 15ª edição da Mostra Unifor de Cinema (MUC), que acontece até 15 de novembro, sempre às 19h, no Cinema do Dragão. Neste ano, o evento tem como operador poético “Cinema em tempos de Brasil” e propõe uma reflexão sobre o cinema brasileiro contemporâneo, numa perspectiva histórica, a partir do diálogo com as poéticas de jovens realizadores. Realizada pelo Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor), a Mostra apresenta 18 curtas-metragens produzidos por estudantes da graduação.

Além dos curtas, nesta edição, a MUC encerrará sua programação com a exibição de um clássico da cinematografia brasileira. Em 2025, o escolhido é “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, obra fundamental do documentário brasileiro.

A curadoria da 15ª MUC é assinada por Ana Paula Vieira, Bruno Juru e Valdo Siqueira, integrantes do corpo docente do Curso de Cinema e Audiovisual da UNIFOR. A proposta da curadoria costurou diferentes experiências de encontro entre narrativas e estéticas, numa programação de três sessões, cada uma delas nomeadas a partir do que sugerem as poéticas dos curtas-metragens. As sessões da MUC são gratuitas e os ingressos podem ser retirados sempre 1h antes de cada exibição na bilheteria do Cinema do Dragão.

Pré-estreia

Na terça-feira, 18/11, o Cinema do Dragão apresenta a pré-estreia do novo filme do cineasta sul-coreano Hong Sang-Soo: “O Que A Natureza Te Conta”, 33º longa-metragem do diretor. No longa, Donghwa, um poeta na casa dos trinta anos, acompanha a namorada até sua casa e, por acaso, passa o dia com seus futuros sogros. Entre conversas, refeições e um longo jantar, o encontro se transforma num retrato de tensões familiares e afetivas. O filme foi exibido nos Festivais de Berlim e Nova York de 2025.

Em parceria com a distribuidora Pandora Filmes, a sessão será comentada por Rian Oliveira, educador no Museu da Cultura Cearense (MCC), localizado no Centro Dragão do Mar, e graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde pesquisa História, Memória e Cinema. Nas redes sociais, administra as contas do “Hulk Cinéfilo” no Instagram, X e Youtube.

Os ingressos para a pré-estreia seguem a tarifa promocional do Cinema, custando R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira), e podem ser adquiridos na bilheteria física ou na plataforma Ingresso.com.

Mostra PARTILHA 

Com sessões nas duas salas, Cinema do Dragão recebe a Mostra PARTILHA com exibições de filmes realizados nos cursos da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, marcando a culminância dos processos formativos. No dia 19 de novembro, em três sessões, a mostra apresentará trabalhos realizados em 2025 por estudantes que passaram pelos Curso de Realização em Audiovisual e o Curso de Realização em Animação. Todas as sessões são gratuitas e acompanhadas de debates com as equipes dos filmes. Às 17h, na sala 2, serão exibidos três animações realizadas pela 2ª turma do curso de animação. Já às 19h, na sala 2, serão exibidos quatro documentários e duas ficções realizadas pela 7ª turma do curso de realização audiovisual da Vila das Artes, em sessão seguida de debate. Esta sessão será reapresentada também na sala 1, às 19h10. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cinema 1h antes de cada exibição.

PROGRAMAÇÃO

PRÉ-ESTREIA

O QUE A NATUREZA TE CONTA (Coréia do Sul, 2025) – Pré-estreia

Direção: Hong Sang-soo // 108 min. // 12 anos // Pandora

Sinopse: Dong-hwa e sua namorada Kim Jun-hee acabam embarcando em uma longa tarde que se estende quando ele conhece seus pais pela primeira vez.

Sala 2 – Sessão:
Quarta (19/11) – 19h

ESTREIAS

CORAÇÃO JOVEM (Bélgica/Holanda, 2024) – Estreia 

Direção: Anthony Schatteman // 99 min. // 14 anos // Mares Filmes

Sinopse: Elias desenvolve sentimentos por seu novo vizinho Alexander. Ele logo percebe que está se apaixonando pela primeira vez. As interações com seus amigos e familiares trazem mais perguntas do que respostas. Confuso com seus sentimentos, Elias tenta resolver seu caos interior para provar que merece o coração de Alexander. A coprodução belga-holandesa foi selecionada na seção Geração Kplus do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde teve sua estreia mundial.

Sala 2 – Sessões:
Quinta (13/11) – 17h
Sexta (14/11) – 17h
Sábado (15/11) – 17h
Domingo (16/11) – 19h20
Terça (18/11) – 17h

A QUEM EU PERTENÇO (Tunísia/França/Canadá, 2024) – Estreia

Direção: Meryam Joobeur // 118 min. // 16 anos // Pandora

Sinopse: Aicha vive no norte da Tunísia com o marido e o filho mais novo. A família vive angustiada desde a partida dos filhos mais velhos, Mehdi e Amine, para a guerra. Quando Mehdi inesperadamente volta para casa com uma misteriosa esposa grávida, algo sombrio emerge na região, ameaçando toda a aldeia. Com isso, Aicha se vê dividida entre o amor materno e a busca pela verdade. Competição principal Berlim 2024. Diretora indicada ao Oscar por seu curta-metragem Ikhwène.

Sala 1 – Sessões:
Quinta (13/11) – 19h
Sexta (14/11) – 19h
Sábado (15/11) – 19h20
Terça (18/11) – 17h
Quarta (19/11) – 17h

EM CARTAZ

O AGENTE SECRETO (Brasil/França/Holanda/Alemanha, 2025) –  2ª Semana 

Direção: Kleber Mendonça Filho // 158 min. // 16 anos // Vitrine Filmes

Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

Sala 1 – Sessões:
Quinta (13/11) – 16h10
Sexta (14/11) – 16h10
Sábado (15/11) – 16h30
Domingo (16/11) – 19h
Terça (18/11) – 19h10

Sala 2 – Sessões:
Quinta (13/11) – 14h
Sexta (14/11) – 14h
Sábado (15/11) – 14h
Domingo (16/11) – 16h20
Terça (18/11) – 14h
Quarta (19/11) – 14h

REJEITO (Brasil, 2023) – 3ª Semana

Direção: Pedro de Filippis // 75 min. // 12 anos // Descoloniza Filmes

Sinopse: Após os maiores rompimentos de barragens de rejeito da história, novas estruturas ameaçam milhões de pessoas em Minas Gerais. “Rejeito” acompanha uma conselheira ambiental do Estado que enfrenta o modus operandi do governo e das mineradoras, ao passo que comunidades ameaçadas resistem em seus territórios. Com uma abordagem intimista e crítica, o documentário lança luz sobre os conflitos invisibilizados da mineração no Brasil contemporâneo.

Sala 2 – Sessões:
Terça (18/11) – 15h30
Quarta (19/11) – 15h30

MISTY – A HISTÓRIA DE ERROLL GARNER (Suíça/França/Alemanha, 2024) – 3ª Semana

Direção: Georges Gachot // 100 min. // 12 anos // Imovision

Sinopse: Uma das grandes lendas do jazz, Erroll Garner foi um pianista genial, cuja vida mesclou um tremendo sucesso público com uma intimidade complexa: com seu gerente dominador, as mulheres que amou, seus músicos e sua filha Kim. Olhar para a vida de Erroll Garner significa vivenciar a era pós-guerra dos EUA, entre o boom do consumo e a Guerra do Vietnã. O diretor Georges Gachot mergulha na memória do músico e traz um material de arquivo cheio de pequenas histórias que ajudam a entender esta grande personalidade.

Sala 1 – Sessões:
Terça (18/11) – 13h40
Quarta (19/11) – 13h40

INCÊNDIOS (Canadá, França, 2010) – 4ª Semana (relançamento)

Direção: Denis Villeneuve // 125 min. // 16 anos // Imovision

Sinopse: Na leitura do testamento de sua mãe, os gêmeos Simon e Jeanne descobrem que eles têm um irmão e que o pai, que os dois achavam que havia falecido, estava vivo. Dentre muitos pedidos, a maioria um pouco desconfortáveis, o último e mais importante vinha junto com duas cartas seladas: encontrar os dois e entregar-lhes. Nawal sempre foi um mistério para seus dois filhos, e a relação entre eles sempre foi muito difícil. Simon fica com raiva e resiste, mas Jeanne se sente no dever de respeitar o desejo de sua mãe.

Sala 2 – Sessão
Domingo (16/11) – 14h

MALÊS (Brasil, 2024) – 7ª Semana

Direção: Antônio Pitanga // 114 min. // 16 anos // Imovision
App acessibilidade: MovieReading

Sinopse: MALÊS é uma jornada de resistência e coragem, ambientada na vibrante Salvador de 1835. Durante seu casamento, dois jovens muçulmanos são arrancados de sua terra natal na África e escravizados no Brasil. Separados pelo destino cruel, ambos lutam para sobreviver e reencontrar-se, enquanto se veem envolvidos na maior insurreição de escravizados da história do Brasil: a Revolta dos Malês.

Sala 1 – Sessões:
Quinta (13/11) – 14h
Sexta (14/11) – 14h
Domingo (16/11) – 16h40

AMORES BRUTOS (México, 2000) – 6ª Semana (relançamento) 

Direção: Alejandro González // 154 min. // 16 anos // Retrato Filmes 

Sinopse: Um acidente de carro fatal na Cidade do México desencadeia uma série de eventos que afetam três pessoas: uma supermodelo, um jovem que tenta fugir com sua cunhada e um mendigo. A vida de cada pessoa é catapultada para situações inesperadas pelo destino aparentemente sem importância de um cachorro.

Sala 1 – Sessão:
Sábado (15/11) – 13h40

PROGRAMAÇÃO 15ª MUC 

SESSÃO 2 – Imagens de Pertencimento | 13/11, às 19h 

Vai ser sal (2025) | 22’33” 
Dir. JD Marques
Cor | Documentário | +12

O que nos resta (2024) | 24’00” 
Dir. Bruno Lobo La Loba
Cor | Documentário | +14

Tarot (2025) | 11’49” 
Dir. Thereza Dayanara
Cor | Ficção | +16

Koisa de preto (2025) | 19’36” 
Dir. Mariana Costa
Cor | Documentário | Livre

Não vai ter milagre (2025) | 15’22” 
Dir. Andreza Ohana
Cor | Ficção | +14

SESSÃO 3 – Mundos em Deriva | 14/11, às 19h 

Red Hood & Big Bad Wolf (2025) | 01’52”
Dir. Sarah Kaam
Cor | Animação | +10

Haus of Mercury (2025) | 19’55” 
Dir. F. Oliveira e Thiago Neres
Cor | Documentário | +16

Ultravioleta (2025) | 18’32” 
Dir. Rafael Coelho
Cor | Ficção | +16

Quimérico (2025) | 14’29” 
Dir. Izaaaki
Cor | Ficção | Livre

Brazil Simulator (2025) | 08’03” 
Dir. Renato Barros de Oliveira
Cor | Animação | Livre

Borboleta no aquário (2025) | 08‘30“
Dir. Valdir Gomes
Cor | Ficção | +12

Lascívia (2025) | 17‘13“ 
Dir. Júlia Moreira
Cor | Ficção | +16

SESSÃO ESPECIAL | 15/11, às 19h

Cabra marcado para morrer (1984) | 119‘ 
Dir. Eduardo Coutinho
Cor | Documentário | +12