Com apoio da Secult, Canoa Quebrada recebe 1º Simpósio Nordestino de Inventários Circenses

14 de novembro de 2025 - 11:27 # # # #

Ascom Simpósio Nordestino de Inventários Circenses - Texto


1º SNIC – Residência Zezo Oliveira (Foto: Luiz Alves)

Neste sábado (15), o 1º Simpósio Nordestino de Inventários Circenses (SNIC) realiza em Canoa Quebrada (Aracati/CE), o seminário Pedagogias Circenses, com Fátima Pontes e Ana Vieira. Gratuita e com inscrições realizadas previamente, a ação formativa acontece das 14h às 17h, no Circo Escola Canoa Criança, localizado à Rua Virgínia City, 531-549.

Para esse seminário, o SNIC traz Fátima Pontes, que há 27 anos coordena a área executiva e artística da Escola Pernambucana de Circo. Graduada em Artes Cênicas com mestrado em Educação Popular pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fátima atua como atriz, produtora cultural, professora de teatro, dramaturga e roteirista de espetáculos de circo, é gestora de projetos sociais, artísticos e culturais. Ela ainda integrou o Conselho de Políticas Culturais do Governo do Estado (2021-2023) e do Recife (2022-2024), assumindo a cadeira de titular de circo.

Conta ainda com a contribuição de Ana Vieira, gestora cultural da Sankofa Gestão Cultural, Educação e Pesquisa com atuação na coordenação de ações formativas em projetos diversos no campo da cultura. É coordenadora de Ações Formativas do Festival Internacional de Circo do Ceará. Foi Coordenadora Pedagógica da Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo/CHAPITÔ, de 2022 a 2024, em Lisboa (Portugal). Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é especialista em Docência em EAD pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e mestra em Sociologia pela UFC. Está realizando agora o doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa).

O terceiro seminário encerra a programação do SNIC em 2025, que aconteceu de 10 a 13 de novembro, em Fortaleza, na Vila das Artes – Escola Pública de Circo. O simpósio promoveu o encontro e o diálogo entre artistas e pesquisadores de diferentes gerações – como Zezo Oliveira, Fátima Pontes, Edmar Cândido e Eric Vinícius – com a realização de seminários, grupos de trabalhos e residências artísticas, além de apresentações de pesquisas seguidas de performances. Entre os temas que foram abordados estão políticas públicas, projetos sociais, formação e pesquisa no campo artístico, sobretudo na área do circo. Em fevereiro de 2026, o projeto vai realizar a segunda etapa de ações formativas.

O I Simpósio Nordestino de Inventários Circenses é executado através das ações coordenadas do I Encontro de Escrevivências Circenses – pluralidade, formação e pesquisa e da 1ª Residência em Aprendizagens Disruptivas das Artes Circenses, ambos, uma realização do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc, e com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), via 14º Edital Ceará das Artes – Circo. A idealização e realização é da Casa das POC Produções Criativas e da Sankofa Gestão Cultural, Educação e Pesquisa, em parceria com o 11º Festival Internacional de Circo do Ceará, Vila das Artes – Escola Pública de Circo, Circo Escola Canoa Criança, Instituto Mul.ti.plas, Grupo de Pesquisas Circus – FEF/UNICAMP e do LEPEC – Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFC.

SERVIÇO

1º Simpósio Nordestino de Inventários Circenses

Canoa Quebrada, Aracati/CE
Data: 15 de novembro de 2025
Horário: Das 14h às 17h
Local: Circo Escola Canoa Criança (Rua Virgínia City, 531-549, Canoa Quebrada)
Mais informações: @sninventarioscircenses
Gratuito