Com apoio da Secult, Festival Internacional de Máscaras do Cariri chega à 5ª edição celebrando as Conexões Confluentes
12 de novembro de 2025 - 12:44 #3º Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará #Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará #Festivais Culturais #PNAB #PNAB CEARÁ #Política Nacional Aldir Blanc
Ascom Festival Internacional de Máscaras do Cariri - Texto
O evento ocorre no Crato, de 18 a 23 de novembro, e reúne artistas do Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Peru, Espanha e Cabo Verde

(Foto: Samia Costa)
Reconhecido como o principal evento de mascaramento do Brasil, o Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) chega a sua quinta edição reunindo artistas, mestres e mestras das culturas populares e espetáculos de diferentes nacionalidades. Serão mais de 30 apresentações nacionais e internacionais, além de cortejo cultural, seminário, oficinas e ações formativas que conectam arte e pensamento.
Com o tema “Conexões Confluentes”, o festival se faz correnteza, um fluxo que atravessa corpos, territórios e tempos, entrelaçando expressões artísticas que se reconhecem na diferença. Inspirado na filosofia do pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, o V FIMC convida o público a perceber o encontro como uma relação viva, em que cada margem mantém sua forma e, ainda assim, alimenta o rio comum e conflui. É desse gesto, do cruzamento de caminhos com afeto, que nasce o espírito desta quinta edição, que celebra a diversidade cultural como fonte de criação e partilha.
Durante seis dias, o festival ocupa diversos espaços do Crato: o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante — , o teatro do Sesc Crato, Largo da RFFSA, Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (Urca) e a sede da ONG Beatos, transformando a cidade em território de convivência artística e confluência comunitária.
Entre os destaques estão o Encontro da Menor Máscara do Mundo, as exposições “Composé de Cauris” (Cabo Verde) e “Máscaras Encantadas da Chapada”, do mestre caririense Aécio de Zaira, o Seminário “Mascaramento e Outras Confluências”, além de apresentações de grupos do Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Peru, Espanha e Cabo Verde. Uma das grandes novidades deste ano é o Giro FIMC, que espalha o festival por diferentes territórios do Crato, uma ação de intercâmbio, em que arte e território dialogam na experiência comunitária.
Nessa travessia, o V FIMC se enriquece com a presença dos mestres e mestras da cultura popular, que trazem à programação saberes ancestrais, guardando memórias e criando novas conexões que fazem ecoar as tradições do Cariri.
Realizado pela ONG Beatos, o V FIMC conta com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc – 3º Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará. Esta edição tem o apoio e as parcerias do Centro Cultural do Cariri, Centro de Artes da Urca, Prefeitura Municipal do Crato, Sesc Ceará e dos pontos de cultura Quilombo dos Souza, Casa Ucá e Casa Verde.
Serviço
V Festival Internacional de Máscaras do Cariri – Conexões Confluentes
Datas: 18 a 23 de novembro de 2025
Local: Crato, Ceará. Entrada gratuita.
Realização: ONG Beatos
Mais informações: www.fimc.com.br | Instagram: @fimc_cariri