Com apoio da Secult, 1º Simpósio Nordestino de Inventários Circenses começa hoje, em Fortaleza, e segue para Canoa Quebrada no sábado
10 de novembro de 2025 - 11:11

Promovendo o encontro e o diálogo entre artistas e pesquisadores de diferentes gerações, como Zezo Oliveira, Fátima Pontes, Edmar Cândido e Eric Vinícius, o I Simpósio Nordestino de Inventários Circenses (I SNIC) será realizado de 10 a 13 de novembro em Fortaleza e, no dia 15 de novembro, em Canoa Quebrada, Aracati (CE). A programação é gratuita e inclui grupos de trabalhos e residências artísticas, seminários, além de apresentações de pesquisas seguidas de performances. As inscrições para as atividades formativas foram realizadas previamente.
“São quatro dias de atividades, todas voltadas para uma reflexão sobre a construção de estruturas formativas e de partilhas de processo sobre os trabalhos que vêm sendo realizados na cena contemporânea. O I SNIC é, antes de tudo, um evento que prevê um diálogo horizontalizado sobre formação e pesquisa no campo artístico, sobretudo na área do circo”, define Ana Vieira, uma das idealizadoras do simpósio.
Em Fortaleza, as atividades se concentram na Vila das Artes – Escola Pública de Circo. Na segunda-feira (10), a abertura oficial do SNIC começa a partir das 9h. Na sequência, inicia o primeiro Grupo de Trabalho e Residência Artística com o tema Conversação sobre Escolas de Circo e Formadores. O condutor é Zezo Oliveira, Mestre em Educação e Pesquisador, um dos fundadores da Escola Pernambucana de Circo e diretor da Escola Nacional de Circo/Funarte (2005-2013), com atuação na definição da estrutura curricular de ambas. A proposta é dialogar com professores das escolas de circo do Ceará, sobre a elaboração dessas estruturas de formação em circo.
Na terça-feira (11), a partir das 9h30, o primeiro seminário reúne Zezo Oliveira, com a coordenadora da Escola Pública de Circo, Júlia Sarmento, e a diretora do Festival Internacional de Circo do Ceará, Giza Diógenes, para discutir sobre Políticas Públicas para o Circo.
À tarde, o segundo GT aborda Educação em Circo como Prática Artística e de Transformação Social, tendo à frente os artistas circenses e diretores do coletivo Fuzuê, Edmar Cândido e Eric Vinícius. As pesquisas da dupla em formação, criação na área do circo e suas transversalidades resultaram no Colaboratório em Artes Circenses. Eles vão compartilhar, nos dias 11 e 13 na Vila das Artes, suas experiências de formação com uma proposta mais fluída e aberta, abordando ainda o desenvolvimento da técnica a partir dos treinos e do diálogo com a construção dramatúrgica.
Na quarta-feira (12), o segundo seminário enfoca a Ampliação dos espaços de formação em Circo no Estado do Ceará. Participam Edmar Cândido e Fátima Pontes, que há 27 anos coordena a área executiva e artística da Escola Pernambucana de Circo. Graduada em Artes Cênicas com mestrado em Educação Popular pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fátima atua como atriz, produtora cultural, professora de teatro, dramaturga e roteirista de espetáculos de circo, é gestora de projetos sociais, artísticos e culturais. Atua em diversas instâncias de proposições e acompanhamento de políticas públicas para as artes, juventudes e educação. Integrou o Conselho de Políticas Culturais do Governo do Estado (2021-2023) e do Recife (2022-2024) assumindo a cadeira de titular de circo.

À tarde, Fátima está à frente do grupo de trabalho com o tema Pedagogia Engajada – Inspiração Circo – Construindo Currículos Criativos e Participativos, em que se volta para a relação entre realizar um projeto para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica e, ao mesmo tempo, formar essas pessoas para possam desenvolver seus próprios trabalhos artísticos no campo do circo.
Encerrando os três primeiros dias de atividades, das 20h às 21h, acontecem os birôs Comunicação-Performance. “Temos Gil Rodrigues, um aerelista que pesquisa o seu fazer e constrói a sua dramaturgia a partir da pesquisa; o Manguezil, que trabalha na mesma linha de desenvolvimento de Gil; e Rafael Abreu, que incorpora ao seu fazer duas linguagens artísticas – a dança e o circo. Então, esses três artistas fecham os três primeiros dias dos encontros em Fortaleza e, ao mesmo tempo, em que falam sobre a construção dramatúrgica e de referências dos seus espetáculos, eles realizam uma performance demonstrando como um trabalho artístico vai do pensar ao fazer”, destaca a curadora.
Na quinta-feira (13), na Vila das Artes, se dá o encerramento dos GT’s 2 e 3 pela manhã e pela tarde, respectivamente. Já em Canoa Quebrada (Aracati/CE), o SNIC realiza o seminário Pedagogias Circenses, com Fátima Pontes e Ana Vieira, doutoranda em Educação pela Universidade de Lisboa e Gestora da Sankofa Gestão Cultural, Educação e Pesquisa, com atuação na coordenação de ações formativas em projetos diversos no campo da cultura.
O Projeto I Simpósio Nordestino de Inventários Circenses é executado através das ações coordenadas do I Encontro de Escrevivências Circenses – pluralidade, formação e pesquisa e da 1ª Residência em Aprendizagens Disruptivas das Artes Circenses, ambos, uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio da Secretaria da Cultura através do 14º Edital Ceará das Artes – Circo. A idealização e realização é da Casa das POC Produções Criativas e da Sankofa Gestão Cultural, Educação e Pesquisa, em parceria com o 11º Festival Internacional de Circo do Ceará, Vila das Artes – Escola Pública de Circo, Circo Escola Canoa Criança, Instituto Mul.ti.plas, Grupo de Pesquisas Circus – FEF/UNICAMP e do LEPEC – Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFC.
SERVIÇO
1º Simpósio Nordestino de Inventários Circenses
Fortaleza/CE
Data: De 10 a 13/11
Local: Vila das Artes – Escola Pública de Circo (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Canoa Quebrada, Aracati/CE
Data: 15 de novembro de 2025
Local: Circo Escola Canoa Criança (Rua Virgínia City, 531-549, Canoa Quebrada)
Programação completa: https://drive.google.com/drive/folders/1ws5398S0YKx0KdJIStw_4wqIil-hZUJm
Mais informações: @sninventarioscircenses
Grátis