2ª Mostra “O Olhar da Rua” segue circuito itinerante com temporada no Theatro José de Alencar
5 de novembro de 2025 - 15:18 #Theatro José de Alencar
Ascom Theatro José de Alencar - Texto
Após inauguração no CDMAC e Hub Cultural Porto Dragão, exposição de fotos produzidas por pessoas em situação de rua ocupa a Galeria Ramos Cotoco (CENA), até 3 de dezembro

A partir da próxima quinta-feira (6), a 2ª Mostra “O Olhar da Rua” segue um circuito itinerante entre instituições culturais. Após passar pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Hub Cultural Porto Dragão, a exposição fotográfica aterrissa no Theatro José de Alencar, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
A abertura acontece na Galeria Ramos Cotoco, às 15h, com roda de conversa mediada por Lúcio Paulino (Cidadania Cultural – Hub Cultural Porto Dragão), direcionada a 30 pessoas em situação de rua assistidas do Projeto Irmão Sol, Irmã Lua. A acolhida inicial será seguida de apreciação da exposição e finalizada com lanche na Praça Mestre Boca Rica (CENA TJA). Toda a programação também é aberta ao público, permanecendo a mostra com visitação gratuita até 3 de dezembro.
Realizada pelo Núcleo de Cidadania Cultural do Hub Cultural Porto Dragão e pelo Núcleo de Articulação Territorial do CDMAC, a 2ª Mostra “O Olhar da Rua” reúne 30 fotografias produzidas por dez participantes de um ciclo formativo realizado em julho, com oficinas oferecidas pelo Sesc Ceará, por meio do Coletivo Imagem Território, e apoio da Escola Porto Iracema das Artes, que cedeu câmeras para a atividade.

As aulas aconteceram nos dias 23, 24, 25 e 30 de julho, com a participação de assistidos do Centro Pop Centro. Com encontros práticos e teóricos, as oficinas abordaram noções básicas de composição, luz, enquadramento e edição, utilizando equipamentos fotográficos. As saídas fotográficas e rodas de conversa funcionaram como estímulo à criatividade, ao senso crítico e à valorização das experiências individuais.
“Entendemos que a arte é cultura, é um direito de todas as pessoas e possui um imenso poder de estímulo à autoestima e à transformação social. Neste sentido, queremos ampliar o alcance e a visibilidade positiva da exposição, com o objetivo de romper a invisibilidade social, além de promover reflexões críticas sobre desigualdades, moradia e cidadania, e, principalmente, fazer com que a mostra itinerante chegue a espaços que reconheçam e valorizem a potência criativa de pessoas em situação de vulnerabilidade”, reforça Lúcio.
Sobre o Theatro José de Alencar
O TJA foi inaugurado em 17 de junho de 1910 e desempenha significativos papéis na vida cultural cearense. Além da importância patrimonial e histórica, oferece uma diversificada programação de atividades artístico-culturais de difusão e formação. Funcionando como um Centro Cultural com mais de 12 mil metros quadrados, o TJA é um lugar de encontro, referência artística e turística no Ceará. Tombado em 1964 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), possui grande valor arquitetônico, sendo considerado um dos mais belos Teatros Monumentos do Brasil. Agora em 2025, completou 115 anos de fundação trazendo como tema “O passado ecoa. O agora cria”.
SERVIÇO
2ª Mostra “O Olhar da Rua” no Theatro José de Alencar
Abertura: 6 de novembro (quinta-feira), às 15h, com roda de conversa mediada por Lúcio Paulino (Cidadania Cultural – Hub Cultural Porto Dragão) para assistidos do Projeto Irmão Sol, Irmã Lua
Local: Galeria Ramos Cotoco/ CENA TJA (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Visitação: até 3 de dezembro. De terça a sexta, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 13h às 19h
Classificação: Livre
Acesso gratuito