Dia Nacional da Cultura: cinco ações da Secult Ceará que destacam o avanço do setor no Estado
4 de novembro de 2025 - 17:23

Encontro do Sistema Estadual de Cultura do Ceará se firmou como referência de estratégia e mobilização Ι Foto: Jeny Sousa
No Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta quarta-feira (5), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) reafirma a contribuição deste setor para o desenvolvimento social e econômico do Estado. A consolidação de políticas públicas valoriza a diversidade artística cearense e marca o entendimento de que Cultura é sinônimo de investimento.
Em 2025, a data é lembrada ao longo do mês com uma série de pontuais iniciativas. Após obras de revitalização, o Teatro Carlos Câmara, espaço público de Cultura do Governo do Ceará, reabre à população com nova estrutura e se firma como o lugar de fruição artística, formação e criação.
A sexta edição do Fórum Estadual de Museus do Ceará traz o principal evento do campo museal do estado para o centro do debate. Pensado para fortalecer os espaços de memória, o Fórum é construção coletiva entre Secult Ceará, o Sistema Estadual de Museus (SEM-CE), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura (MinC).

Foto: Marilia Camelo
Novembro também marca a realização do III Festival Afrocearensidades. O evento celebra o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra por meio do trabalho conjunto entre a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e Secult. A programação resulta do diálogo com os movimentos sociais e organizações representativas dos movimentos negro, quilombola e dos povos de terreiro.
Na segunda quinzena do mês, acontece a 2ª Teia Estadual Cultura Viva e o 7º Fórum Cultura Viva. Objetivo é promover o intercâmbio estético, de articulação, troca de experiências e apresentar à sociedade as produções realizadas por Pontos e Pontões de Cultura, considerada uma das mais importantes políticas públicas do Brasil.

De 27 a 30 de novembro, em Quixadá, o XVII Encontro Mestres do Mundo reúne guardiões e guardiãs que dão corpo à memória e identidade do Ceará. Os Tesouros Vivos da Cultura do Ceará encontram o público a partir de atividades que valorizam, salvaguardam e refletem sobre as políticas voltadas aos patrimônios culturais imateriais no estado.
Cinco frentes de atuação da Secult Ceará
A gestão cultural do Governo do Ceará demonstra que cada real aplicado em cultura retorna à sociedade em forma de oportunidades, conhecimento e valorização das diversas expressões que compõem o patrimônio imaterial e material do povo cearense. Com esse propósito, a Secretaria da Cultura amplia seus alcances em diferentes frentes de atuação.
Ao longo de novembro, destacaremos algumas das principais estratégias da Secult para o fortalecimento da política cultural do Ceará. Um trabalho que adentra da internacionalização da produção artística à ampliação do mercado da cultura, passando pela descentralização das ações, oferta contínua de formação e a consolidação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado (Rece).
Feito no Ceará
O Ceará amplia sua presença no cenário cultural brasileiro e internacional por meio de parcerias institucionais, circulação de artistas, participação em feiras, mostras e festivais, e intercâmbio de experiências com outros países. Percorremos nações como Alemanha, Cabo Verde, Colômbia, França, Portugal e México.
A circulação das artes e da criatividade cearense reforça importantes parcerias do Governo do Ceará, por meio dos espaços públicos de cultura como Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes e Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS)
Em 2025, a Secult Ceará amplia a internacionalização da cultura durante a programação do “Temporada Brasil-França 2025”. Desenvolvemos iniciativas que projetam nomes locais da sétima arte na França. São exemplos os projetos “La Factory”, “Porto MIS CinéFabrique” e XV Bienal Internacional de Dança do Ceará.
Aqui tem Cultura
Com programas que estimulam a presença da política cultural em todas as regiões, a Secult Ceará consolida um modelo de gestão que valoriza a cultura local e promove o fortalecimento das identidades regionais, garantindo o acesso à produção e à fruição cultural em todo o território cearense.
A partir da Secult Ceará, gestores, agentes, comunicadores e representantes da cultura de todo o estado, uniram esforços para debater gestão pública, fortalecer as redes de cooperação e impulsionar o Sistema Nacional de Cultura no território cearense. 16 Encontros Regionais foram realizados ao longo de 2025.
Percorremos os 184 municípios e 14 macrorregiões do estado. Foi o momento de ouvir quem atua na ponta. Do gestor ao campo cultural, ou seja, nossa gente que faz arte acontecer nos territórios. A união de gestores e gestoras municipais evidencia a consolidação gradativa do novo Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura (Pro-SIEC).
Cultura em rede
A Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado (Rece) constitui um dos principais eixos de atuação da Secult, reunindo museus, centros culturais, bibliotecas, cineteatros e espaços formativos que promovem programação contínua, gratuita e diversa, contribuindo para a democratização do acesso à arte e à cultura.
O Governo do Ceará mantém uma rede com 27 equipamentos culturais na capital e no interior. O Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante de Cultura e Arte contribuem com a gestão de equipamentos fortalecendo esta rede estadual.
Cultura em Formação
Em décadas passadas, a rodoviária era o único caminho para o cearense que almejava se profissionalizar no campo artístico. Hoje, diferente deste cenário, nossos talentos contam com uma expressiva oferta de formações nos espaços públicos de Cultura mantidos pelo Governo do Ceará.
Investir em formação é garantir o futuro da Cultura. A Secult Ceará desenvolve ações voltadas à qualificação de artistas, produtores, gestores e técnicos culturais, fortalecendo o campo da cultura como área de conhecimento, pesquisa e inovação.
Estas oportunidades acontecem em espaços públicos como a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Escola Porto Iracema das Artes, Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Kuya — Centro de Design do Ceará,
Pacto pela Cultura
A economia da cultura é um dos eixos de crescimento do estado. A Secult trabalha para consolidar o mercado cultural cearense, estimulando o empreendedorismo criativo, a sustentabilidade de projetos e o desenvolvimento de cadeias produtivas em áreas como música, audiovisual, teatro, artes visuais, literatura e moda.