Com apoio da Secult, as inscrições estão abertas para o I Simpósio Nordestino de Inventários Circenses
3 de novembro de 2025 - 13:25 #PNAB #PNAB CEARÁ #Política Nacional Aldir Blanc
Ascom I Simpósio Nordestino de Inventários Circenses - Texto
(Foto: divulgação / Simpósio Nordestino de Inventários Circenses)
Estão abertas as inscrições para o I Simpósio Nordestino de Inventários Circenses (I SNIC), evento gratuito que irá reunir artistas, pesquisadores e apreciadores da linguagem circense em atividades formativas e de pesquisa. O simpósio será realizado de 10 a 13 de novembro de 2025 em Fortaleza, na Vila das Artes – Escola Pública de Circo, e no dia 15 de novembro em Canoa Quebrada, Aracati-CE, no Circo Escola Canoa Criança. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via formulário online, disponível aqui, até o preenchimento das vagas.
A programação inclui três grupos de trabalho integrados a três residências formativas, com carga horária de 12h/a cada. O primeiro, com Zezo Oliveira, será realizado no dia 10 de novembro, das 09h30 às 12h e das 14h às 20h, com foco em Escolas de Circo e formação. O segundo, com Edmar Cândido e Eric Vinícius, aborda a educação circense como prática artística e social, nos dias 11 (14h às 20h) e 13 (09h30 às 12h). O terceiro grupo, conduzido por Fátima Pontes, propõe reflexões sobre currículos criativos e participativos, nos dias 12 (das 14h às 20h) e 13 (das 14h às 16h).
Três seminários complementam a programação. O primeiro, sobre políticas públicas para o circo, será no dia 11 de novembro, das 09h30 às 11h30, com Zezo Oliveira, Júlia Sarmento e Giza Diógenes. O segundo, sobre ampliação dos espaços de formação no Ceará, será em 12 de novembro, das 09h30 às 11h30, com Edmar Cândido e Fátima Pontes. O terceiro, sobre pedagogias circenses, será em 15 de novembro, das 14h às 17h, com Ana Vieira e Fátima Pontes.
As comunicações-performances também integram o evento. No dia 10, das 20h às 21h, Rafael Abreu apresenta “Experimento de Corte 2.0”. No dia 11, no mesmo horário, Gil Rodriguês apresenta “Pluma feito aço”. Em 12 de novembro, das 20h às 21h, o coletivo Manguezil apresenta “Errorismo e decomposição circense”. Cada atividade tem vagas limitadas e é destinada a maiores de 16 anos.
O resultado das inscrições será divulgado por e-mail no dia 8 de novembro. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail sninventarioscircenses@gmail.com e no Instagram @sninventarioscircenses.
O Projeto I Simpósio Nordestino de Inventários Circenses é executado através das ações coordenadas do I Encontro de Escrevivências Circenses – pluralidade, formação e pesquisa e da 1ª Residência em Aprendizagens Disruptivas das Artes Circenses, ambos, uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via 14º Edital Cará das Artes – Circo, com idealização e realização de Casa das POC Produções Criativas e Sankofa Gestão Cultural, Educação e Pesquisa, em parceria com o 11º Festival Internacional de Circo do Ceará, Vila das Artes – Escola Pública de Circo, Circo Escola Canoa Criança, Instituto Mul.ti.plas, Grupo de Pesquisas Circus – FEF/UNICAMP e do LEPEC – Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFC.