Com apoio da Secult, espetáculo “Carmem” é apresentado nesta sexta-feira (31) no Theatro José de Alencar pela XV Bienal Internacional de Dança do Ceará
31 de outubro de 2025 - 11:46 #Theatro José de Alencar #XV Bienal Internacional de Dança do Ceará
Ascom XV Bienal Internacional de Dança do Ceará - Texto
A montagem tem a participação especial do ator e dramaturgo cearense Ricardo Guilherme. Acesso gratuito!

Espetáculo “Carmem” apresentado em Baturité. (Foto: Gil Farney Almeida)
Nesta sexta-feira (31), às 21h, o Theatro José de Alencar recebe a releitura inédita da obra-prima “Carmen”, de Georges Bizet, assinada pelo bailarino e coreógrafo Thiago Soares. A apresentação integra a programação da Estação Brasil da 15ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, que segue com programação até o dia 1º de novembro, na capital e em Itapipoca, Pacatuba e Pacajus, promovendo o encontro da dança com diferentes públicos e territórios. O acesso é gratuito. Após a entrada do público com ingresso, o acesso é liberado conforme a capacidade do local. Antes de chegar na capital, a montagem foi apresentada em Paracuru (25/10) e em Baturité (30/10).
Nesta criação, o espetáculo “Carmen” ou “Carminha”, como é chamada carinhosamente, transcende o clássico. Sob o comando do Thiago Soares, reconhecido mundialmente por sua trajetória nos palcos internacionais, o espetáculo ganha novas cores e sons. A fusão entre a tradição do balé, a força da dança contemporânea e o tempero das linguagens populares brasileiras e urbanas trouxe ao espetáculo uma linguagem única, revelando a potência feminina e a intensidade dos encontros e desencontros humanos.
Com 16 bailarinos e bailarinas cearenses em cena, selecionados especialmente para dançar com Thiago, o espetáculo mistura balé, dança contemporânea e linguagens populares, fazendo de “Carmen” um manifesto de brasilidade, desejo e liberdade. A obra conta ainda com a participação especial do ator e dramaturgo cearense Ricardo Guilherme, somando teatro, dança e performance em um mesmo palco.
QUEM FAZ A BIENAL – Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a XV Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança do Ceará e da Proarte – Associação dos Produtores de Artes do Ceará, junto ao Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil, com correalização de Chaillot – Teatro Nacional da Dança; República francesa; Temporada França-Brasil 2025; Instituto Francês; Instituto Guimarães Rosa; e Ministério das Relações Exteriores. Patrocínio: Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Federal Nº 14.399 de julho de 2022, e Lei Estadual Nº 18.012, de 1o de abril de 2022. Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará.
SERVIÇO
XV Bienal Internacional de Dança do Ceará: Fortaleza (até 1º/11), Itapipoca (31/10 e 1º/11), Pacatuba e Pacajus (31/10 e 1º/11). Ingressos para Fortaleza: gratuitos no Sympla.
Site: https://bienaldedanca.com/
Instagram: https://www.instagram.com/bienaldedanca/
Facebook: https://www.facebook.com/bienaldedanca
TikTok: https://www.tiktok.com/@bienaldedanca
YouTube: https://www.youtube.com/@bienalinternacionaldedancadoce
Informações: contato@bienaldedanca.com