Com apoio da Secult, exposição de Léo Silva ocupa a Estação Benfica do Metrofor- Fortaleza com obras sobre memória, território e meio ambiente

30 de outubro de 2025 - 15:10

A estreia acontece neste sábado, 01 de novembro, às 17h

A Estação de Metrô Benfica, em Fortaleza, recebe entre os dias 01 e 30 de novembro a exposição Linha Sul, do artista visual e pesquisador Léo Silva. A mostra reúne obras em vídeo, fotografia, performance e instalação que refletem sobre memórias, paisagens e deslocamentos que atravessam a antiga Estrada de Ferro de Baturité, linha férrea que deu origem à atual Linha Sul do Metrofor.

Em suas criações, Léo parte da própria experiência cotidiana de deslocamento entre Maracanaú e Fortaleza para investigar, poeticamente, como a industrialização e a urbanização transformaram as relações entre corpo, território e meio ambiente. A exposição propõe uma escuta sensível da terra e das águas como forças vitais que resistem à lógica moderna e colonial da expropriação ambiental.

A abertura acontece no dia 01 de novembro, às 17h, com visita guiada pelo artista. “Essa linha liga cidades, tempos, memórias e corpos”, resume Léo.

Este projeto é apoiado pelo 13º Edital Ceará das Artes na linguagem de Artes Visuais, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SecultCE) com recursos provenientes da Lei Federal n. 195 de 2022 – Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO
Exposição Linha Sul
Quando: 01 a 30 de novembro
Onde: Estação Benfica do Metrofor- Fortaleza/ Avenida Carapinima, nº 2087, bairro Benfica. Ponto de referência: Ao lado da entrada principal do Shopping Benfica.
Acesso gratuito