Museu da Imagem e do Som realiza seminário de arte e tecnologia, oficina, fala aberta e lançamento de livro

29 de outubro de 2025 - 10:08 # #

Ascom Museu da Imagem e do Som - Texto

A exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política” está em cartaz pela última semana na Galeria da Liberdade

Oficina de colagem

O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza nesta semana uma programação diversificada, com seminário de arte e tecnologia, oficina de colagem, fala aberta sobre Beatriz Nascimento e lançamento de livro sobre imagem. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, com gestão parceira do Instituto Mirante.

II Seminário de Arte e Tecnologia 

Nos dias 29 e 30 de outubro, acontece das 9h às 16h, na sala imersiva do MIS, o II Seminário de Arte e Tecnologia: Novos Horizontes. O evento reúne artistas, pesquisadores e curadores para discutir as relações entre arte, tecnologia e política a partir de perspectivas plurais. O seminário propõe reflexão sobre as práticas artísticas que tensionam narrativas hegemônicas e reimaginam futuros possíveis. Com participantes de diversas regiões do Brasil, o encontro destaca experiências que cruzam ciência, mito, redes e ancestralidade. A proposta do seminário, que conta com quatro mesas temáticas, é abordar temas como corpo e código, cartografias digitais, inteligência artificial, vigilância e narrativas contra-hegemônicas.

Na quarta (29), das 10h às 12h, acontece a Mesa 1: Corpo-Código – Gênero, Sensibilidade e Resistência, que será uma discussão sobre o corpo como interface política e poética nas práticas tecnológicas. Participam da mesa as artistas Aspásia Mariana (CE), Roberta Carvalho (PA) e Bianca Turner (SP). A mediação será da artista Paula Trojany (CE). Ainda na quarta, das 14h às 16h, acontece a Mesa 2: Cartografias Digitais e Narrativas Hackeadas. A mesa propõe discutir estratégias de reterritorialização simbólica e política a partir de práticas experimentais que subvertem lógicas hegemônicas de representação, utilizando tecnologias digitais como ferramentas de escuta, memória, ficção e resistência. Como mapear e recontar territórios invisibilizados por meio de práticas artísticas que operam com redes, algoritmos, plataformas e códigos? Participam da mesa as artistas Bella Comsom (SP) e Lia Krucken (BA), com mediação de Pedra Silva (CE).

Já na quinta-feira (30), a mesa das 10h às 12h será Poéticas Tecnosensíveis – Corpo, Imagem e Futuro. A mesa discute práticas que se posicionam no entre-lugar da ciência e do mito, do dado e da imagem, do corpo e da rede, como formas de especular futuros possíveis e plurais. Também será abordado o uso da Inteligência Artificial como tecnologia poética e política nas artes contemporâneas. Participam da mesa Zaika dos Santos (MG) e Larissa Macêdo (SP), com mediação de Clarissa Ribeiro (CE). Na parte da tarde, das 14h às 16h, a última mesa do evento será Política do Digital – Memória, Controle e Resistência, discutindo como artistas e pesquisadoras têm enfrentado e ressignificado as lógicas de vigilância, exclusão e controle presentes nas tecnologias digitais. A mesa discute como práticas artísticas podem tensionar narrativas dominantes e construir alternativas mais justas, afetivas e diversas no campo do digital. O tema contará com as contribuições de Giselle Beiguelman (SP), participação de forma remota, e Joana Varon (RJ), com mediação de Silas de Paula, diretor do MIS Ceará.

/// Mais detalhes sobre a programação e inscrições estão disponíveis neste link.

Literatura fantástica através da colagem: recriando cenários e enredos, com Nicole Mota e Aguie Lima

Na sexta-feira (31), acontece das 16h às 18h, na sala multiuso, a oficina “Literatura fantástica através da colagem: recriando cenários e enredos”, com Nicole Mota e Aguie Lima, estagiários da Biblioteca do MIS. São ofertadas 20 vagas para pessoas acima de 10 anos. As inscrições podem ser feitas neste link. A oficina propõe um mergulho criativo nos universos da literatura fantástica, explorando obras como Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Percy Jackson. Por meio da técnica artística da colagem, os participantes serão convidados a recriar cenários, personagens e enredos, dando novas formas visuais às histórias que marcaram gerações de leitores. Mais do que uma prática artística, a atividade é um convite à imaginação e à experimentação, estimulando a leitura, a interpretação e a criação coletiva. Cada colagem será uma nova narrativa, construída a partir de fragmentos que se unem para revelar outras possibilidades para os mundos da fantasia.

Fala aberta “Eu sou Atlântica – Lugares e rotas de Beatriz Nascimento” com Alex Ratts


Foto: Deyvison Teixeira

No sábado (01), das 16h às 17h20, acontece na praça do MIS a fala aberta “Eu sou Atlântica – Lugares e rotas de Beatriz Nascimento”, com Alex Ratts e mediação de Cícera Barbosa. A fala é uma programação da Galeria da Liberdade, que está com a exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política” em cartaz pela última semana, e na qual estão expostos fotos e poemas de Beatriz Nascimento.

A atividade propõe um mergulho na vida, obra e legado de Beatriz Nascimento, a partir da perspectiva de Alex Ratts, que dedicou anos à pesquisa sobre a historiadora, poeta, professora, roteirista e ativista do movimento negro. O encontro abordará os “Lugares e rotas” traçados por Beatriz, ressaltando sua contribuição pioneira para a compreensão da diáspora africana e da formação do Brasil. O momento será uma conversa instigante com o autor Alex Ratts, ativista, poeta e um dos mais importantes intelectuais brasileiros na abordagem das questões raciais e da memória de Beatriz Nascimento.

Alex Ratts é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Geografia e doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo. Professor titular da Universidade Federal de Goiás e colaborador na Universidade Federal do Maranhão. Escreveu “Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento” (Imprensa Oficial/Instituto Kuanza, 2006) e “Lélia Gonzalez” (Selo Negro, 2010), este, em coautoria com Flavia Rios. Organizou coletâneas com textos de Beatriz Nascimento: “Todas (as) distâncias: poemas ensaios e aforismos” (Ogum’s Toques, 2015), com Bethania Gomes; “Uma história feita por mãos negras” (Zahar, 2021) e “O negro visto por ele mesmo” (Ubu Editora, 2022).

Lançamento do livro “Dinâmicas do Pensamento por Imagens” de Eduardo Duarte

Também no sábado (01), das 17h30 às 19h30, acontece na praça do MIS o lançamento do livro “Dinâmicas do Pensamento por Imagens”, de Eduardo Duarte. O autor relacionará as questões acerca do livro com a exposição Bezoar do Tempo, atualmente em cartaz no MIS, e o uso das imagens na construção do sentido da exposição. Em um tempo em que a expressão visual se capilariza em todos os setores da vida e assume a hegemonia de produção de conhecimento da sociedade contemporânea, a obra “Dinâmicas do Pensamento por Imagens” busca conhecer o pensamento que move o agir com as imagens nas artes, na política, bem como entender o pensar a partir de imagens nas ciências e nas filosofias, ou seja, a imagem como forma de pensamento e a imagem como ação.

Eduardo Duarte é jornalista e mestre em Antropologia pela UFPE, doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, com pós-doutorado em Sociologia pela École des hautes études em sciences sociales (Paris). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação da UFPE.

Última semana de “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”

A Galeria da Liberdade, espaço que integra o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, está com a exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política” em cartaz pela última semana. A exposição reúne histórias de resistência de mulheres que tiveram suas trajetórias marcadas pela luta em defesa dos direitos humanos e da democracia.

A Galeria da Liberdade funciona de quarta a sábado, com horários diferenciados: quartas e quintas, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).

Exposições no MIS

Na sala imersiva do MIS estão em cartaz “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri”, e “Avatara”. O MIS segue ainda com as exposições físicas “Bezoar do Tempo” (andar +2), “Avatara” (andar -2), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).

O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).

/// SERVIÇO

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.

GALERIA DA LIBERDADE 

Avenida Barão de Studart, 505. Meireles.
Entrada: gratuita.

II Seminário de Arte e Tecnologia 

Data: 29 e 30 de outubro (quarta e quinta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Sala Imersiva (Andar -2 do Anexo)

“Literatura fantástica através da colagem: recriando cenários e enredos” com Nicole Mota e Aguie Lima

Data: 31 de outubro (sexta-feira)
Horário: 16h às 18h
Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)
Classificação indicativa: acima de 10 anos

Fala aberta “Eu sou Atlântica – Lugares e rotas de Beatriz Nascimento” com Alex Ratts. Mediação de Cícera Barbosa. 

Data: 01 de novembro (sábado)
Horário: 16h às 17h20
Local: Praça do MIS

Lançamento do livro “Dinâmicas do Pensamento por Imagens” de Eduardo Duarte

Data: 01 de novembro (sábado)
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Praça do MIS