Com apoio da Secult, Festival Internacional Semana Dança Cariri chega à 15ª edição celebrando o poder transformador da dança
28 de outubro de 2025 - 14:57 #1º Edital de Festivais Culturais Calendarizados #PNAB #PNAB CEARÁ
Ascom Festival Internacional Semana Dança Cariri - Texto
Com a participação de convidados cearenses, nacionais e internacionais em espetáculos, ações formativas e rodada de negócios, o evento acontece em Juazeiro do Norte e Crato, de 14 a 22 de novembro. Acesso gratuito.

Angolano Dilo Paulo apresenta “Ekesa-Sanko” dia 14 no Centro Cultural do Cariri. (Foto: Kevin David)
De 14 a 22 de novembro, o Cariri se transforma novamente em um grande palco da dança em suas mais diversas vertentes. A XV Semana Dança Cariri – Festival Internacional celebra uma história de difusão, formação e fruição da dança que se faz não só no Ceará, como em outros estados e países, e reafirma o poder da arte como força de transformação social e cultural. Com uma série de apresentações artísticas e ações formativas, esta edição acontece em espaços diversos das cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Toda a programação é gratuita e conta com serviços de acessibilidade.
Nesta edição, a programação conta com 23 espetáculos, entre importantes obras internacionais, nacionais e regionais, e performances. Como ações formativas e paralelas, serão quatro oficinas, uma residência artística, palestra, lançamento de livro, Roda de Conversa e Rodada de Negócios. As atividades vão acontecer no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, CCBNB Cariri, SESC Juazeiro do Norte, Instituto de Artes Dança Cariri (IADC), CRAI Cariri e Casa Movimento.
A 15ª edição da Semana Dança Cariri é uma realização do Instituto de Artes Dança Cariri (IADC), com o apoio do do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), via 1º Edital de Festivais Culturais Calendarizados, e do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc.
Além do Ceará, o evento recebe atrações convidadas do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e do Distrito Federal, e convidados de Angola, do México e de Cabo Verde. Entre os destaques estão nomes como Dilo Paulo (Angola), Cia Corpus Entre Mundos (DF), Esther Weitzman (RJ), Caleidos Cia de Dança (SP), Companhia Giradança (RN), Grupo Pisada (PE) e Cia Alysson Amancio (CE), grupo anfitrião, responsável pela curadoria do festival.
Nesta edição, que tem como tema “A Dança Transforma”, uma série de ações formativas vão acontecer ao longo da semana. Serão as oficinas: Dança de Reisado, ministrada no dia 14 pelo Mestre Antônio do Reisado Discípulo de Mestre Pedro (Reisado dos Irmãos), Oficina de Dança Afro, no dia 15 com Dilo Paulo (Angola), e no dia 17, Corpos de enfrentamento, com Alysson Amâncio, e Jogos de Improvisação em Dança, conduzida por Camila Fersi (RJ). A bailarina e coreógrafa mineira Dudude Herrmann (MG), que no dia 22 apresentará o espetáculo “Q Brô”, ministra uma residência artística nos dias 18, 19 e 20. Isabel Marques, fundadora e diretora do Instituto Caleidos e da Caleidos Cia de Dança (SP) além de apresentar “Outonos”, novo trabalho da companhia, profere, no dia 22 a palestra “Linhas do Tempo”, ocasião em que também lança o livro “Conversas sobre Dança e Educação”.
Seis curadores e programadores foram convidados pelo evento, entre eles, Djam Neguin (Cabo Verde). Durante toda a semana eles vão acompanhar as apresentações e, no último dia, vão conduzir uma Rodada de Negócios com artistas e grupos da região.
“A Dança é uma arte que pensa e move o corpo para além das funcionalidades básicas, automatizadas. As danças nos permitem viver relações distintas com o mundo e, portanto, potencializam a nossa existência no mesmo, ou seja, as danças mudam as territorialidades”, diz o bailarino e coreógrafo Alysson Amancio, diretor da Semana Dança Cariri. “Chegamos nesta edição com muita alegria e consciência do quanto todas as danças, pessoas, artistas, obras e ações pedagógicas que foram fomentadas por este festival atravessaram de algum o modo o território caririense, cearense, brasileiro”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
SERVIÇO
XV Semana Dança Cariri – Festival Internacional – De 14 a 22 de novembro em Juazeiro do Norte e Crato, Ceará. Informações: @semanadancacariri #adançatransforma
Endereços:
IADC (Instituto de Artes Dança Cariri): Rua São Francisco, 836 – São Miguel, Juazeiro do Norte
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo: Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato
Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Cariri): Rua São Pedro, 337 – Centro, Juazeiro do Norte
SESC Juazeiro do Norte: R. da Matriz, 227 – Centro, Juazeiro do Norte
CRAI (Centro de Reabilitação e Atenção Integrada): Rua Francisco Sobreira da Silveira, 74, Juazeiro do Norte