Governo do Ceará oferece cursos gratuitos na programação do 6º Fórum Estadual de Museus do Ceará
24 de outubro de 2025 - 15:39
Ascom FEM - Thayná Facó
As formações “Gestão institucional e sustentabilidade em museus” e “Possibilidades de Fomento e Captação de Recursos e Elaboração de Projetos” serão transmitidas ao vivo no Youtube da Secult Ceará
Fortaleza, outubro de 2025 – O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), dá início às atividades do 6º Fórum Estadual de Museus do Ceará, que acontece presencialmente entre os dias 5 e 7 de novembro em Fortaleza. Como parte da política de descentralização de ações em prol do fortalecimento das políticas museais, a programação inicia com a oferta de cursos gratuitos sobre o setor museal, nos dias 27 de outubro e 4 de novembro, com transmissão ao vivo no Youtube da Secult Ceará.
No dia 27 de outubro (segunda-feira), a museóloga e diretora do MAUC (UFC) Graciele Siqueira ministra o curso “Gestão institucional e sustentabilidade em museus”, que propõe uma introdução aos conceitos de gestão museológica sustentável com foco na realização de diagnósticos institucionais para escrita e elaboração de projetos de manutenção de coleções e museus. A atividade será transmitida durante os dois turnos, de 9h às 12h e de 14h às 17h.
Já no dia 4 de novembro (terça-feira), véspera do início do 6º Fórum, será transmitido o curso “Possibilidades de Fomento e Captação de Recursos e Elaboração de Projetos”, com Ana Paula Abaurre Ferrari Couto, Flávio Costa Avalone e Rafaela Caroline Noronha Almeida, servidores do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A partir das 14h, a formação aborda tópicos como financiamento federal direto (como feito por meio de Editais, Emendas Parlamentares e Política Nacional Aldir Blanc), financiamento federal indireto (a exemplo das Leis de Incentivo), além de outras formas de captação de recursos e elaboração de projetos.
Promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SEM/CE), o Fórum Estadual de Museus do Ceará é o principal evento do campo museal do estado, com o objetivo de criar um espaço de troca para a construção coletiva de políticas públicas que fortaleçam os museus e os espaços de memória cearense. Com o tema “Imaginar Museus: o futuro das memórias”, a sexta edição do Fórum reunirá, entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, representantes das unidades museológicas das macrorregiões do estado, gestores públicos da cultura, pesquisadores em diversas áreas e demais interessados no campo museal.
O 6º Fórum Estadual de Museus é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Sistema Estadual de Museus do Ceará, e do Sistema Brasileiro de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus e Ministério da Cultura. Conta com apoio da Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará (RECE), por meio da Pinacoteca do Ceará, KUYA – Centro de Design do Ceará, Estação das Artes, Museu Ferroviário Estação João Felipe, Museu da Imagem e do Som Ceará, Porto Iracema das Artes e Centro Dragão do Mar, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar e Instituto Mirante. A produção é do Instituto Assum Preto.
Sobre os ministrantes
Graciele Siqueira é museóloga formada pela Escola de Museologia da UNIRIO. Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestra em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Trabalha no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC) desde 2008, desempenhando a função de museóloga e responsável pela Divisão de Acervos. Desde 2018, ocupa a função de diretora do MAUC/UFC. Integra o Grupo de Pesquisa Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente cursa o MBA em Gestão de Museus e Inovação da Expomus, ABGC Cultural e Unimais. Tem experiência na área de pesquisa e documentação museológica, planejamento e gestão de coleções e museus; plano museológico.
Ana Paula Abaurre Ferrari Couto é administradora e chefe da Divisão de Transferências Voluntárias (Ibram). Servidora do Instituto Brasileiro de Museus desde 2011, atua na área de Transferências Voluntárias, com experiências em análise de projetos e acompanhamento da execução de Convênios e Termos de Fomento, principalmente decorrentes de emendas parlamentares.
Flávio Costa Avalone é administrador e coordenador de Financiamento e Fomento (Ibram). Servidor do Instituto Brasileiro de Museus desde 2012, atua na área de fomento desde então, com experiências em Editais de Fomento e Premiação; Emendas Parlamentares; Termos de Convênio e Fomento; e Lei Rouanet.
Rafaela Caroline Noronha Almeida é museóloga e chefe da Divisão de Incentivos Fiscais (Ibram). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia. Integrante do Grupo Observatório da Museologia Baiana. Graduada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2009). Servidora do Instituto Brasileiro de Museus desde 2010.
SERVIÇO
Programação formativa do 6º Fórum Estadual de Museus do Ceará
Curso “Gestão institucional e sustentabilidade em museus” com Graciele Siqueira
Data: 27 de outubro de 2025
Horário: 14h às 17h
Transmissão ao vivo no Youtube da Secult Ceará
Curso “Possibilidades de Fomento e Captação de Recursos e Elaboração de Projetos” com Ana Paula Abaurre Ferrari Couto, Flávio Costa Avalone e Rafaela Caroline Noronha Almeida
Data: 4 de novembro de 2025
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Transmissão ao vivo no Youtube da Secult Ceará