Cultura como caminho de transformação da realidade de pessoas privadas de liberdade

24 de outubro de 2025 - 15:42 # #

1ª Mostra de Artesanato e Ressocialização é realizada pelo Governo do Estado do Ceará no dia 26 de outubro na Estação das Artes. O evento apresenta o resultado dos projetos “Arte em Cadeia” e “Rede Artesã”, que incentivam a qualificação profissional, a cultura e a geração de renda para as pessoas privadas de liberdade.

(Foto: Lucas Calisto)

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e da Secretaria da Cultura (Secult), realiza a 1ª Mostra de Artesanato e Ressocialização – MAR. O evento celebra a arte, o trabalho, o desenvolvimento e a transformação de milhares de pessoas privadas de liberdade. No dia 26 de outubro, na Estação das Artes, o público poderá conferir produções dos projetos inovadores da SAP, como “Arte em Cadeia” e “Rede Artesã”, que incentivam a qualificação profissional, a cultura e a geração de renda.

O artesanato é uma das principais atividades desenvolvidas no sistema prisional do Ceará, promovendo não apenas a expressão artística e o retorno financeiro, mas também a qualificação profissional, a ocupação produtiva, o fortalecimento da autoestima, a projeção de um futuro mais digno e a remição de pena.

Além disso, o Mercado AlimentaCE recebe a Feira Agroecológica do projeto de hortas desenvolvido pela SAP, que tem transformado espaços antes ociosos das unidades prisionais em áreas produtivas, promovendo ressocialização e contribuindo diretamente para o combate à insegurança alimentar no Ceará. Hortaliças, frutas e plantas medicinais serão comercializados neste domingo (26). 

O evento celebra uma parceria entre a Secult Ceará, a SAP e o Tribunal de Justiça do Ceará que revisaram o Plano de Políticas Culturais para as Pessoas em Unidades Prisionais, em cumprimento de alternativas penais e egressos do sistema.

Com essa ação, a Secult Ceará garante a efetivação da Cidadania Cultural, enquanto garantia de direitos e promoção de acessos à arte e a cultura, compreendendo a Cultura como um vetor de transformação social.

RESULTADOS

O artesanato do sistema prisional cearense beneficia aproximadamente 4 mil internos, por meio da produção de peças em 24 oficinas produtivas. Parte dessas criações está disponível de forma permanente em pontos fixos de venda, como a loja no Shopping Benfica, o espaço no RioMar Kennedy e a tradicional Feirinha da Beira Mar. Atualmente, o artesanato desenvolvido nas unidades prisionais envolve 16 unidades prisionais, refletindo o impacto e o alcance das políticas públicas de ressocialização no estado.

PROGRAMAÇÃO DA 1ª MOSTRA DE ARTESANATO E RESSOCIALIZAÇÃO


(Foto: Lucas Calisto)

Será possível conferir uma exposição especial intitulada “Metamorfose”, além de oito estandes que apresentarão todo o artesanato produzido nas unidades prisionais. Cada estande destaca técnicas variadas, como crochê, macramê, bordado, tenerife, entre outras, evidenciando a riqueza e diversidade do trabalho dos internos. Além da exposição, o evento contará com a apresentação do coral “Vozes da Liberdade”, integrado por internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF) e atividades na brinquedoteca do espaço, com brinquedos produzidos por detentos artesãos.

As peças expostas refletem o impacto positivo das políticas públicas de ressocialização, beneficiando milhares de internos e internas ao gerar ocupação, autoestima e oportunidades para as famílias. A comercialização dessas obras contribui diretamente para a continuidade dessas ações, já que todos os recursos são revertidos ao Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário do Ceará, que financia programas de educação, capacitação e inclusão social.

A mostra reforça o compromisso do Governo do Ceará, por meio da SAP e a transversalidade da Cultura, com a humanização do sistema prisional e a construção de caminhos para um retorno digno e produtivo à sociedade.

Serviço:

1ª Mostra de Artesanato e Ressocialização – MAR
Data: 26 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: 10h às 15h
Local: Estação das Artes – Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza