Professora Leda Maria Martins ministra palestra gratuita e lança livro na Porto Iracema das Artes

22 de outubro de 2025 - 15:17 #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto

Uma das principais pensadoras do Brasil contemporâneo, a dramaturga ministra palestra e promove o novo livro “A Fina Lâmina da Palavra” no dia 14 de novembro. O evento compõe a programação especial em celebração ao mês da Consciência Negra da Escola Porto Iracema das Artes

(Foto: Rafael Mota/Divulgação)

Referência internacional em cultura afro-brasileira, a dramaturga, poeta, ensaísta, pesquisadora e doutora Leda Maria Martins desembarca em Fortaleza para ministrar a palestra gratuita “Tempo, território e memória: o sagrado em que nós habita”, na Porto Iracema das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e é gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Durante o encontro, marcado para o dia 14 de novembro, a pesquisadora compartilha seu olhar sobre a importância da ancestralidade e da memória para a comunidade negra, bem como lança “A fina lâmina da palavra”, seu novo livro de ensaios.

Reconhecida por uma extensa carreira acadêmica, com passagens pelas renomadas New York University e Indiana University, Leda Maria foi pioneira no estudo de performance e literatura afro-brasileira. As décadas de pesquisa resultaram na produção de obras como “Performances do tempo espiralar: Poéticas do corpo-tela” e “Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá”, marcos na exaltação da cultura negra no Brasil. Na palestra “Tempo, território e memória: o sagrado em que nos habita”, a dramaturga aprofunda reflexões sobre território, ancestralidade e memória no pensamento indígena e afro-brasileiro, reforçando as relações entre sujeitos, coletividades e territórios.

Como parte da programação do encontro, o lançamento de “A fina lâmina da palavra” representa a estreia da obra no Nordeste e inclui uma sessão de autógrafos especial com a autora. O livro apresenta  “exercícios de pensamentos” sobre temas que são prazerosos e instigantes objetos de reflexão para a pensadora. Entre eles, estão o teatro contemporâneo feito por nomes como Jhonny Salaberg e Dione Carlos; o teatro moderno de Nelson Rodrigues com Senhora dos Afogados; a literatura de Machado de Assis; a poesia de Solano Trindade; e as artes visuais, em textos sobre Sonia Gomes e Jota Mombaça. Este conjunto de textos críticos, que pode ser lido como uma antologia da poética negra, evidencia a vitalidade do pensamento de Leda Maria Martins e como ele reverbera em obras distintas.

Gratuito e aberto ao público, o encontro com Leda Maria Martins será realizado no dia 14 de novembro, às 19h, no pátio da Escola.

“Leda nos inspira a repensar o tempo, a memória e o corpo como territórios de resistência e saber. Sua presença na Porto Iracema é um ato artístico-pedagógico e político constituído de escuta, aprendizado e transformação. Com sua fala, Leda nos convoca também a imaginar novas formas de futuro”, explica Cláudia Pires, coordenadora dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes.

Programação do Mês da Consciência Negra

A palestra “Tempo, território e memória: o sagrado em que nós habita” integra a programação especial de celebração do mês da Consciência Negra da Porto Iracema, que também inclui oficinas, mostra de curtas e feira de artes, numa união de atividades em múltiplas linguagens relacionadas aos diversos projetos formativos da Escola.

Entre os destaques, estão as leituras dramatizadas de “Sociologia da República dos Palmares”, de Clóvis Moura, e a aula de Dancehall Female com o projeto Di Gyal Dem Rise, que convida o público a vivenciar a força e a sensualidade das danças de matriz jamaicana. A Feira Negra de Fortaleza, por sua vez, transforma o pátio da escola em um espaço de encontro entre arte, ancestralidade e empreendedorismo afro-brasileiro.

A programação segue com o Cineclube Âncora, que exibe a mostra especial “Perspectivas Negras”, e a oficina de Música Eletrônica com Hardware, ministrada por Uirá dos Reis, explorando a criação sonora como espaço de experimentação e liberdade. Finalizando o mês, o Sarau Mareação celebra o encerramento do ciclo do Percurso Básico de Teatro e convida a comunidade artística a compartilhar performances, poemas e rimas em um ato coletivo de expressão e resistência.

Veja a programação completa

11 de novembro

[TEATRO] Oficina “Partilha de Processo – A2”, com elenco do espetáculo teatral
Horário: 14h às 17h
Local: Sala de Dança Wládia Torres
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: Artistas egressos do Programa de Formação Básica em Artes Cênicas da Porto Iracema compartilham detalhes sobre o processo de criação do espetáculo “A2”. Ambientada em uma realidade afrofuturista, a obra teatral apresenta um cenário distópico no qual um sistema opressor proíbe demonstrações de afeto e cumplicidade da população negra. Nesta realidade, um grupo de resistentes, que se reúne para celebrar a vida e suas entidades sagradas, se vê em uma encruzilhada entre as estratégias de luta e a própria identidade de cada membro, quando o nascimento de duas criaturas os leva em uma jornada de reconhecimento.

[TEATRO] Leituras Pretas – “Sociologia da República dos Palmares” de Clóvis Moura
Horário: 18h30
Local: Pátio da escola
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: Roda de conversa sobre o capítulo “Sociologia da República dos Palmares” do livro “Sociologia do Negro Brasileiro” do historiador, sociólogo, jornalista e escritor brasileiro Clovis Moura. A atividade é realizada em parceria com a Frente Negra Revolucionária (FNR) – Manoel Aleixo.

13 de novembro

[DANÇA] Aula de Dancehall, com o Projeto Di Gyal Dem Rise com Milena Gomes, Pamella Julião e Rayany Gomes
Horário: 18h30
Local: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: 12 anos
Sobre a atividade: A aula de dança explora o “Dancehall Female”, vertente da dança jamaicana que se baseia no movimento wine, caracterizado pela rotação dos quadris. O “Dancehall Female” é um estilo marcado pela expressão da sensualidade e potência feminina.

14 de novembro

[ARTES VISUAIS] Feira Negra na Porto
Horário: 16h às 20h
Local: Pátio da Escola
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: A Feira Negra de Fortaleza é um evento voltado à comercialização e divulgação de produtos e serviços ligados à arte e à cultura afro-brasileira. Reúne empreendedores, artistas e ativistas com produções nas áreas de moda, acessórios, artesanato, gastronomia e outras linguagens baseadas na ancestralidade africana.

[MULTILINGUAGEM] Palestra “Tempo, território e memória: o sagrado em que nós habita” e lançamento do livro “A fina lâmina da palavra”, com Leda Maria Martins
Horário: 19h
Local: Pátio da Escola
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: O encontro explora as noções de território, de ancestralidade e de memória no pensamento indígena e afro-brasileiro, realçando as relações entre sujeitos, coletividades e territórios e sua importância na construção dos pertencimentos, dos afetos e da integridade dos seres, sob a égide da sacralidade da existência que contém em si uma ética sobre o ambiente.

18 de novembro

[CINEMA] Cineclube Âncora – Sessão Especial “Perspectivas Negras”
Horário: 18h
Local: Auditório da Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: 16 anos
Sobre a atividade: Exibição de curtas-metragens produzidos ou dirigidos por artistas negros egressos do Lab Cena 15 e do Programa de Formação Básica em Audiovisual da Porto Iracema das Artes. Após as exibições, serão realizados debates sobre cinema, negritude e decolonialidade.

24, 25 e 26 de novembro

[MÚSICA] Oficina “Música Eletrônica com Hardware – Composição e Fruição”, com Uirá dos Reis
Horário: 14h30
Local: Sala de Música da Porto Iracema
Classificação indicativa: 16 anos
Sobre a atividade: A oficina propõe um mergulho criativo na música eletrônica a partir do uso de hardware — samplers, sintetizadores e grooveboxes — como instrumentos de composição coletiva. O objetivo é experimentar a criação em tempo real, compreender fundamentos de síntese sonora, explorar estilos musicais e estruturar peças coletivas, equilibrando prática e reflexão.

27 de novembro

[TEATRO] Sarau Mareação
Horário: 18h30
Local: Pátio da Escola
Classificação indicativa: Livre
Sobre a atividade: O Sarau Mareação é a celebração do ciclo do Percurso Básico de Teatro que se encerra. É um momento também para partilhar com outras pessoas que desejam juntar-se ao movimento e apresentar suas cenas curtas, poemas, performances, dança, música, poemas e rimas.

Sobre Leda Maria Martins

Leda Maria Martins nasceu no Rio de Janeiro e vive em Belo Horizonte, Brasil. Poeta, dramaturga, ensaista e professora. Doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1991), mestre em Artes pela Indiana University (1981) e formada em Letras pela UFMG. Possui pós-doutorados em Performance Studies pela New York University e em Performance e Rito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (1993-2018), também lecionou na Universidade Federal de Ouro Preto (1982-1992). Professora Visitante da Tisch Shool of the Arts (2010) e da Universidade Federal Fluminense (2023-2024). Algumas de suas áreas de pesquisa incluem: teatro, performance, estudos comparados de literatura, estudos culturais. Dentre seus conceitos e noções teóricas destacam-se: afrografias, teatro negro, encruzilhadas, oralituras, tempo espiralar e corpo-tela.Dentre seus livros, constam: Performances of Spiral Time (Duke University Press, 2025); Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela (Editora Cobogó, 2021); Afrografias da memória (Editoras Perspectiva/ Mazza, (2021 e 1997); A cena em sombras (Editora Perspectiva, 2023 e 1995), O Moderno Teatro de Qorpo Santo (Ed. UFMG, 1991) Os dias anônimos (Ed. Sette Letras, 1999). Em 2022 Leda recebeu o Prêmio Milu Villela pela Fundação Itaú Cultural. Em 2023 foi outorgada com o Prêmio Mestre em Artes Integradas da Funarte. De 07 de março de 2024 a 31 de março de 2025 foi homenageada com a Ocupação Leda Maria Martins pelo Itaú Cultural, em São Paulo. Desde 2005 é Rainha de Nossa Senhora das Mercês do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Belo Horizonte.

Sobre a Porto Iracema Das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

Palestra “Tempo, território e memória: o sagrado que em nós habita” e lançamento do livro “A fina lâmina da palavra”, com Leda Maria Martins
Quando: 14/11, às 19h
Onde: Pátio da Porto Iracema das Artes
Gratuito e aberto ao público