Museu da Imagem e do Som realiza programação com evento especial de jogos, fala aberta sobre fotografia e roda de capoeira
22 de outubro de 2025 - 15:33 #MIS-CE #Museu da Imagem e do Som do Ceará
Ascom Museu da Imagem e do Som do Ceará - Texto
O GaMIS, o evento de jogos do MIS, terá diversas atividades lúdicas, além de show da Banda Super Geek
(Foto: Deivyson Teixeira)
O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza nesta semana uma programação diversificada. No sábado (25), acontece o GaMIS, o evento de jogos do MIS, e visita mediada na Galeria da Liberdade. No domingo (26), acontece roda de capoeira e fala aberta sobre fotografia. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, com gestão parceira do Instituto Mirante.
GAMIS – Level IV
No sábado (25), das 15h às 19h, acontece o GaMIS, o evento de jogos do MIS. O evento contará com Just Dance, feira geek, exposição e oficina de Pixel Art, fliperamas clássicos, Lan House Freeplay, jogos de tabuleiro, óculos de realidade virtual e uma exposição com desenvolvedores locais mostrando todo o talento da cena gamer. Às 18h, acontece show da Banda Super Geek. Com temática 100% geek, nerd e otaku, a banda fortalezense se dedica a celebrar a cultura pop através das músicas de animes, séries, filmes e games. Este é o último sábado do ano que o evento acontece.
(Foto: Natália Magalhães)
Vem vadiar no Museu: Roda de capoeira com o Mestre Urso Preto
No domingo (26), das 16h às 17h30, acontece na praça do MIS o Vem Vadiar no Museu, a roda de capoeira conduzida por Mestre Urso Preto, do território do Campo do América. A roda acontece no último domingo de cada mês e convida a todos para gingar, brincar e celebrar a preservação desta rica herança cultural.
Pensando no papel que os museus possuem de salvaguardar as memórias e patrimônios culturais, materiais e imateriais na nossa sociedade, como uma ferramenta de mediação dessas atividades, o MIS acolhe e incentiva a manifestação da capoeira com uma roda aberta ao público, onde todos podem participar.
ZOMADÔNU – O Vodum que atravessou o Atlântico
Fala aberta com Marcio Henrique Furtado Vasconcelos
Também no domingo (26), das 16h30 às 17h30, acontece no auditório do Casarão a fala aberta “Zomadônu – O Vodum que atravessou o Atlântico”, com o fotógrafo maranhense Marcio Henrique Furtado Vasconcelos. O momento faz parte de uma itinerância da 6ª edição do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central. A fala discute sobre o trabalho baseado nas pesquisas do fotógrafo e antropólogo francês Pierre Verger e de Sergio Ferretti, antropólogo e museólogo carioca/maranhense, que afirmam que a ex-Rainha do Daomé, Nã Agotimé, teria sido vendida como escravizada ao Brasil e seria a fundadora da Casa das Minas de São Luís do Maranhão (Querebentã de Zomadônu), em meados do século XIX.
(Foto: Deivyson Teixeira)
Visita mediada à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política” com educadores da Galeria da Liberdade
A Galeria da Liberdade, espaço que integra o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, promove ao longo do mês de outubro visitas mediadas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”. A ação acontecerá sempre aos sábados, às 17h. A equipe de educadores do espaço guiará os visitantes em uma experiência profunda e reflexiva por meio das histórias de resistência de mulheres que tiveram suas trajetórias marcadas pela luta em defesa dos direitos humanos e da democracia. São ofertadas 40 vagas para pessoas acima de 12 anos e as inscrições serão por ordem de chegada.
A Galeria da Liberdade funciona de quarta a sábado, com horários diferenciados: quartas e quintas, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
Exposições no MIS
Na sala imersiva do MIS estão em cartaz “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri”, “Re-floresta” e “Avatara”. O MIS segue ainda com as exposições físicas “Bezoar do Tempo” (andar +2), “Avatara” (andar -2), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).
Essa é a última semana para conferir “Re-floresta”, em cartaz na Sala Imersiva do MIS. A obra audiovisual imersiva será exibida até o dia 26 de outubro, domingo. A exposição propõe uma experiência que atravessa os caminhos da artista amazônida Roberta Carvalho, cuja trajetória de mais de 15 anos entrelaça arte, natureza e tecnologia como forma de escuta, reflexão e transformação.
O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
GALERIA DA LIBERDADE
Avenida Barão de Studart, 505. Meireles.
Entrada: gratuita.
GAMIS – Level IV
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 15h às 19h
Local: Vários espaços do MIS
Banda SuperGeek toca músicas de animes e clássicos nerds
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 18h às 19h
Local: Praça do MIS
Vem vadiar no Museu: Roda de capoeira com o Mestre Urso Preto
Data: 26 de outubro (domingo)
Horário: 16h às 17h30
Local: Praça do MIS
ZOMADÔNU – O Vodum que atravessou o Atlântico
Fala aberta com Marcio Henrique Furtado Vasconcelos
Data: 26 de outubro (domingo)
Horário: 16h30 às 17h30
Local: auditório do Casarão
Visita mediada à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política” com educadores da Galeria da Liberdade
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 17h às 18h
Local: Galeria da Liberdade
Classificação indicativa: 12 anos
40 vagas. Inscrições por ordem de chegada.
Acessível em Libras.