Estação das Artes recebe Mostra de Artesanato e Ressocialização, com os projetos “Arte em Cadeia” e “Rede Artesã”

22 de outubro de 2025 - 09:35 # #

Ascom Estação das Artes - Texto

A programação conta também com Abertura da XV Bienal Internacional de Dança do Ceará e Rock da Estação, além de atividades infantis.

Mateus Fazeno Rock

Neste fim de semana, a Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — recebe uma programação diversa e gratuita que contempla dança contemporânea, feira de artesanatos, rock, samba, oficinas infantis, zumba e intervenções urbanas.

XV Bienal Internacional de Dança do Ceará realiza abertura na Estação das Artes na sexta-feira (24)

Na sexta (24), a Estação das Artes recebe a Festa de Abertura da XV Bienal Internacional de Dança do Ceará, marcando o início de uma das maiores celebrações da linguagem no país. Realizada de 24 de outubro a 1º de novembro, a Bienal reúne cerca de 30 espetáculos e 45 apresentações, além de ações formativas em Fortaleza, Paracuru, Trairi, Baturité, Guaramiranga, Itapipoca, Pacatuba e Pacajus.

Criada em 1997, a Bienal de Dança se consolidou como um importante espaço de intercâmbio artístico e cultural, conectando artistas, públicos e linguagens em torno da dança contemporânea. A cada edição, o evento amplia seus diálogos com outras formas de arte e reforça a presença da produção cearense em um circuito internacional.

A festa de abertura promete muita celebração e música. A partir das 20h, quem comanda o som é o DJ Guga de Castro, seguido pelo espetáculo musical “Baile Quente”, com Saulo Duarte, que começa às 21h30. Encerrando a programação, às 22h30, o público confere o show “Lá na Zárea Todos Querem Viver Bem”, de Mateus Fazeno Rock. Os shows contam com interpretação em Libras.

Rock na Estação marca a noite de sábado (25)


Banda Canil

No sábado (25), a Estação das Artes recebe uma programação dedicada aos amantes do rock. A noite será marcada pela força das guitarras, pela energia do público e pela celebração da cena autoral cearense, além de um tributo eletrizante ao Metallica.

Abrindo a noite, às 19h, a Banda Bull Control apresenta seu som intenso e sem rótulos, marcado pela fusão da velocidade e do beatdown. Formada em 2015, a banda traz Rodrigo Costa na voz, Francisco Moésio no contra baixo e voz, Francisco Daniel na guitarra e na voz e João Neto na bateria. Eles exploram diferentes nuances do rock mantendo a autenticidade como principal característica. O show conta com interpretação em Libras.

Às 20h, quem sobe ao palco é a Banda Canil. Inspirada por nomes como Nirvana, Bush, Faith No More e Soundgarden, a banda composta por Vitor Alencar (guitarra e vocal), Mendes Júnior (guitarra), Saulo Cunha (baixo) e Leo Dantas (bateria) combina influências que levam ao público a sonoridade emocional do rock. O show conta com interpretação em Libras.

Encerrando a noite, às 21h, a Banda Mittra traz o show “Tributo ao Metallica”, uma experiência que recria a energia e a potência sonora da lendária banda californiana. Referência no cenário de covers do Metallica em Fortaleza desde 2006, o Mittra é reconhecido por sua fidelidade sonora e pela performance intensa. O repertório inclui clássicos do thrash metal e hinos atemporais que marcaram gerações, garantindo um encerramento memorável para a noite de Rock da Estação.

Mostra de Artesanato e Ressocialização acontece no domingo (26)


Primeira Mostra de Artesanatos e Ressocialização

No domingo (26), a partir das 10h, a Estação das Artes recebe a Mostra de Artesanato e Ressocialização (MAR), realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) com apoio do Instituto Mirante. O evento apresenta o resultado de projetos como “Arte em Cadeia” e “Rede Artesã”, que unem qualificação profissional, cultura e geração de renda para pessoas privadas de liberdade.

A programação inclui a exposição “Metamorfose”, no hall da KUYA – Centro de Design do Ceará. Além de oito estandes com trabalhos produzidos em unidades prisionais do estado. Cada estande destaca técnicas variadas, como crochê, macramê, bordado e tenerife, evidenciando a riqueza e diversidade do trabalho dos internos. Além disso, o evento conta com a apresentação do coral “Vozes da Liberdade”, formado por internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa, que acontece às 12h.

As peças expostas representam o impacto das políticas de ressocialização e o papel da arte como instrumento de transformação e reintegração social. A comercialização dessas obras contribui diretamente para a continuidade dessas ações, já que todos os recursos são revertidos ao Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário do Ceará, que financia programas de educação, capacitação e inclusão social.

Já no Mercado AlimentaCE, a Feira Agroecológica estará com produtos cultivados por internos nas unidades prisionais à venda, das 10h às 15h.

Além do evento que acontece durante toda a programação de domingo, a partir das 10h tem atividade infantil. A Oficina “Entre Cores e Linhas: Desenhando com Fios”, conduzida por Letícia Silveira e Talita Késsia, convida as crianças a explorar o corpo, os afetos e a imaginação por meio de desenhos e linhas coloridas, estimulando a criatividade e o autoconhecimento de forma lúdica e sensorial. Ainda na programação infantil, a partir das 11h, acontece Zumba Kids e Teens, realizada em parceria com o SESC, trazendo muita energia e diversão com coreografias animadas ao som de hits infantis. A proposta é incentivar o movimento, o trabalho em grupo e o prazer em dançar, em uma atividade cheia de cor e entusiasmo.

Durante a programação, o público também poderá acompanhar a intervenção urbana “Versos e Canções”, idealizada pelo poeta Patrick Lima, que acontece a partir das 11h em parceria com o Sesc. A ação leva poesia e afeto ao público por meio da distribuição gratuita de poemas e balões em formato de coração, espalhando literatura, leveza e gentileza.

Encerrando o fim de semana, às 12h30, no palco do Mercado AlimentaCE, o grupo Samba Sanfonado reúne Freitas Filho, David Simplício e Marcelo Gogó de Ouro em um show que une, choro, forró, samba e canções populares. Com arranjos marcados pela sanfona e pela cadência da boemia brasileira, o trio convida o público a cantar, dançar e celebrar o encontro entre ritmos, pessoas e afetos.

Serviço

Programação da Estação das Artes
Dias: 24 a 26 de outubro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Mais informações:
Instagram @estacaodasartes.ce@mercadoalimentace, @secultceara e @institutomiranteceara

Sexta, 24

Abertura da XV Bienal Internacional de Dança do Ceará

20h às 21h30 – DJ Guga de Castro
21h30 – 22h30 – Saulo Duarte
22h30 – 23h45 – Mateus Fazeno Rock
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras

Sábado, 25

Rock na Estação 

19h às 19h40 – Banda Bull Control
20h às 20h40 – Banda Canil
21h às 22h – Tributo ao Metallica, com Banda Mittra
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras

Domingo, 26

Domingo na Estação

10h às 15h – Mostra de Artesanato e Ressocialização (Parceria SAP)
10h às 15h – Feira Criativa “Arte em Cadeia” (Parceria SAP)
10h às 13h – Oficina infantil “Entre cores e linhas, desenhando com fios”, com Letícia Silveira e Talita Késsia
11h às 11h50 – Espetáculo Infantil “Zumba Kids e teens”, com Aquarela Entretenimento (Parceria SESC)
11h às 11h50 – Intervenção urbana “Versos e Canções”, com Patrick Lima (Parceria SESC)
12h às 12h15 – Grupo Musical “Acordes para a vida” e Coral “Vozes para Liberdade” (Parceria SAP)
12h30  às 14h30 – Samba Sanfonado, no Mercado AlimentaCE
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre