Programação especial da Pinacoteca do Ceará tem seminário e lançamento de livro

20 de outubro de 2025 - 17:02 #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto

No fim de semana, o museu realiza o seminário “Vidas singulares, memórias coletivas” e recebe o lançamento do novo livro do curador Moacir dos Anjos

Pouso do Trabalhador (Foto: Marilia Camelo)

Na semana de 22 a 26 de outubro, a Pinacoteca do Ceará oferece uma programação especial. No fim de semana, o destaque é o seminário “Vidas singulares, memórias coletivas”, que aprofunda temas centrais da exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, e o lançamento do livro “Ataque à indiferença: ensaios sobre arte e política”, de Moacir dos Anjos. Ao longo de todo o período, o museu realiza também visitas mediadas e temáticas, yoga, “Pouso do Trabalhador” e “Ateliê Criança Cria”. O museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

SEMINÁRIO 

Entre os dias 24 e 25 de outubro, sexta-feira e sábado, o seminário “Vidas singulares, memórias coletivas” retoma e aprofunda os debates abertos pela mostra “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. O programa conta com a participação de curadores da mostra e especialistas em três mesas para discutir temas como a constituição de museus públicos, memória territorial, arte popular e curadoria compartilhada.

A primeira mesa “Antologia de existências”, na sexta-feira (24), das 17h30 às 19h30, no Pátio da Pinacoteca, desenvolve o conceito de “vizinhança” em relação ao impacto dos equipamentos culturais nas comunidades e apresenta estudos de caso como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Centro Cultural Bom Jardim. Participam Lisette Lagnado, Levi Nunes e Marcelo Campos, com mediação de Yuri Firmeza.

No sábado (25), das 15h às 17h, a segunda mesa “Rastros e lastros” será realizada no auditório do museu, abordando questões sobre a formação do cânone artístico e os desafios de proveniência e autoria na “arte do povo”. Participam José Eduardo Ferreira Santos, Jancileide Souza dos Santos e Lisette Lagnado, com mediação de Aline Albuquerque.

Encerrando o evento, a terceira mesa “Memórias orais e populares em museus”, também no sábado, das 17h30 às 19h30, foca na curadoria compartilhada como ferramenta de escuta territorial. Será discutida a importância de ações educativas e do resgate de testemunhos orais. Participam Sérgio Rocha, Rodrigo Tremembé e Moacir dos Anjos, com mediação de Mariza Monteiro.

Todas as mesas contam com acessibilidade em Libras e capacidade para 100 participantes, inscrições por ordem de chegada.

>>> Confira mais detalhes sobre o seminário AQUI

LANÇAMENTO DE LIVRO 

Ainda no sábado (25), o hall da Pinacoteca será palco do lançamento do livro “Ataque à indiferença: ensaios sobre arte e política” (Cobogó), com a presença do autor Moacir dos Anjos. O evento inicia às 14h, com um bate-papo sobre a obra mediado pelo diretor do museu, Rian Fontenele. Após a conversa, o autor fará sessão de autógrafos.

A coleção de ensaios investiga “práticas artísticas que são, também, práticas políticas” a partir de artistas que compartilham a recusa às normas e aos acordos que sustentam as desigualdades e injustiças do mundo contemporâneo. Entre os trabalhos aos quais o livro se dedica, estão a obra dos artistas Aline Motta, Alfredo Jaar, Artur Barrio, Carlos Vergara, Clarissa Tossin, Doris Salcedo, Hélio Oiticica, Jean-Luc Godard, Jimmie Durham, José Antonio Vega Macotela, Lygia Pape, Miguel Rio Branco, Nan Goldin e Teresa Margolles.

A entrada no evento é gratuita e o livro será vendido no local.

>>> Confira mais detalhes sobre o lançamento AQUI

MAIS ATIVIDADES NA SEMANA 

Na quarta-feira (22), a Pinacoteca oferece duas atividades para relaxamento e encontro com o corpo. A partir das 12h30 o programa Pouso do Trabalhador “Corpo que respira, alma que dança”, com Liza Maria, convida a um momento de pausa com músicas fluidas e movimentos dançados no hall do museu. São 15 vagas com inscrições por ordem de chegada. No período da tarde, às 17h, Gracy Furtado conduz a prática meditativa Sahaja Yoga no programa “Yoga ao Pôr do Sol” no Pátio. São 30 vagas com inscrições a partir de uma hora antes da recepção.

Na quinta-feira (23), a partir das 16h, é realizada a visita temática “Presenças em encontro”, com Gi Monteiro, na exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”. O percurso explora como o corpo do espectador se relaciona com a obra. A visita é acessível em Libras e conta com 20 vagas. Inscrições a partir de uma hora antes na recepção. Na sexta-feira (24) e no sábado (25), o público pode participar de uma visita mediada às exposições em cartaz, conduzida pelos arte-educadores da Pinacoteca do Ceará. Começando às 15h, com 20 vagas e acessível em Libras, as inscrições ficam disponíveis na recepção a partir de uma hora antes.

Domingo (26) é dia de Ateliê Criança Cria. A atividade “Colagem Magica”, com Liza Maria, é realizada em duas sessões, às 10h e às 15h. Crianças a partir de 3 anos são convidadas a soltar a imaginação e criar desenhos e colagens com canetinhas, lápis de cor, miçangas e tampinhas de garrafas pet em papel paraná. A vivência é inspirada em obras expostas na mostra “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. São 15 vagas por sessão, com inscrições por ordem de chegada. As crianças devem estar acompanhadas por pelo menos um responsável.

EM CARTAZ


Vista da exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção” (Foto: Marilia Camelo)

A Pinacoteca do Ceará apresenta, atualmente, quatro grandes exposições: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026; “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, prorrogada até 25 de janeiro de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira. O público pode conferir, ainda, a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro.

A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.

SERVIÇO 

Programação da Pinacoteca do Ceará de 22 a 26 de outubro

22/10/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador “Corpo que respira, alma que dança”
Com Liza Maria
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Número de vagas: 15
Inscrições por ordem de chegada

22/10/2025 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Sahaja Yoga)
Com Gracy Furtado
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Número de vagas: 30 Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

23/10/2025 | quinta-feira | 16h às 17h
Visita temática “Presenças em encontro”
Com Gi Monteiro
Local: Exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras Número de vagas: 20
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

24/10/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras Número de vagas: 20
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

25/02/2025 | sábado | 14h
Lançamento do livro “Ataque à indiferença: ensaios sobre arte e política” + bate-papo com o autor
Com Moacir dos Anjos e Rian Fontenele
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada

24/10/2025 | Sexta-feira | 17h30 às 19h30
Mesa 1 – Antologia de existências
Com Lisette Lagnado, Levi Nunes e Marcelo Campos
Local: Mediação: Yuri Firmeza
Classificação Indicativa: Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Classificação Indicativa: Livre Inscrição por ordem de chegada

25/10/2025 | sábado | 15h às 17h
Mesa 2 – Rastros e lastros
Com José Eduardo Ferreira Santos, Jancileide Souza dos Santos e Lisette Lagnado
Local: Mediação: Aline Albuquerque
Classificação Indicativa: Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre Inscrição por ordem de chegada

25/10/2025 | sábado | 17h30 às 19h30
Mesa 3 – Memórias orais e populares em museus
Com Sérgio Rocha, Rodrigo Tremembé e Moacir dos Anjos
Local: Mediação: Mariza Monteiro
Classificação Indicativa: Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre Inscrição por ordem de chegada

25/10/2025 | sábado | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras Número de vagas: 20
Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

26/10/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Colagem Mágica”
Com Liza Maria
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 3 anos Número de vagas: 15
Inscrições por ordem de chegada

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.