Começa a Mostra Siará Cinema que reúne 32 filmes feitos e protagonizados por cearenses

16 de outubro de 2025 - 12:30

Em cartaz até 1º de novembro no Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão, iniciativa reúne 11 longas e 21 curtas-metragens realizados a partir dos investimentos em Audiovisual da Secult Ceará

Noite de abertura da Mostra Siara Cinema / Foto: Ana Raquel (CDMAC)

Nesta quarta-feira (15), data em que se celebra o Dia do Audiovisual Cearense, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), por meio da Coordenadoria de Cinema e Audiovisual (CCAVI), lançou a Mostra Siará Cinema 2025. Até 1º de novembro, o público pode assistir 32 filmes que evidenciam o cinema feito e protagonizado por talentos da Terra da Luz.

Realizados com recursos de Editais de Fomento e Apoio ao Audiovisual da Secult Ceará, as 32 produções participantes (11 longas e 21 curtas-metragens) destacam a força criativa do cinema cearense. São obras cinematográficas de ficção, documentário e animação que refletem a pluralidade artística e técnica dos profissionais da sétima arte cearense.

Acesse a programação completa aqui. 

As sessões acontecem nas salas de cinema da Secult Ceará, no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, que integram a Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará (Rece) e são geridas em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). A entrada é gratuita, com retirada de ingressos disponíveis a partir de uma hora antes de cada exibição em cada bilheteria.

Equipe do filme “Fortaleza Liberta” / Foto: Ana Raquel (CDMAC)

A solenidade de abertura, realizada na noite desta quarta-feira (15), no Cinema do Dragão, foi marcada pelas exibições dos filmes “Fortaleza Liberta” (de Samuel Brasileiro e Natália Maia) e “A Rebelião dos Jangadeiros”, de Cinthia Medeiros e Demitri Túlio.

Equipe do filme “A Rebelião dos Jangadeiros” / Foto: Ana Raquel (CDMAC)

Na oportunidade, o secretário Executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino, compartilhou como o Governo do Ceará, a partir da Secretaria da Cultura, traz o setor do Cinema e Audiovisual para o centro das atividades econômicas do estado.

O secretário Executivo destacou iniciativas como o projeto “Cinema da Cidade” (que prevê 12 novas salas de cinema em Aquiraz, Canindé, Cedro, Crateús, Itaitinga e Tauá), o lançamento da plataforma Siará+ (o primeiro serviço de streaming dedicado ao Cinema cearense) e o avanço do Estado e da sociedade civil na criação da empresa Ceará Filmes.

Esta e outras ações e projetos denotam o trabalho para avançar o Audiovisual como uma grande plataforma de desenvolvimento socioeconômico do Ceará. “A cada um real investido pelo Governo do Ceará em produção audiovisual desse estado, retornam para nossa economia R$ 3,10. É uma atividade econômica de alta relevância”, asseverou Rafael Felismino.

Divulgando nosso cinema

A Mostra Siará Cinema 2025 é uma oportunidade para o público mergulhar no cinema cearense. Esta ação promove a formação de novos públicos, além da aproximação e a interação do público com os realizadores dos filmes, por meio dos debates que acontecem após as exibições.

Os filmes são fruto dos investimentos viabilizados por meio do Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense, por meio da Lei Aldir Blanc, do XIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo e do XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo – Produções. A Mostra pensada para promover a difusão dos filmes patrocinados pelos editais, garantindo que o audiovisual feito no Ceará chegue ao público cearense.

Além da rica programação que reúne 32 produções, a Mostra também contará com sessões de debate após as sessões. “O público terá a oportunidade de conversar com as realizadoras e realizadores dos filmes. Mais do que exibir e fazer com que estas produções sejam conhecidas, também será um importante espaço de trocas”, explica a coordenadora de Cinema e Audiovisual da Secult Ceará, Camila Vieira.