Estação das Artes recebe Numalaje em edição comemorativa de três anos
15 de outubro de 2025 - 11:01 #Complexo Estação das Artes
Ascom Estação das Artes - Texto
Programação semanal conta também com os shows “Eita, Choro Medonho!”, “De Cá Pra Lá” e “Nosso Encontro”, além do projeto “Museu a céu aberto” e atividades infantis que contemplam a programação do Mês das Crianças
Numalaje (Foto: Thiago Matine)
Neste fim de semana, a Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — recebe uma programação diversa e gratuita que vai do choro, samba, xote e baião, ao funk, brega funk e ritmos eletrônicos.
Na sexta-feira (17), a Estação recebe duas apresentações que destacam a riqueza da música instrumental brasileira. A noite começa às 18h30 com “Eita, Choro Medonho!”, colaboração entre o músico-educador Chagas Sales e o músico convidado Carlos Freitas, em parceria com o Sesc. A performance propõe uma releitura inventiva de clássicos do choro, combinando violão, bases criadas ao vivo em loop station e sons de vitrola, em uma experiência que mistura o acústico e o eletrônico.
A proposta do músico-educador é desconstruir a ideia de “palco-show” propondo dinâmicas interativas com o músico convidado e o público, despertando a potência da expressividade musical humana em coletivo por meio do canto em grupo, da percussão artesanal, corporal e sons do cotidiano.
A partir das 20h, o palco recebe o show “De Cá Pra Lá”, com o grupo Murmurando e o maestro e sanfoneiro Adelson Viana. Celebrando duas décadas de trajetória, o show reúne choro, samba, xote e baião, em um repertório que transita entre tradição e inovação, com destaque para composições autorais de Samuel Rocha, diretor musical do projeto, e homenagens a grandes nomes da música brasileira. O resultado é uma experiência sonora vibrante, repleta de melodias e ritmos, que convida o público a se mover nesse caminho “De Cá Pra Lá”.
Ambas as apresentações contam com interpretação em Libras.
Numalaje celebra três anos de música e diversidade no sábado (18)
No sábado (18), a partir de 17h30, acontece a edição comemorativa de três anos da Numalaje, projeto cultural criado por pessoas negras e LGBTQIAPN+ periféricas de Fortaleza. A celebração promete uma noite de muita energia e som pulsante na Gare.
O line-up traz os DJs residentes Lolost, DDzin e Negona, além das participações especiais da DJ Nayma e Alisha Dazrima. A mistura de funk, brega funk, aparelhagem paraense e ritmos eletrônicos marca a identidade da Numalaje, que, há três anos, movimenta a cena local com produções potentes e coletivas.
Domingo na Estação (19) tem arte, mágica e música para toda a família
A partir das 10h do domingo, o público infantil participa da Oficina “Monotipia”, com as arte-educadoras Fleuri Cardoso e Talita Késsia. A atividade propõe experimentar a técnica da gravura a partir de tintas, pincéis e lâminas de acetato, explorando o processo criativo de impressão e a liberdade de compor imagens únicas. As crianças poderão criar quantas matrizes quiserem e receberão orientações tais como o tempo de secagem da tinta e formas de aplicar a pressão no processo de realização de suas gravuras.
Já às 11h, o Mágico Éflem apresenta o espetáculo “O Mágico das Crianças”, em parceria com o Sesc. Repleto de truques, ilusões e surpresas, o show interativo convida as crianças a participarem da mágica, garantindo diversão e encantamento para todo o público.
Enquanto isso, às 11h30 acontece o projeto “Museu a Céu Aberto”, uma visita mediada aos principais pontos da antiga Estação Ferroviária Professor João Felipe, um convite a conhecer de perto a história e o patrimônio ferroviário da cidade.
Encerrando o dia, a partir das 12h30, o palco da Estação recebe o show “Nosso Encontro”, com Tâmara Lacerda e Ranier Oliveira, dentro do projeto Chorinho na Estação. O show apresenta um repertório que celebra grandes nomes da música brasileira, como Sivuca, Hermeto Pascoal e Dominguinhos, em um encontro marcado pela harmonia e pela força da música instrumental nordestina.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias: 17 a 19 de outubro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Mais informações:
Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara
Sexta, 17
18h30 às 19h40 – “Eita, Choro Medonho!”, com Chagas Sales e Carlos Freitas (Parceria Sesc)
20h às 21h30 – Show “De Cá Pra Lá”, com Murmurando e Adelson Viana
Acessível em Libras
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado, 18
17h30 às 21h30 – Numalaje – 3 anos, com DJ’s Lolost, DDzin, Negona, Nayma + Alisha Dazrima
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo, 19
Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina Infantil “Monotipia”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia
11h às 11h45 – Espetáculo “O Mágico das Crianças”, com Mágico Éflem (Parceria Sesc)
11h30 às 12h30 – Museu a céu aberto: visita mediada aos principais pontos da Estação Ferroviária Prof. João Felipe
12h30 às 14h30 – Show “Nosso Encontro”, com Tâmara Lacerda e Ranier Oliveira
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre