Estação das Artes apresenta programação especial no Dia das Crianças
8 de outubro de 2025 - 11:36 #Estação das Artes
Ascom Estação das Artes - Texto
Além das atividades infantis de domingo, o fim de semana na Estação conta também com a discotecagem do projeto Kolage e um Tributo à dupla Sandy e Junior
Coletivo Kolaje
Neste fim de semana, a Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – recebe uma programação para públicos de diferentes gerações. O destaque fica para o domingo, dia 12 de outubro, data em que se celebra o Dia das Crianças, com uma agenda de atividades dedicadas ao público infantil.
Kolage estreia na Estação das Artes com uma viagem entre diversos gêneros musicais
Na sexta-feira (10), a partir das 18h, o projeto Kolage chega para animar o público. A noite vai contar com os DJ’s Calú, Lola Mel, Fyl e Linhatenia, com uma discotecagem eclética que vai do forró à música eletrônica.
Desde 2024, o coletivo tem a missão de ser um ponto de convergência multicultural, englobando em sua atuação diversas formas de arte, como discotecagem, produção musical, conteúdo audiovisual, arte drag e performance. Essa proposta de unir diferentes expressões artísticas em um único coletivo dá o norte das ações e confere uma identidade única às apresentações.
Tributo à dupla Sandy e Junior traz nostalgia para a Gare neste sábado (11)
A partir das 19h30 do sábado (11), o palco da Estação receberá a Banda Reite e a cantora Lívia Baral para o show “A gente dá certo”. A apresentação é um nostálgico tributo à dupla Sandy & Junior.
Com 17 anos de estrada, a Banda Reite se une ao talento vocal de Lívia Baral e, juntos, prometem reviver os maiores sucessos da dupla, transportando o público em uma viagem por canções que marcaram gerações. A apresentação contará com interpretação em Libras.
Dia das Crianças na Estação das Artes: oficinas, pintura, circo e música para a família
No dia 12 de outubro, o Domingo na Estação oferece atividades infantis que iniciam a partir das 10h. A programação conta com a oficina infantil “Universo de cores”, na qual as crianças são convidadas a explorar o processo de criação de novas tonalidades a partir das cores primárias. Utilizando tintas guache e papel kraft, a atividade propõe uma experiência sensorial e criativa que estimula a curiosidade e o olhar artístico por meio da mistura e da experimentação. O momento é acompanhado pelas arte-educadoras Tálita Késsia e Fleuri Cardoso.
Simultaneamente, o Mercado AlimentaCE propõe a oficina “Colorindo o Farol”. A criançada participa de uma pintura coletiva em painel, transformando o Farol do Mucuripe e o prédio da Estação das Artes em um grande mural afetivo, lúdico e colorido. A atividade estimula a expressão artística, o trabalho coletivo e o sentimento de pertencimento ao território e aos espaços culturais da cidade, fortalecendo laços entre arte, infância e comunidade.
Também a partir das 10h, a diversão está garantida com a Pintura Facial para Crianças, uma atividade conduzida pelo Grupo Artesanias em parceria com o Sesc Ceará.
O universo do circo também vai tomar conta da Gare. Os grupos K’Os Coletivo e Desequilibradoz trazem performances e interações que prometem encantar, misturando arte e equilíbrio. As atividades buscam estimular a criatividade de crianças e adultos.
A partir das 11h30, a Pinacoteca do Ceará e a Estação das Artes se unem em uma parceria especial. Após uma oficina de confecção de chapéus pelas crianças em um ateliê na Pinacoteca, a Trupe Realejo conduz a meninada em um trajeto até a Gare da Estação. Os acessórios se transformam em adereços festivos e de proteção contra o sol, compondo o visual do trajeto. A Trupe encerra o percurso com o show “Brincando com Música”, convidando o público a cantar, brincar e celebrar o Dia das Crianças.
Às 13h15, o Mercado AlimentaCE traz a banda RedScar, que apresenta um show especial dedicado ao grunge dos anos 1990, revisitando também clássicos de Nirvana, Pearl Jam, Foo Fighters e outros ícones do rock. Com quase duas décadas de estrada, o grupo promete uma apresentação cheia de energia.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias: 10 a 12 de outubro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Mais informações:
Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace, @pinacotecadoceara e @institutomiranteceara
Sexta (10)
18h às 22h – Kolaje, com DJs Calú, Lola Mel, Fyl e Linhatenia
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado (11)
19h30 às 21h30 – Tributo à dupla Sandy e Jr, com Banda Reite e Lívia Baral
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras
Domingo (12)
Domingo na Estação
10h às 12h – Intervenção circense cênica e musical, com os grupos K’Os Coletivo e Desequilibradoz (Parceria Sesc)
10h às 13h – Oficina infantil “Universo de cores”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso
10h às 13h – Pintura Facial para Crianças, com Grupo Artesanias (Parceria Sesc)
10h às 13h – Oficina Infantil “Colorindo o Farol”, no Mercado AlimentaCE
11h45 às 12h45 – Show “Brincando com Música”, com Trupe Realejo (Acessível em Libras)
13h15 às 15h – RedScar especial Rádio 90’s, no Mercado AlimentaCE
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre