Museu da Imagem e do Som realiza intensa programação infantil celebrando a semana da criança
7 de outubro de 2025 - 12:42 #Museu da Imagem e do Som do Ceará
Ascom Museu da Imagem e do Som do Ceará
As atividades incluem espetáculos de teatro e música, e a programação especial “Uma Noite no Museu”
Circo do Chaplin (Foto: Deivyson Teixeira)
O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza nesta semana uma programação especial focada no público infantil, em alusão ao Dia da Criança (12). Serão realizados espetáculos de teatro e música, além da atividade especial “Uma Noite no Museu”, com diversas brincadeiras e desafios. Já a Galeria da Liberdade, espaço que integra o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, promove ao longo do mês de outubro visitas mediadas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”. A ação acontecerá sempre aos sábados, às 16h. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, com gestão parceira do Instituto Mirante.
Uma noite no Museu
Na sexta-feira (10), das 18h às 19h30, acontece mais uma edição de Uma Noite no Museu. A atividade é uma ação educativa do MIS que transforma o espaço expositivo em um grande cenário de aventura. Inspirada na tradicional caça ao tesouro, a proposta convida crianças e famílias a ajudarem um museólogo a reencontrar seu acervo perdido, unindo arte, memória e imaginação. Durante a atividade, os participantes percorrem diferentes ambientes do museu, interagem com personagens, enfrentam desafios criativos e vivenciam experiências imersivas com projeções, sons e performances. Ao final, todos se tornam parte da narrativa ao devolver o tesouro da memória ao museólogo. São ofertadas 20 vagas, e cada criança deve estar acompanhada de um adulto responsável. As inscrições serão por ordem de chegada, a partir das 16h, na recepção do Anexo, mediante a presença da criança que irá participar.
Espetáculo Infantil: “A Bruxa Catifunda”, do Grupo Formosura de Teatro
No sábado (11), a partir das 18h, acontece na praça do MIS o espetáculo infantil “A Bruxa Catifunda”, do Grupo Formosura de Teatro. Com texto e direção de Graça Freitas, “A Bruxa Catifunda” é um espetáculo de mamulengo dirigido ao público infantil, mas que tem excelente aceitação por parte dos adultos. O enredo da peça é baseado na luta de Quinzinho, um menino vendedor de pirulitos que tenta defender a natureza das garras da bruxa. A primeira investida dela é contra as flores, depois segue dizendo que vai poluir os rios, lagos e lagoas, sujar todas as ruas, jogar lixo nos bueiros e transformar a cidade num mar de sujeira. Com a colaboração da plateia Quinzinho articula um modo de vencer a bruxa e salvar a natureza. No elenco, estão Maria Marina, Graça Freitas, Raul Alves e Rami Freitas.
O Grupo Formosura de Teatro, na esteira dos mamulengueiros nordestinos, constitui uma família de artistas que se juntam a parceiros da sua arte. O trabalho iniciou em 1985, a partir da criação de espetáculos com bonecos. Hoje, o grupo elabora suas criações a partir da relação do boneco e do ator em cena. Refletindo a irreverência, a espontaneidade e o humor comuns à tradição de brincantes populares, o grupo investe, igualmente, em diferentes linguagens que problematizem a experiência humana e o contexto político-social em que está inserida.
Tia Samila e sua turma em: Brincadeira de Criança
No domingo (12), a partir das 15h, acontece na praça do MIS a apresentação de Tia Samila e sua turma em “Brincadeira de Criança”. O show é uma iniciativa que busca valorizar e incentivar o brincar como recurso de desenvolvimento integral na infância, bem como a difusão da cultura e da arte, através da música. Com um repertório que estimula linguagens próprias da cultura infância, o protagonismo infantil, o estímulo à imaginação, a oralidade e a convivência entre os pares, a apresentação será composta por músicas, brincadeiras e dinâmicas. O show será composto por Tia Samila, pelos personagens Mila e Bento e pelos músicos da Banda Infantil Tia Samila e sua turma.
O Circo do Chaplin
Também no domingo (12), das 17h às 18h, acontece na praça do MIS a apresentação do Circo do Chaplin, realizada por Apolo – O Chaplin Cearense. O Circo do Chaplin abrilhanta as peripécias de Carlitos na apresentação do seu circo das pulgas. Faz uso da mímica chapliniana para construir um enredo de uma apresentação circense protagonizada pela Pulga. Ao se deparar com o fim
trágico da pulga, Chaplin (Carlitos) assume o espetáculo e com a ajuda do público dá continuidade ao show.
Apolo – O Chaplin Cearense é artista de rua, intérprete de Carlitos (Charles Chaplin) em atuação há 14 anos na cidade de Fortaleza. Nesta data emblemática de celebração da infância, simboliza a força dos artistas de rua e a ocupação legítima do espaço público como territórios de afeto, imaginação e aprendizado. O espetáculo leva às crianças e adolescentes a magia do circo, das praças e do teatro de rua, transformando a rotina em poesia e convidando o público a mergulhar em universos de fantasia e encantamento.
(Foto: Deivyson Teixeira)
Visita mediada à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política” com educadores da Galeria da Liberdade
A Galeria da Liberdade, espaço que integra o conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, promove ao longo do mês de outubro visitas mediadas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”. A ação acontecerá sempre aos sábados, às 16h. A equipe de educadores do espaço guiará os visitantes em uma experiência profunda e reflexiva através das histórias de resistência de mulheres que tiveram suas trajetórias marcadas pela luta em defesa dos direitos humanos e da democracia. São ofertadas 40 vagas para pessoas acima de 12 anos e as inscrições serão por ordem de chegada.
A exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política” é uma itinerância do Memorial da Resistência de São Paulo, com curadoria de Ana Pato e Carolina Junqueira, e reúne depoimentos de mulheres que vivenciaram a violência de Estado no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Um total de 22 testemunhos são reunidos na instalação “Partitura da Escuta” (2023), de Bianca Turner. As narrativas dessas mulheres estão em diálogo com o pensamento da historiadora, militante e poeta Beatriz Nascimento, que se destacou como intelectual que contribuiu para pensar a sociedade brasileira no contexto da Ditadura Civil Militar, confeccionando resistências através das suas reflexões. A exposição destaca, ainda, o imaginário de luta da pensadora negra, com três poemas de sua autoria escritos nos anos 1980. A poesia de Beatriz é um retrato urgente e contemporâneo das formas de resistir contra a violência, a impunidade e o racismo.
Exposições no MIS
Na sala imersiva do MIS estão em cartaz “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri”, “Re-floresta” e “Avatara”. O MIS segue ainda com as exposições físicas “Bezoar do Tempo” (andar +2), “Avatara” (andar -2), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1) e “Laboratório dos Sentidos” (Casarão).
O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
– Uma noite no Museu
Data: 10 de outubro (sexta-feira)
Horário: 18h às 19h30
Local: Anexo
Inscrições por ordem de chegada a partir das 16h.
– Espetáculo Infantil: “A Bruxa Catifunda” do Grupo Formosura de Teatro
Data: 11 de outubro (sábado)
Horário: 18h às 19h
Local: Praça do MIS
– Tia Samila e sua turma em: Brincadeira de Criança
Data: 12 de outubro (domingo)
Horário: 15h às 16h
Local: Praça do MIS
– O Circo do Chaplin
Data: 12 de outubro (domingo)
Horário: 17h às 18h
Local: Praça do MIS
GALERIA DA LIBERDADE
Avenida Barão de Studart, 505. Meireles.
Entrada: gratuita.
– Visitas mediadas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política”
Datas: 11, 18 e 25 de outubro (sábados)
Horário: 16h
Inscrições por ordem de chegada.