Com apoio da Secult, 14º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará tem programação a partir de sexta-feira (10)

7 de outubro de 2025 - 11:24 #

Ascom 14º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - Texto

Com acesso gratuito, o TIC acontece de 10 a 21 de outubro. Neste fim de semana terá programação para as crianças dia 10 (sexta) na CAIXA Cultural Fortaleza, e dias 11 e 12 (sábado e domingo) na CAIXA Cultural, no Centro Dragão do Mar e no Hub Cultural Porto Dragão. Programação: www.festivaltic.com.br

Espetáculo “Bichos do Brasil” de Pia Fraus, de São Paulo (Foto: Renan Perobelli) 

Ele chegou! O 14º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – TIC começa neste fim de semana, de sexta a domingo, 10 a 12 de outubro, com programação gratuita em Fortaleza. Com o tema “Juntos e Misturados”, o festival celebra a arte como espaço de encontro e promove atividades simultâneas na CAIXA Cultural Fortaleza, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Hub Cultural Porto Dragão. A programação segue até o dia 21 de outubro, passando também por Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Quixeramobim. Toda a programação é gratuita e acessível, com intérpretes de Libras e audiodescrição em grande parte das atividades.

Sexta a segunda (10 a 13) na CAIXA CULTURAL FORTALEZA

O festival começa esta edição na sexta-feira (10), na CAIXA Cultural, com o espetáculo “A Fabulosa História de BasarKus”, da companhia francesa Cia Lamento, que mistura dança e circo. Serão duas sessões com audiodescrição – às 10h e às 14h –, prioritariamente para escolas públicas, com 60 lugares reservados para o público em geral. Após cada sessão, haverá debate com o grupo.

No sábado (11) e domingo (12), a programação é aberta ao público. A partir das 16h, o pátio da CAIXA Cultural se transforma em espaço de convivência com a DJ Mia, apresentações circenses, feira de troca de livros e brinquedos, além de oficina de brinquedos com tampinhas de PET, ministrada por Simone Barreto. Às 17h, a Cia Lamento retorna com novo espetáculo e, às 18h, o grupo paulistano Pia Fraus apresenta “Bichos do Brasil”, com bonecos gigantes e infláveis. A apresentação contará com audiodescrição e Libras. Durante o fim de semana, a CAIXA Cultural oferecerá serviço de manobrista.

O espaço também sediará, de 10 a 13 de outubro, o 1º Encontro TIC de Realizadores de Festivais de Artes Cênicas para Crianças, reunindo representantes de festivais de todo o Brasil e da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará (Rede FACE).

Sábado e domingo (11 e 12) no DRAGÃO DO MAR 

No fim de semana, o festival também estará no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com programação aberta ao público no sábado e domingo (11 e 12). Nos dois dias, das 16h30 às 18h30, o TIC estará na Arena Dragão do Mar, com apresentação do DJ Miau e sua Gatarada, e oficinas criativas de máscaras e fantoches. Às 16h30, no Teatro Dragão do Mar, o palhaço mexicano Aziz Gual apresenta o espetáculo “Riso em Riso”, com audiodescrição. O encerramento no local será no domingo (12), às 19h, no Anfiteatro, com show do Grupo Cria (RJ), também com acessibilidade em Libras e audiodescrição.

O acesso ao Centro Dragão do Mar pode ser feito pela Rua José Avelino, atravessando a praça pelo Palco Rogaciano Leite Filho, pela Rua Boris, em frente ao Hub Cultural Porto Dragão ou pela Avenida Pessoa Anta, ao lado da Caixa Cultural Fortaleza.

Sábado e domingo (11 e 12) no HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO

A Cia Primeiro Olhar (DF) estará no Hub Cultural Porto Dragão com o espetáculo “Os Peixes não Falam”, criado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No sábado (11) e no domingo (12), o grupo se apresenta às 16h, com recursos de acessibilidade como Libras e audiodescrição.

No espaço haverá sessões do espetáculo “Os Peixes não Falam”, da Cia Primeiro Olhar (DF), voltado ao público infantil com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sessões exclusivas na sexta (10) no Dragão do Mar e no Hub Cultural Porto Dragão

Além da programação aberta ao público no sábado e domingo, o TIC leva alunos de escolas públicas ao Teatro Dragão do Mar na sexta-feira (10), às 10h e 14h30, para conferir “Quintal Encantado”, da Cia Prisma (CE). As duas sessões terão interpretação em Libras.

No Hub Cultural Porto Dragão, antes das apresentações de sábado e domingo, a Cia Primeiro Olhar (DF) fará uma sessão especial na sexta-feira (10), às 14h30, para crianças com TEA e acompanhantes – 30 pessoas no total – seguida de debate com a especialista Cláudia Mascarenhas.

Programação na região metropolitana

Depois de Fortaleza, o TIC segue para a Região Metropolitana, com espetáculos e debates para as crianças de Maracanaú e Maranguape nos dias 13,14 e 18 de outubro; em Pacajus nos dias 16, 17 e 19 de outubro; e Quixeramobim, nos dias 19, 20 e 21 de outubro. Toda a programação pode ser conferida no site do evento www.festivaltic.com.br.

Seminário Online

Até sexta-feira (3) acontece o 5º Seminário Virtual Arte e Educação reunindo especialistas que discutirão a relação entre artes cênicas e educação básica. A programação, que teve início no dia 29 de setembro, conta com formulário para inscrição gratuita disponível no site do festival. O Seminário conta com transmissão realizada diariamente, às 18h, ao vivo, pelo canal da Invento Produções Culturais no YouTube (https://youtube.com/InventoProducoesCulturais). O evento conta com intérpretes de Libras e audiodescrição dos convidados, garantindo acessibilidade a todos. A participação é gratuita e, para receber o certificado, é necessário realizar a inscrição por meio do formulário disponível no site do Festival TIC (www.festivaltic.com.br), assistir às transmissões e assinar a lista de presença.

14° TIC

Ao todo, a programação conta com 46 apresentações artísticas e 10 debates em escolas, praças e equipamentos culturais. São oito atrações nacionais e internacionais – três do Ceará, três de outros estados, uma do México e uma da França. Os espetáculos desta edição abordam temas como diversidade étnico-racial, inclusão, meio ambiente, capacitismo e bullying, propondo experiências poéticas, lúdicas e reflexivas para crianças e suas famílias.

Assim como nas edições anteriores, o TIC também reafirma seu compromisso com o futuro, ao adotar uma política de carbono zero, neutralizando as emissões de gases de efeito estufa por meio do plantio de árvores nativas no Ceará.

O 14º TIC é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e a Invento Produções Culturais. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Mecenas do Ceará. Apoio Cultural: Sumitomo Chemical e Cie Durametal. Patrocínio: CAIXA, Smurfit Westrock, Aniger, Freitas, Vicunha Têxtil, Grupo Hope e Melbros. Parceria: BG Soluções Sociais; Instituto Seara; Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará; Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Educação; Institut Français; Ville de Grenoble; Prefeitura de Maracanaú, via Secretaria de Educação; Prefeitura de Maranguape, via Secretaria da Educação; Prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo; Prefeitura de Quixeramobim, por meio da Secretaria de Educação; Instituto Dragão do Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Hub Cultural Porto Dragão; Theatro José de Alencar. Produção: D’Grau Produções.

SERVIÇO

14º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – De 10 e 21 de outubro de 2025 o evento passa por Fortaleza (10 a 12), Maracanaú (13, 14 e 18), Maranguape (13, 14 e 18), Pacajus (16, 17 e 19) e Quixeramobim (19 a 21). Toda a programação é gratuita e acessível, com tradução em Libras e audiodescrição. Informações: www.festivaltic.com.br. Facebook: www.facebook.com/festivaltic. Instagram: www.instagram.com/festivaltic.