Centro Cultural do Cariri compartilha práticas educativas culturais no 15º Encontro Regional de Educação em Museus CECA-LAC, no Equador
2 de outubro de 2025 - 10:41 #Centro Cultural do Cariri
Ascom Centro Cultural do Cariri - Texto
O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria da Cultura, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, participou do 15º Encontro Regional de Educação em Museus CECA-LAC 2025, realizado em Quito, Equador, de 22 a 26 de setembro. A presença do equipamento acontece por meio da proposta “Pedagogias do Encantamento: Saberes Ancestrais e Práticas de Educação Cultural e Museal no Cariri Cearense”, apresentada por Eliana Amorim (Coordenadora de Educativo), Maria Macêdo (Coordenadora de Exposições) e Fabiana Barbosa (Assessora Executiva).
O encontro, promovido pelo Comitê de Educação e Ação Cultural da América Latina e do Caribe (CECA-LAC) em parceria com a Fundação Museus da Cidade, reúne pessoas educadoras, pesquisadoras e gestoras culturais sob o tema “ESCUTE-NOS: Intercâmbios e ressonâncias em perspectiva crítica”. A programação propõe dinâmicas de reflexão, crítica e criatividade em torno da educação museal e patrimonial.
A proposta das trabalhadoras do CCCariri destaca experiências formativas da Gerência de Patrimônio Cultural e Memória, que unem saberes tradicionais e práticas educativas contemporâneas em ações de mediação cultural e formação continuada. Entre as iniciativas, estão as exposições Nascente da Trama e do Som e Encantarias Cariris, além do Ateliê das Mestridades Cariris, programa de formação mediado por mestres e mestras de ofícios tradicionais como cerâmica, reisado, escultura, gravura e artes têxteis.
“A mediação cultural construída com as comunidades indígenas, por meio dos programas educativos da Secretaria de Cultura de Quito, nos aproxima e inspira, especialmente quando refletimos sobre os processos educativos no Cariri, conduzidos pelos próprios mestres e mestras da cultura”, destaca Eliana Amorim, coordenadora de educativo”, afirma Eliana Amorim, coordenadora de educativo.
Essas práticas valorizam a oralidade e as ancestralidades indígenas e africanas, colocando a escuta como ferramenta política e pedagógica. Os mestres e mestras que participam das ações, reconhecidos ou não oficialmente pela Lei n.º 13.842/2006 como Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, evidenciam a importância da transmissão de saberes e da salvaguarda do patrimônio cultural vivo, em consonância com as políticas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará voltadas à valorização dos saberes tradicionais e à educação patrimonial.
“A prática educativa, enraizada na escuta coletiva e nos saberes ancestrais, tece conexões entre as ações do CECA-LAC e os territórios que aqui se encontram para compartilhar e ouvir. Este encontro fomenta uma teia de diálogos sensíveis, germinando possibilidades de futuros encontros e parcerias”, acrescenta Maria Macêdo, coordenadora de exposições do Centro Cultural do Cariri
Para a equipe, organizar e registrar essas vivências é também um gesto político e pedagógico. “A participação do Centro Cultural do Cariri no 15º Encontro Regional de Educação em Museus CECA-LAC reforça a importância de que os trabalhadores e trabalhadoras da cultura sistematizem os saberes produzidos na execução das políticas culturais do Ceará. Registrar e organizar essas experiências fortalece a memória coletiva e transforma práticas culturais em ferramentas pedagógicas capazes de promover diálogos com outras experiências”, ressalta Fabiana Barbosa, assessora executiva do equipamento.
Com essa participação, o Centro Cultural do Cariri fortalece sua atuação no campo da educação cultural e museal, promovendo uma pedagogia plural, decolonial e enraizada no território. A presença das trabalhadoras no encontro reafirma o compromisso do equipamento com o reconhecimento e a valorização dos conhecimentos produzidos por suas equipes e pelas comunidades do Cariri, projetando e estabelecendo conexões entre esses saberes no cenário internacional.
15º Encontro Regional de Educação em Museus CECA-LAC 2025
O Comitê de Educação e Ação Cultural da América Latina e do Caribe (CECA-LAC) e a Fundação Museus da Cidade promovem o encontro em Quito (Equador), de 22 a 26 de setembro de 2025. Com o tema “ESCUTE-NOS: Intercâmbios e ressonâncias em perspectiva crítica”, a programação propõe dinâmicas de reflexão, crítica e criatividade, reunindo profissionais da área museal em diálogos sobre práticas educativas e culturais em toda a região.
Sobre o Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
Instalado na cidade do Crato, Ceará, o equipamento é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Desde sua abertura ao público, cerca de 1.500 ações foram realizadas e aproximadamente 600 mil pessoas foram beneficiadas com as programações, todas totalmente gratuitas.
O equipamento ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados e conta com uma ampla estrutura que inclui Galerias, Residências Artísticas, Salas de Formação, Biblioteca Baobá, Pequeno Palco, Núcleo de Artes e Ofícios, Rádio Unaé, Bosque, Terreiro das Artes, Areninha, Pista de Esportes de Radicais, Quadras de Areia e Brinquedopraça.
Em processo de estruturação, estão o Teatro-Escola, as Salas de Aula e Ensaio, o Café, o Restaurante-Escola e o Planetário. Com essa diversidade de espaços, o Centro Cultural do Cariri se consolida como um equipamento de encontro e convivência, promovendo o acesso democrático à cultura, à educação, à ciência e à cidadania.