Biblioteca Pública Estadual lança curso em Mediação Leitora
1 de outubro de 2025 - 10:42 #BECE #Curso de Mediação Leitora
A formação é gratuita e acontece de forma presencial na Bece de outubro a dezembro
A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), lança, nesta segunda-feira (29 de setembro), o curso “Mediação Leitora”, sob curadoria da profª Sarah Diva Ipiranga. O curso se insere no âmbito do projeto Pomar, iniciativa da Bece, que tem a finalidade de promover experiências formativas para pessoas que buscam ampliar repertórios literários e desenvolver habilidades criativas no campo da mediação de leitura e da escrita.
As inscrições para os interessados na formação iniciam-se nesta segunda-feira, dia 29 de setembro, e seguem até o dia 5 de outubro. O Curso Mediação Leitora ofertará carga horária de 60 horas/aula e será realizado de forma presencial, na sala multiuso da Bece e em outros espaços, no período de 15 de outubro a 10 de dezembro, das 14h às 17h, às quartas, quintas e sextas-feiras.
O POMAR
O projeto Pomar surgiu em 2022 com dois cursos livres, chamados “Laboratórios de Escritas e de Mediação de Leitura”, que foram reeditados em 2023. Em ambas as edições realizadas, o Pomar esteve sob a coordenação da artista e educadora Fernanda Meireles.
“O projeto Pomar une formação, criação e compartilhamento de saberes em um espaço de experimentação coletiva, ao tempo que oferece percursos distintos para Mediação de Leitura e Escrita. O curso Mediação Leitora é mais uma “árvore” que se planta neste Pomar, com o propósito de ampliar horizontes culturais dos participantes e contribuir para o fortalecimento da relação entre leitores, autores e mediadores”, ressalta a Superintendente da Bece, Suzete Nunes.
CURSO MEDIAÇÃO LEITORA
A formação em Mediação Leitora insere-se como projeto leitor de afirmação do bem-comum, acessível a todas, todos e todes. O curso busca propiciar experiências significativas de leitura e fundamentar, de forma consistente, a ação mediadora em diversos espaços: escolas, bibliotecas, clubes de leitura etc.
De forma a sistematizar o conhecimento que está envolvido na mediação, o curso organiza-se em três módulos: Aprendizagens, Experiências e Projeções. Cada módulo integra um conjunto de aprendizagens e práticas que subsidiam o processo de movimentação da cadeia leitora (mediador, texto, contexto, leitor).
I – Aprendizagens (Literatura, leitura, leitores, mediadores; Espaços e sujeitos na mediação; Mediação e habilidades socioemocionais)
II – Experiências (Competências de mediação; Acessibilidade ao ato de leitura; A voz e a construção dos sentidos)
III – Projeções (Elaboração de projetos; Criação de um projeto de mediação leitora)
“Mediar significa ‘estar ou passar-se entre duas coisas’, ou seja, ser ponte, construir caminhos e possibilidades. Com esse objetivo de aproximar, ela adentra as práticas educativas e insere-se num ‘ecossistema de aprendizagens’, no qual a troca e o compartilhamento despontam como as suas forças mais motivadoras”, destaca Sarah Diva Ipiranga, curadora do curso.
ESTRUTURA DO CURSO
Organizado em três módulos de 20h, com aulas que acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Confira o calendário e os mediadores:
Módulo 1. Aprendizagens
Mediadoras: Sarah Diva Ipiranga e Rebeca Albuquerque
Datas: 15,16, 17, 22, 23, 24 e 29 de outubro
Módulo 2. Experiências
Mediadora: Luciana Sousa
Datas: 05, 06, 07, 12, 13, 14 e 19 de novembro
Módulo 3. Projeções
Mediadores: Argentina Castro e Talles Azigon
Datas: 26, 27 e 28 de novembro e 03, 04, 05 e 10 de dezembro
AULAS ABERTAS
Os módulos iniciam-se com uma Aula aberta, que estabelecerá um diálogo entre profissionais de relevância e experiência na área da literatura e formação leitora em formato de encontros presenciais, abertos ao público em geral. Confira o calendário:
15 de outubro | “A palavra como resistência”, com Airton Souza e Claudiana Alencar
05 de novembro | “ Ser e estar na palavra andante”, com Glória Diógenes e Fernanda Meireles
26 de novembro | “Eu, você e o outro: palavras de encontro”, com Efigênia Alves e Maura Isidório
Público-alvo: O curso é voltado para pessoas com idade mínima de 18 anos e, preferencialmente, que já atuam como agentes e mediadores de leitura em bibliotecas públicas e comunitárias, escolas, projetos sociais e buscam ampliar e qualificar sua atuação individual, social ou profissional no campo da mediação de leitura. Ele também se destina àqueles que querem conhecer os processos de mediação leitora e procuram formação específica na área (estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia, professores de Literatura e Língua Portuguesa, educadores em geral e demais pessoas interessadas).
“Nosso objetivo é reunir quem já atua ou deseja atuar na promoção da leitura, fortalecendo redes e criando oportunidades de aprendizado coletivo”, afirma Rosana Rodrigues, coordenadora de Ação Cultural e Educativa da Bece.
A Bece oferecerá certificado aos alunos que concluírem os três módulos com, no mínimo, 75% de frequência.
Serviço
Biblioteca Pública Estadual do Ceará lança o Curso Mediação Leitora
Quando: de 15 de outubro a 10 de dezembro
Link Inscrições: https://bece.cultura.ce.gov.br/pomar/