Com apoio da Secult, 11º Festival Internacional de Circo do Ceará apresenta atrações de 7 países
26 de setembro de 2025 - 15:06 #Festival Internacional de Circo do Ceará #PNAB
O festival acontece de 31 de outubro a 15 de novembro em 5 cidades cearenses, com toda a programação gratuita
Coletivo FusCirco
Mais de 30 atrações locais, nacionais e internacionais participam do 11º Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC), evento tradicional que anualmente circula por cidades cearenses com apresentações das mais diversas artes circenses, para toda a família. A 11ª edição acontece entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, com programação em Fortaleza (31/10 e 03/11), Aquiraz (01 e 02/11), Paracuru (05 e 06/11), Itapipoca (07 e 08/11) e Canoa Quebrada, em Aracati (14 e 15/11). Além do circuito principal, o FICC articula outras ações em rede com equipamentos culturais públicos e privados de diferentes municípios do Ceará. Toda a programação tem acesso gratuito.
Para esta edição, o Festival de Circo recebeu 628 inscrições de diferentes estados e países, das quais, foram selecionados e convidados 32 trabalhos, entre números, espetáculos e oficinas. Do Brasil, as atrações circenses são do Amazonas, de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e do Ceará, das cidades de Aquiraz, Aracati (Canoa Quebrada), Camocim, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca Maracanaú, Paracuru e Quixeramobim. Também foram selecionados trabalhos de artistas circenses da Argentina, do Chile, da Colômbia, do Equador, da Espanha e do Uruguai.
Giza Diógenes, diretora do Festival de Circo, revela que o processo de curadoria buscou garantir um recorte plural, diverso e representativo do circo em suas mais distintas possibilidades — das expressões tradicionais às experimentações contemporâneas —, priorizando propostas que dialogam com diferentes territórios, linguagens e trajetórias. O resultado revela uma programação robusta que contempla artistas do Brasil e mais seis países da América Latina e Europa: Espanha, Equador, Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai. “Isso reforça o FICC como um dos principais pontos de conexão e circulação da cena circense latina no Brasil”, comenta.
Os picadeiros do 11º FICC vão receber cerca de 100 artistas em mais de 40 apresentações. Mantendo o compromisso com a equidade de gênero, nesta edição 33% dos trabalhos são de artistas homens, 33% de mulheres e 34% de grupos compostos por formações mistas, assegurando um panorama equilibrado e diverso.
“Mais que um festival, o FICC é um espaço de visibilidade, conexão e valorização das artes circenses — em especial das vozes e práticas que atuam nos territórios, nos coletivos, nas lonas e nas ruas. Sua curadoria aposta no poder do encontro, na força da cena e na arte como direito”, diz a diretora do festival.
AS ATRAÇÕES do 11º FICC
Do Ceará:
Alegria_o_palhaco (Aquiraz)
Banda de Música Mestre Pixuna (Paracuru)
Budega Jeremias (Maracanaú)
Cia Epidemia de Bonecos (Fortaleza)
Cia Lamparim de Circo e Teatro (Quixeramobim)
Circo Escola Canoa Criança (Aracati)
Coletivo FusCirco (Maracanaú)
Coletivo Quintal (Fortaleza)
Gabi Rojas (Fortaleza)
Gil Rodriguês (Fortaleza)
Grupo Desequilibradoz de Circo/Teatro (Maracanaú)
Lino Rocha (Fortaleza)
Lyvia Cruz (Camocim)
Maruska Ribeiro (Fortaleza)
Palhaça Coragem (Fortaleza)
Palhaço Tutu (Aquiraz)
Orquestra Circulante (Itapipoca)
Stela Rosa_Palhaça Estelar (Fortaleza)
De outros estados:
Circo Experimental Negro (PE)
Felipe de Carvalho Bonoto Dutra (RS)
Jean Winder (AM)
Renata Polga (RS)
Trupe de Mulheres Esperança Garcia (PI)
De outros países:
Balagan Circus (ARG/URU)
Caterina Stefanoff (ARG)
Circus Family on the Road (ESP)
DUO FITI & PALDI (CHI)
Duo Redemoinho (BRA/ECU)
Estúpida Compañía (ARG/URU)
Ingrid Bogotá (COL)
Trupe Graviola (COL)
QUEM FAZ
A 11ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará é uma realização da Iluminura Produtora Cultural. Conta com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), via Edital de Festivais Culturais Calendarizados da Política Nacional Aldir Blanc; e patrocínio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) por meio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023; do Ministério da Cultura | Governo Federal.
O festival também conta com apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, através da Escola Pública de Circo da Vila das Artes e do Centro Cultural Belchior; da Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria da Cultura e do Programa Circuito das Artes; e da Prefeitura de Paracuru, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa. Essas parcerias reforçam o papel estratégico do FICC como política pública de fomento à cultura, à diversidade artística e à descentralização territorial da produção cultural no estado.
SERVIÇO
11º Festival Internacional de Circo do Ceará – De 31 de outubro a 15 de novembro com programação em Fortaleza (31/10 e 03/11), Aquiraz (01 e 02/11), Paracuru (05 e 06/11), Itapipoca (07 e 08/11) e Canoa Quebrada -Aracati (14 e 15/11). Site: www.festivaldecircoceara.com. Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Toda a programação tem acesso gratuito.