Secult Ceará participa de seminário da UFC sobre Cultura Digital e Economia Criativa

24 de setembro de 2025 - 16:43

Iniciativa fez parte do 11º Seminário do Plano de Cultura da UFC, realizado nesta terça-feira (23) no Campus de Quixadá da instituição federal(Foto: UFC)

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) no debate sobre Cultura Digital e Economia Criativa. Nesta terça-feira (23), no Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC), a instituição marcou presença no 11º Seminário de Elaboração do Plano de Cultura da UFC.

A iniciativa procura estimular a reflexão crítica, fomentar o diálogo interdisciplinar e orientar práticas que envolvam o fazer artístico, científico, tecnológico e empreendedor no contexto universitário. Na oportunidade, a Secult Ceará foi representada pela secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca.

A abertura do evento foi marcada por apresentação artística da poetisa Rosinha Miguel. Em seguida, foi a vez da mesa institucional composta por Gecíola Fonseca, o vice-diretor do Campus da UFC Quixadá, Paulo de Tarso; o secretário de Cultura de Quixadá, Clébio Viriato; o representante do escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Ceará, Thiago Rodrigues e o pró-reitor de Cultura da UFC, Sandro Gouveia.

O projeto de construção do Plano de Cultura da UFC está inserido em uma política pública do Ministério da Cultura (Minc), por meio do projeto “Universidade em Movimento”. O Plano é um instrumento que objetiva institucionalizar as diretrizes da área da Cultura na Universidade para os próximos anos.

Transformações culturais e econômicas da era digital

Além da mesa de debate, o Seminário da UFC aconteceu ao longo do dia com reunião de grupos de trabalho e plenária de encerramento. Pela manhã, foi o momento de ouvir as vozes que atuam e refletem sobre as inúmeras transformações sociais, culturais e econômicas da era digital.

Com mediação da professora Diana Medina (UFC), a mesa temática sobre Cultura Digital e Economia Criativa reuniu Gecíola Fonseca; a pesquisadora e professora, Raquel Viana Gondim e o deputado estadual e influenciador digital, Leo Suricate. O encontro foi voltado à participação de estudantes, professores, técnico-administrativos e demais interessados da comunidade acadêmica.

Em sua fala, Gecíola Fonseca compartilhou com o público uma linha do tempo da cultura digital no Brasil. Abordou temas como a plataforma Mapa Cultural do Ceará e o programa de Cultura Digital protagonizado pelo Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Um Brasil soberano, contextualizou a gestora, passa também pela soberania digital.

“O Centro Cultural Bom Jardim realiza um trabalho incrível. Tem formações de longa duração, laboratório tanto de arte digital como de ferramentas tecnológicas. Já transformou a vida de crianças e adolescentes tanto do Bom Jardim como do entorno e outros lugares”, explicou Gecíola Fonseca.

Diante das demandas e desafios da cultura digital, a secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna detalhou que a Secult trabalha para desenvolver o setor no estado com o lançamento do primeiro edital de Cultura Digital do Ceará. Com aporte estimado de 1 milhão de reais, o edital deve compor o segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).