Museu Ferroviário integra a 19ª Primavera de Museus com programação sobre ferrovia, memória e meio ambiente

24 de setembro de 2025 - 10:44 # #

Entre 24 e 28 de setembro, atividades gratuitas discutem sustentabilidade, economia circular e memória ambiental da ferrovia, aproximando passado e presente

Visita mediada “Ferrovia e a floresta esbranquiçada”, do Mercado AlimentaCE em parceria com Museu Ferroviário, é destaque na programação. Crédito: Thiago Matine

Na exposição de longa duração “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”, em cartaz no Museu Ferroviário Estação João Felipe — equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante —, a seção “Impactos ambientais” evidencia como o transporte ferroviário influenciou as transformações da paisagem ao longo da história. Nesse contexto, o Museu Ferroviário soma-se à 19ª Primavera de Museus, que neste ano convida instituições culturais a refletirem sobre os desafios da crise climática e o papel dos museus como espaços de memória, diálogo e mobilização social.

A programação se inicia nesta quarta-feira (24) com a Roda de Conversa “Ferrovia sustentável: vida nova para materiais antigos”, conduzida por Roberto Braun, Coordenador Patrimonial e Regulatório da Transnordestina Logística. O engenheiro mecânico abordará a economia circular aplicada à ferrovia, a partir do reuso de materiais. A atividade acontece na sede da Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará, das 14h às 16h.

No sábado (27), acontece a mesa-redonda “A ferrovia e os impactos ambientais”, com a doutora em História e professora do Departamento de História da URCA, Ana Isabel Ribeiro; e com a geógrafa Juliana Santos Bandeira, que atua na área de Geociências. As pesquisadoras vão dialogar sobre os efeitos da construção da via férrea na natureza, da Estrada de Ferro de Baturité aos caminhos Brasil afora. A mediação é do museólogo João Vitor Santos,  Assistente de Acervo do Museu Ferroviário.

Encerrando as atividades, no domingo (28) ocorre a visita mediada “Ferrovia e a floresta esbranquiçada: memória do Complexo Cultural Estação das Artes”, programação do Mercado AlimentaCE em parceria com o Museu Ferroviário.  A mediação passeia pelas hortas comunitárias e o novo paisagismo da antiga Estação João Felipe, apresentando uma leitura histórica sobre a construção da ferrovia na década de 1880 — quando madeiras nobres da caatinga foram usadas na obra — e conectando esse passado aos esforços atuais de reflorestamento com espécies nativas. Por meio de pequenas dinâmicas sensoriais, identificação de plantas e um percurso entre jardim e horta, o público é convidado a refletir sobre os impactos ambientais, as mudanças climáticas e as possibilidades de reparação e cuidado coletivo por meio da educação ambiental e práticas agroecológicas.

A Primavera de Museus é organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), e tem como objetivo incentivar a democratização do acesso à cultura e ao patrimônio histórico, fortalecendo o diálogo entre museus e sociedade. Neste ano, a 19° edição do evento envolve 731 instituições em todo o país em torno da discussão sobre a relação intrínseca entre a pauta ambiental e cultural.

Museu Ferroviário Estação João Felipe na 19° Primavera de Museus 

Roda de Conversa com Ferroviários: “Ferrovia sustentável: vida nova para materiais antigos”, com Roberto Braun

Quando: quarta-feira, 24/09, das 14h às 16h
Onde: Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (Rua Doutor João Moreira, 540, Centro)
Gratuito e aberto ao público.

Mesa-redonda “A ferrovia e os impactos ambientais”, com Ana Isabel Ribeiro, Juliana Santos Bandeira e mediação de João Vitor Santos

Quando: sábado, 27/09, de 14h30 às 16h30
Onde: Auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará (R. Sen. Jaguaribe, 323 – Moura Brasil – Fortaleza, CE)
Gratuito e aberto ao público.

Visita mediada “Ferrovia e a floresta esbranquiçada: memória do Complexo Cultural Estação das Artes”, do Mercado Alimenta CE em parceria com o Museu Ferroviário

Quando: domingo, 28/09, de 10h30 às 12h
Onde: Espaço Etnobotânico e Hortas Comunitárias AlimentaCE no Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Doutor João Moreira, 540, Centro)
Gratuito e aberto ao público.