Com apoio da Secult, artes cênicas no processo de educação básica marcam o 5º Seminário Virtual Arte e Educação, com participação de pesquisadores e artistas

24 de setembro de 2025 - 12:36 #

Com inscrições gratuitas, o seminário acontecerá de 29 de setembro a 03 de outubro com transmissão ao vivo

Fabiano Tadeu Grazioli (Foto: divulgação)

De 29 de setembro a 03 de outubro acontece o 5º Seminário Virtual Arte e Educação reunindo especialistas que discutirão a relação entre artes cênicas e educação básica. O Seminário é uma ação formativa que integra o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – TIC, projeto que, entre 10 e 21 de outubro chega à 14ª edição levando espetáculos e debates a espaços culturais e escolas de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Quixeramobim, celebrando a arte como espaço de encontro.

A transmissão ao vivo do Seminário terá acesso gratuito diariamente às 18h, no canal da Invento no YouTube (https://youtube.com/InventoProducoesCulturais). Para certificação, os participantes devem realizar inscrição, também gratuita, por meio do formulário disponível no site do Festival TIC (www.festivaltic.com.br).

Idealizado pela Invento Produções Culturais, o Seminário nasceu com o propósito de discutir o papel da dramaturgia no desenvolvimento emocional e humano de crianças e adolescentes. Para isso, convida a cada edição pesquisadores, especialistas e artistas que abordam temas relacionados à essa intercessão entre as artes cênicas e a educação.

Para esta edição serão abordados temas como as possibilidades e provocações da dramaturgia para a infância, os desafios de escrever para crianças e jovens, e a poética para crianças autistas. “A proposta é debater temas pertinentes às artes cênicas para crianças, articulados com os campos da educação, psicologia, mediação teatral e criação artística, de modo a explorar novas possibilidades de pensar e fazer teatro para as diversas infâncias”, diz Emídio Sanderson, da Invento Produções, um dos diretores do Seminário.

Temas e palestrantes do Seminário

“Infância, teatro e dramaturgia (escrita): possibilidades e provocações” é o tema que abre a programação na segunda-feira, 29, com palestra proferida pelo escritor, diretor de teatro e professor Fabiano Tadeu Grazioli, Mestre em Estudos Literários e Doutor em Letras.

Na terça-feira, o Seminário recebe a palestrante Rita Aquino, para discorrer sobre o tema “Mediação artística: acesso às artes como direito cidadão”. Rita é doutora em Artes Cênicas e professora da UFBA.

O evento online segue na quarta-feira, 1º de outubro, com o tema “Escrever para crianças e jovens: novos/ velhos desafios”, em palestra proferida por Luciana Comin, dramaturga, atriz, professora, Doutora em Artes Cênicas.

Cláudia Mascarenhas (Psicanalista, escritora, Doutora em Psicologia, Mestre em Filosofia) e Clarice Cardell (Atriz, diretora e produtora cultural) conversam na quinta-feira sobre “Poéticas para crianças autistas: o processo criativo da peça Os Peixes não Falam”, espetáculo criado para crianças autistas pela Cia Primeiro Olhar, de Brasília, que será apresentado em Fortaleza nesta edição do TIC.

Encerrando a programação na sexta-feira, o Seminário recebe Herica Veryano (Atriz, Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação) e Gricelda Rinaldi (Atriz, Professora e Especialista em Arte e Educação para a Primeira Infância), na palestra com o tema “Escolas de Espectadores: experiências Brasil e Argentina”.

QUEM FAZ 

O 14º TIC é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e a Invento Produções Culturais. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Mecenas do Ceará. Apoio Cultural: Sumitomo Chemical e Cie Durametal. Patrocínio: CAIXA, Smurfit Westrock, Aniger, Freitas, Vicunha Têxtil, Grupo Hope e Melbros. Parceria: BG Soluções Sociais; Instituto Seara; Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará; Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Educação; Institut Français; Ville de Grenoble; Prefeitura de Maracanaú, via Secretaria de Educação; Prefeitura de Maranguape, via Secretaria da Educação; Prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo; Prefeitura de Quixeramobim, por meio da Secretaria de Educação; Instituto Dragão do Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Hub Cultural Porto Dragão; Theatro José de Alencar. Produção: D’Grau Produções.

SERVIÇO

5º Seminário Virtual Arte e Educação – De 29 de setembro a 03 de outubro, às xxh no canal da Invento no YouTube (https://youtube.com/InventoProducoesCulturais). Formulário de inscrições disponível no site do Festival TIC (www.festivaltic.com.br).

14º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – De 10 e 21 de outubro de 2025 o evento passa por Fortaleza (10 a 12), Maracanaú (13, 14 e 18), Maranguape (13, 14 e 18), Pacajus (16, 17 e 19) e Quixeramobim (19 a 21). Toda a programação é gratuita e acessível, com tradução em Libras e audiodescrição. Informações: www.festivaltic.com.br. Facebook: www.facebook.com/festivaltic. Instagram: www.instagram.com/festivaltic.