Secult Ceará participa de 18 Encontros Regionais promovidos por dirigentes municipais de Cultura
22 de setembro de 2025 - 12:42
Secretaria da Cultura, por meio da Coordenadoria de Articulação Regional e Participação (Copar), atende mobilização do campo e marca presença nas reuniões que acontecem nas macrorregiões do estado até outubro deste ano
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, participa dos Encontros Regionais promovidos pelos municípios cearenses em cada uma das macrorregiões acompanhadas pelos Articuladores Regionais da Política Nacional Aldir Blanc do Ceará, de acordo com o programa de formação executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
No primeiro semestre, a Secult Ceará realizou uma intinerância por todas as 14 macrorregiões, com partilhas sobre resultados, metodologias e fortalecimento do Sistema Estadual da Cultura. Agora, nova rodada acontece por iniciativa dos municípios com participação da Secult Ceará.
Será uma intensa agenda de 18 encontros por todo o Estado com o objetivo de colaborar com o envolvimento, a participação, a responsabilidade e o compromisso dos municípios cearenses na implementação das políticas culturais, bem como com o diálogo entre as Prefeituras cearenses para contribuir com a efetivação dos Sistemas Municipais de Cultura em consonância com a Política Nacional Aldir Blanc – PNAB e o Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual da Cultura do Ceará – PROSIEC.
“Iniciamos mais um ciclo de escuta e diálogo com os territórios, reafirmando o compromisso do Governo do Ceará em construir a Política Nacional Aldir Blanc de forma participativa. Cada encontro é uma oportunidade de fortalecer a presença da cultura em todas as regiões do Estado, garantindo que o próprio campo tenha voz na definição das políticas que impactam diretamente seus territórios”, compartilha a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
A parceria com os municípios e o trabalho que os Articuladores Regionais vem desenvolvendo desde fevereiro do presente ano é fundamental para a realização dos Encontros de forma assertiva para a qualificação dos serviços públicos de cultura nos municípios cearenses. Até outubro deste ano, os encontros acontecem nas regiões do Cariri, Centro Sul, Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte, Sertão de Canindé, Sertão Central, Litoral Leste, Litoral Oeste/Vale do Curu, Região Metropolitana, Maciço de Baturité, Sertão dos Inhamuns e Sertão de Crateús.
A partir da Coordenadoria de Articulação Regional e Participação (Copar), a Secult Ceará percorre as estradas em busca de ouvir e avançar os recursos para o campo cultural. Os encontros são estratégicos para fortalecer o diálogo entre gestores municipais de cultura, garantindo participação destes nas decisões sobre a implementação de políticas como a PNAB e o PROSIEC, que envolvem a pactuação entre a União, o Estado e os Municípios.
Vale do Jaguaribe recebe os dois primeiros Encontros
Os Encontros iniciaram na região do Vale do Jaguaribe com a presença de todos os municípios da região, que apresentaram seus principais resultados e desafios até o momento da gestão. Nesta quinta-feira (19), a cidade de Pereiro (326 km da Capital), na região do Vale do Jaguaribe 1, foi o ponto de partida dessa grande construção coletiva. Já na sexta-feira (19), foi a vez de ouvir atentamente a região do Vale do Jaguaribe 2, na cidade de Palhano (261 km).
“O Sistema Estadual de Cultura se consolida a partir da dimensão simbólica e territorial e com a perspectiva de que os investimentos sejam irrigados por todo Ceará. A Política Pública necessita de monitoramento e escuta para se fazer potente e presente na cena e na vida daqueles que são atravessados por ela. O município precisa ser compreendido como o lugar onde se consolida o Direito à Cultura e à Cidade.”, destacou o coordenador de articulação regional da Secult Ceará, Fábio Santiago.
Além de Pereiro e Palhano, o segundo ciclo de encontros chegará às cidades de Altaneira (dia 23/09), Caririaçu (24/09), Cedro (25/09) e Meruoca (30/09). A ação prossegue por Pacujá (01/10), Guaraciaba do Norte (02/10), Uruoca (03/10), Madalena (08/10), Solonópole (09/10) e Fortim (10/10). O ciclo de encontros continua por General Sampaio (15/10), Paracuru (16/10), Aratuba (17/10), Aiuaba (21/10), Novo Oriente (22/10) e conclui a lista de territórios visitados em Cascavel (23/10).