Cinema do Dragão: Estreia, Ghibli Fest e Cine Ceará movimentam a agenda
18 de setembro de 2025 - 13:21
O Cinema do Dragão, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, inicia uma semana especial com estreias, celebrações e mostras. Entre 18 de setembro e 1º de outubro, a programação do equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), conta com a estreia de “Seu Cavalcanti”, a continuidade do projeto “Rememorações” (que inclui o Ghibli Fest) e a tradicional Mostra Olhar do Ceará, parte do 35º Cine Ceará.
Estreia
Na sala 1, estreia “Seu Cavalcanti”, dirigido por Leonardo Lacca, filme que une a ficção ao documentário de cunho familiar para nos apresentar um homem de mais de 90 anos que, depois de sofrer uma grande contrariedade, tenta reconquistar a sua independência e prestígio na sociedade. O diretor começou a filmar seu avô em 2003, quando teve acesso a uma câmera emprestada da universidade. Com o tempo, o avô tornou-se colaborador ativo e ator de sua própria história.
Rememorações – aniversário do Cinema do Dragão
A programação também celebra os 12 anos do cinema com o projeto “Rememorações”. O tema desta edição é “Nas tramas do contemporâneo”, com sessões com clássicos de diversas cinematografias, retrospectiva do Studio Ghibli, série de concertos com a Camerata de Cordas da UFC, bazar de cartazes, edições especiais de seus programas públicos e pré-estreias comentadas.
A partir de 18 de setembro, o Cinema do Dragão apresenta a primeira retrospectiva do Studio Ghibli, realizada em parceria com a distribuidora Sato Company. Organizado em duas etapas, nesta primeira parte, o festival GHIBLI FEST apresenta 14 filmes até 1º de outubro. Em diálogo direto com a retrospectiva, o projeto Nas Trilhas do Dragão apresenta uma série de concertos da Camerata de Cordas da UFC dedicados a rememorar as trilhas de alguns dos filmes que estarão na programação do festival.
Para encerrar a agenda, o Cinema apresenta edição especial do “Se Achegue! Cinema na Praça!”, a partir da parceria com o Núcleo de Articulação Territorial (NAT). Articulado de forma integrada com o público-alvo e parceiros, o projeto promove sessões regulares de cinema, sempre na última terça-feira de cada mês, na praça Rogaciano Leite Filho, de forma gratuita.
Para fechar a agenda de aniversário, uma edição especial do projeto exibirá gratuitamente a nova cinebiografia “Luiz Gonzaga – Légua Tirana”, dirigida por Diogo Fontes e Marcos Carvalho e grande elenco: Cláudia Ohana, Tonico Pereira e Luiz Carlos Vasconcelos. A sessão será na praça Rogaciano Leite Filho, na terça-feira, 30 de setembro.
35° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
Para fechar, o cinema sedia a Mostra Olhar do Ceará, parte do 35º Cine Ceará, que acontece de 21 a 25 de setembro. A mostra, com entrada gratuita, apresenta 14 curtas e 4 longas-metragens que refletem a diversidade de formatos, temáticas e olhares da cena cearense. Com acesso gratuito a toda a programação, a 35ª edição acontece de 20 a 26 de setembro de 2025.
Para a Mostra Olhar do Ceará foram selecionados os longas-metragens “Bom fim”, de Rafael Vilarouca, um registro da tradicional festa em louvor ao Senhor do Bonfim em Icó; “Centro ilusão”, de Pedro Diógenes, que acompanha o encontro de duas gerações de músicos; “Resumo da ópera”, de Honório Félix e Breno de Lacerda, uma ficção política e futurista; e “Verbo ser”, de Nívia Uchôa, filme que traz relatos de resistência de ativistas feministas no Cariri.
Os curtas-metragens selecionados foram: “Acaso Revisitado”, de Felipe Camilo; “Alheio”, de Pedro Paulo Araújo; “Do lado de dentro”, de Marina Hilbert; e “Estrangeiro”, de Edigar Martins. Concorrem também na mostra os curtas “Faísca”, de Bárbara Matias Kariri; “Fortaleza Liberta”, de Natália Maia e Samuel Brasileiro; “Límite”, de Lucas Melo e Thamires Coimbra; “Na estação das mangas, ela alimenta o bairro inteiro”, de Carlos Dias Oliveira, Lino Fly, Tiago Coutinho e Yan Tavares; e “Na peleja brasileira”, de Victor Furtado.
A seleção de curtas traz ainda a animação “O medo tá foda”, de Esaú Pereira; “Revoada”, dos diretores Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinorá Melo; “Secundária”, de Amanda Pontes e Michelline Helena; “Tempo trem”, Roberta Filizola e Guilherme C.; e “Vermelho de bolinhas”.
PROGRAMAÇÃO
ESTREIA
SEU CAVALCANTI (Brasil, 2024) – Estreia
Direção: Leonardo Lacca // 78 min. // 12 anos // Cajuína
Sinopse: Seu Cavalcanti tem noventa e tantos anos e uma saúde de ferro. Depois de enfrentar uma contrariedade que o desafia profundamente, embarcamos na sua aventura em busca de reconquistar sua independência e seu prestígio na sociedade.
Sala 2 – Sessões:
Sábado (20/09) – 18h50
Domingo (21/09) – 19h
Terça (23/09) – 19h
Quarta (24/09) – 19h
SUÇUARANA (Brasil, 2024) – 2ª semana
Direção: Clarissa Campolina e Sérgio Borges // 84 min. // 12 anos // Embaúba
App acessibilidade: MLOAD
Sinopse: Dora atravessa uma paisagem devastada pela mineração, em busca de uma terra perdida sonhada por ela e por sua mãe. Guiada por um misterioso cachorro, ela encontra refúgio em uma vila de trabalhadores de uma fábrica abandonada, que vivem em coletividade e lembram o lar que ela tanto procura.
Sala 1 – Sessão:
Quinta (18/09) – 18h50
Sexta (19/09) – 18h50
Terça (23/09) – 17h20
Quarta (24/09) – 17h20
[Sessão Vitrine Petrobras] DORMIR DE OLHOS ABERTOS – 2ª semana
(Argentina/Brasil/Alemanha/Taiwan, 2024) – Estreia
Direção: Nele Wohlatz // 98 min. // 18 anos // Vitrine Filmes
App acessibilidade: PingPlay
Sinopse: Uma cidade de praia no Brasil. Fu Ang, Kai e Xiaoxin quase não se encontram nessa comédia sutil de mal entendidos. Mas ao longo de um verão longo e quente, relações delicadas são formadas entre eles, como ilhas em águas infestadas por tubarões.
Sala 2 – Sessões:
Quinta (18/09) – 17h10
Sexta (19/09) – 17h10
JEANNE DIELMAN, 23, QUAI DU COMMERCE, 1080 BRUXELLES (Bélgica/França, 1975) – 2ª semana
Direção: Chantal Akerman // 193 min. // 14 anos // Filmicca
Sinopse: Três dias na vida de uma mulher, uma dona de casa viúva e solitária, cujas tarefas incluem arrumar as camas, preparar o jantar para seu filho adolescente e alguns truques para sobreviver. Lentamente, sua ritualizada rotina diária começa a desmoronar.
Sala 2 – Sessões
Quinta (18/09) – 13h40
Sexta (19/09) – 13h40
Sábado (20/09) – 13h40
A PRAIA DO FIM DO MUNDO (Brasil, 2021) – 3ª Semana
Direção: Petrus Cariry // 88 min. // 12 anos // Sereia Filmes
Sinopse: Em Ciarema, o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice, uma jovem ambientalista, mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, Helena quer permanecer em frente ao mar. No fim, as duas vão enfrentar seus destinos.
Sala 1 – Sessões:
Quinta (18/09) – 15h30
Sexta (19/09) – 15h30
Sábado (20/09) – 15h30
Domingo (21/09) – 15h20
Terça (23/09) – 14h
Quarta (24/09) – 14h
3 OBÁS DE XANGÔ (Brasil, 2024) – 2ª semana
Direção: Sérgio Machado // 77 min. // 14 anos // Gullane
App acessibilidade: MovieReading
Sinopse: O documentário retrata a amizade incondicional entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, os maiores responsáveis pela criação de um imaginário de baianidade que persiste até hoje. Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram um modo de estar no mundo dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram depois.
Sala 1 – Sessões:
Quinta (18/09) – 14h
Sexta (19/09) – 14h
O ÚLTIMO AZUL (Brasil/Chile/Holanda, 2025) – 4ª semana
Direção: Gabriel Mascaro // 85 min. // 14 anos // Vitrine Filmes
App acessibilidade: MovieReading
Sinopse: Para maximizar a produtividade econômica, o governo ordena que os idosos se mudem para colônias habitacionais distantes. Tereza, 77, se recusa – em vez disso, embarca em uma jornada pela Amazônia que mudará seu destino para sempre.
Sala 1 – Sessões:
Quinta (18/09) – 17h10
Sexta (19/09) – 17h10
Sábado (20/09) – 17h10
Domingo (21/09) – 13h40
Terça (23/09) – 15h40
Quarta (24/09) – 15h40