Seminário de Acessibilidade do Museu Ferroviário debate experiências táteis em espaços culturais neste fim de semana

17 de setembro de 2025 - 14:22

As atividades fazem parte da campanha Cultura do Acesso, promovida pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult CE)

As atividades fazem parte da campanha Cultura do Acesso, promovida pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult CE)

A acessibilidade é um dos princípios básicos do Museu Ferroviário Estação João Felipe, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante. Para ampliar o debate sobre a presença das pessoas com deficiência no espaço museal, o Museu Ferroviário realiza o Seminário de Acessibilidade: experiências táteis em museus, que propõe discutir e experimentar formas de ampliar o acesso por meio de recursos táteis. O evento acontece neste sábado e domingo, dias 20 e 21 de setembro, de forma gratuita e aberta ao público, e integra a campanha Cultura do Acesso.

A programação inicia no sábado, dia 20, com a mesa-redonda “Obras táteis: preservando o original, ampliando o acesso”, com Becca Barroso Lima, Roberto Vieira e mediação de Alana Silva. Acessível em Libras, a atividade acontece no Auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará, das 14h30 às 17h, e será transmitida no YouTube do Museu Ferroviário.

Já no domingo, dia 21, acontece a oficina “Criação de obras acessíveis para exposições museais”, com Lara Lima. O momento acontece no Laboratório de Prototipagem da Kuya, a partir das 10h30. As inscrições estão disponíveis no Instagram do Museu Ferroviário. Ainda no domingo, ocorre a visita mediada “Ferrovia acessível” na exposição “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”, das 14h às 15h. A atividade é realizada por educadores do Museu Ferroviário e conta com a presença de intérprete de Libras. Para participar, basta comparecer no dia e horário da visita.

A campanha Cultura do Acesso, realizada pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria de Cultura, visa reafirmar o compromisso do estado na construção e fortalecimento das políticas públicas voltadas para acessibilidade cultural no Ceará. A ação é alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e à campanha do Setembro Verde, voltada à conscientização sobre a importância da inclusão.

Conheça as pessoas convidadas

Becca Barroso Lima: artista visual, consultora em acessibilidade cultural e pesquisadora em mediações culturais acessíveis. Pessoa autista, com limitação sensorial visual (cegueira) e identidade não binária.

Roberto Vieira: professor efetivo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, desenvolve projetos de pesquisa e extensão com foco em Fabricação Digital, Design Computacional e Inclusão.

Alana Silva: tradutora e intérprete de Libras, dedica-se há mais de 7 anos a promover acessibilidade em contextos educacionais e culturais. Atualmente, atua como supervisora de acessibilidade na Pinacoteca do Ceará.

Lara Lima: membro do GT em Acessibilidade cultural da Secult CE, consultora em acessibilidade cultural e audiodescrição, membro da equipe do projeto Acesso no Museu da Cultura Cearense.

Programa Ferrovia Acessível

O Museu Ferroviário promover o programa Ferrovia Acessível, com ações como tradução dos textos em Libras e a audiodescrição dos conteúdos painéis e objetos que integram a exposição de longa duração, por meio de QR Codes acessados por dispositivos móveis.

A sala expositiva abriga também objetos táteis como proposta didático-pedagógica, como miniaturas de trens e de peças do cenário ferroviário. Por fim, abafadores de ruído estão disponíveis para visitantes com hipersensibilidade sensorial.

Seminário de Acessibilidade: experiências táteis em museus

Mesa-redonda “Obras táteis: preservando o original, ampliando o acesso”, com Becca Barroso, Roberto Vieira e mediação de Alana Silva.

Acessível em Libras.
Quando: sábado, 20/09, de 14h30 às 17h
Onde: Auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará (R. Sen. Jaguaribe, 323 – Moura Brasil)

Oficina “Criação de obras acessíveis para exposições museais”, com Lara Lima
Quando: domingo, 21/09, de 10h30 à 12h30
Onde: Laboratório de Prototipagem da Kuya – Centro de Design do Ceará (R. Sen. Jaguaribe, 323 – Moura Brasil)

Inscrições no Instagram @museuferroviariojoaofelipe

Visita mediada “Ferrovia acessível”

Acessível em Libras.
Quando: 21/09, domingo, de 14h às 15h

Onde: Museu Ferroviário Estação João Felipe