Pinacoteca integra campanha “Cultura do acesso”, do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e celebra Setembro Azul com programação voltada para público surdo

15 de setembro de 2025 - 15:46 # # # #

Texto: Ascom Pinacoteca do Ceará

Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o museu oferece oficina e visita temática focadas em Libras e com tradução para o Português

Visita temática Mãos que falam, olhos que escutam (Foto: Marilia Camelo)

Integrando a iniciativa “Cultura do Acesso”, do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), a Pinacoteca do Ceará oferece nesta semana de 17 a 21 de setembro atividades que colocam a Língua Brasileira de Sinais, Libras, em evidência. Em apoio ao Setembro Azul, campanha dedicada à visibilidade e luta pelos direitos da comunidade surda, e na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21, os destaques da programação do museu são a oficina “Corpo que Fala” e a visita temática “Mãos que Falam, Olhos que Escutam”, experiências imersivas em Libras, com tradução para o Português.

“Cultura do Acesso” é uma campanha do Governo do Ceará que busca promover acessibilidade cultural plena, com foco em Libras e Audiodescrição. A Pinacoteca, em conjunto com os equipamentos e espaços culturais do Estado, participa com uma programação que busca ser cada vez mais inclusiva e diversa. A agenda da semana conta, ainda, com diversas atividades gratuitas para todos os públicos. O museu integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura, e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

EXPERIÊNCIAS DE IMERSÃO E CRIAÇÃO NA SEMANA DO ACESSO NA PINACOTECA

Na quarta-feira (17), das 12h30 às 13h30, o programa Pouso do Trabalhador “Corpo que Respira, Alma que Dança”, com Liza Maria no hall do museu, convida a um momento de relaxamento e encontro com o corpo, com músicas e movimentações dançadas de forma guiada e improvisada. A atividade tem 15 vagas, por ordem de chegada. Mais tarde, às 17h, o pátio recebe o “Yoga ao Pôr do Sol”, com Gracy Furtado conduzindo uma prática meditativa. A atividade tem 30 vagas, com inscrições na recepção com uma hora de antecedência.

Na quinta-feira (18) às 16h, acontece a visita temática “Poéticas e Artesanias do Quilombo de Água Preta”, com Iuri Tavares. Na exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, a visita convida a conhecer as origens afro-diaspóricas do Quilombo de Água Preta por meio da tradição oral. A atividade aborda a criação do Centro Cultural de Água Preta e o processo de patrimonialização dos artefatos comunitários exibidos na mostra. Com 20 vagas, as inscrições iniciam uma hora antes, na recepção.

Na sexta-feira (19), o público pode conhecer as exposições em cartaz na visita mediada com nossos arte-educadores. Começando às 15h, a visita é acessível em Libras e oferece 20 vagas, com inscrições uma hora antes, na recepção. No mesmo horário, acontece a oficina em Libras “Corpo que Fala”, com Lidia Emanuelle e Leticia Costa. Pensada para pessoas surdas e ouvintes interessadas na Língua Brasileira de Sinais, a atividade estimula a expressão facial e corporal para a construção de significado em Libras, usando palavras em cartões para representação e adivinhação. A oficina tem 20 vagas e tradução para o Português. Inscrição uma hora antes, na recepção.

O sábado (20) também tem uma visita temática com foco na comunicação e expressão: Lidia Emanuelle e Lígia Bessa conduzem a visita “Mãos que Falam, Olhos que Escutam” na exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. A atividade leva o público a se aprofundar na poética da exposição, conversando sobre quatro obras e suas histórias. Após o debate, há espaço para a criatividade por meio do desenho, da escrita ou da poesia. A atividade começa às 16h, tem 20 vagas e conta com tradução para o Português. Inscrição uma hora antes, na recepção.

No domingo (21), a programação é dedicada ao público infantil com o Ateliê Criança Cria “Criança Cria e Borda: de ponto em ponto”. Beatriz Gurgel conduz a atividade no Ateliê 1 em duas sessões, às 10h e às 15h. A oficina leva os pequenos a partir de 5 anos para experimentar o bordado livre, utilizando agulhas plásticas e talagarça, inspirados nos bordados e na história de Nice Firmeza. São 15 vagas por sessão, para crianças acompanhadas de responsável, e inscrição por ordem de chegada.

EM CARTAZ

Atualmente, a Pinacoteca do Ceará apresenta quatro exposições: “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, aberta à visitação até 26 de outubro de 2025; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, em cartaz até 17 de novembro deste ano; “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.

A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.

SERVIÇO

Programação da Pinacoteca do Ceará de 17 a 21 de setembro

17/09/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador “Corpo que Respira, Alma que Dança”
Com Liza Maria
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
15 vagas. Inscrição por ordem de chegada

17/09/2025 | quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Sahaja)
Com Gracy Furtado
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
30 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência

18/09/2025 | quinta-feira | 16h às 17h
Visita Temática “Poéticas e Artesanias do Quilombo de Água Preta”
Com Iuri Tavares
Local: Exposição “Existências paralelas — acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência

19/09/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Educativa
Local: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras 20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência

19/09/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Oficina em Libras: “Corpo que Fala”
Com Lidia Emanuelle e Leticia Costa
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: A partir de 14 anos
Acessibilidade: Tradução para português 20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência

20/09/2025 | sábado | 16h às 17h
Visita Temática “Mãos que Falam, Olhos que Escutam”
Com Lidia Emanuelle e Ligia Bessa
Local: Exposição “Existências paralelas — acervo em (des)construção”
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Tradução para o Português 20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência

21/09/2025 | domingo | 10h às 11h e 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Criança Cria e Borda: de ponto em ponto”
Com Beatriz Gurgel
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Para crianças a partir de 5 anos acompanhadas de pelo menos um responsável
15 vagas por sessão. Inscrição por ordem de chegada

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.