9º Encontro de Leitores do Sertão Central acontece em Quixadá entre os dias 18 a 20 de setembro
11 de setembro de 2025 - 09:27
Nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2025, a cidade de Quixadá, no Sertão Central do Ceará, recebe o 9º Encontro de Leitores do Sertão Central, um dos importantes espaços de diálogo entre livro, leitura e literatura do Estado. O evento, que acontece na Casa de Saberes Cego Aderaldo, é realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).
A edição deste ano traz como tema “Do cordel à HQ: não há quem diga onde termina e começa o sertão”, reforçando a proposta de pensar o Sertão Central como território criativo, onde convivem tradição e contemporaneidade. A programação, gratuita e aberta ao público, reúne mesas de debate, lançamentos de livros, oficinas, feira criativa, sorteios e um concurso de cosplay, ampliando o acesso a diferentes públicos.
Dentre os nomes já confirmados, estão os escritores e ilustradores Paulo Moreira e Ilustra Lu, e o secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (Minc), Fabiano Piúba, compondo mesa sobre políticas públicas para o livro ao lado de Maura Isidório, orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura (CELIV/Secult-CE). Estão ainda na programação nomes como Bruno Ribeiro, Roberta Cirne, Silva Barros, Rômulo Fidélis, Wilton Santos, Zé Wellington, Julie Oliveira, Kênia Diógenes, Bruno Paulino, Angélica Sampaio, dentre outros.
Além da programação literária, o evento realiza o 1º Encontro de Profissionais do Livro e da Leitura do Sertão Central, com o objetivo de mapear editores, mediadores, livreiros, professores e demais agentes que atuam na cadeia do livro, ampliando a profissionalização e fortalecendo o mercado no interior do Ceará.
“O Encontro surgiu como uma forma de proporcionar que leitores do interior também pudessem experienciar eventos literários, principalmente porque muitos não tinham condições de ir a eventos de editoras ou livrarias em Fortaleza, ou até mesmo à Bienal do Livro do Ceará. Realizar o encontro por 10 anos é também o que nos fortalece: seguimos crescendo e ampliando. Há duas edições, passamos a realizar oficinas em escolas de outros municípios do Sertão Central e a ideia é levar ainda mais programações nas próximas edições. Fazer um evento dessa natureza, de forma independente e com uma equipe de pessoas apaixonadas por literatura, mostra o quanto espaços assim são fundamentais para democratizar o acesso ao livro e à leitura”, destaca Gisele Sousa Santos (Kinaya Black), escritora afrofuturista e produtora cultural, produtora do projeto.
Criado em 2015, o Encontro de Leitores do Sertão Central já se consolidou como um espaço de formação, diversidade e trocas culturais. A cada edição, o evento reúne autores, leitores, estudantes, professores e profissionais do livro e da leitura, fortalecendo o acesso ao livro em territórios historicamente fora do circuito dos grandes eventos literários.
“Para a Casa de Saberes Cego Aderaldo, apoiar mais uma edição do Encontro de Leitores é reafirmar nossa vocação como um espaço vivo de diálogo entre a tradição e as novas linguagens. É uma oportunidade de abrir novas janelas para o fortalecimento da literatura no Sertão Central. O evento democratiza o acesso ao livro e reforça nosso compromisso com a formação de leitores e com a valorização da cultura popular. É um momento em que o equipamento pulsa com a energia das feiras, da música, da arte e da literatura, um verdadeiro ponto de encontro entre autores, autoras e leitores do Sertão e de diversos lugares do Brasil”, afirma Michelle Maciel, gestora executiva da Casa de Saberes Cego Aderaldo.
O Encontro é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Conta com apoio institucional do No Corre Produção e da Casa de Saberes Cego Aderaldo, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço
Encontro de Leitores do Sertão Central
18 a 20 de setembro de 2025
Horário: 08h às 11h
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo – Quixadá
DIA 18 DE SETEMBRO DE 2025 (QUINTA-FEIRA)
17h – Oficina de Acessibilidade com Marlucia Andrade
19h – O percurso Editorial Cearense
Com os editores: Rodrigo Marques (Aluá Editora), Talles Azigon Editora Substansia), Luís Carlos (Editora Avoante) e Angélica Sampaio (Editora Sol Literário).
Mediação: Bruno Paulino (Quixeramobim)
20h – Conversa aberta: O livro em nossa região
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
DIA 19 DE SETEMBRO DE 2025 (SEXTA-FEIRA)
14h30 – Políticas públicas para o livro, leitura e literatura nos territórios do interior
Convidados: Maura Isidório (Orientadora da Célula de Livro, Leitura e Literatura –
SECULT /CE) Fabiano dos Santos Piúba (Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura)
Mediação: Kinaya Black (Produtora Executiva – ELSC)
17h às 21h – Feira do Encontro
18h – Ilustração de narrativas literárias
Bate-papo com Silva Barros (Quixadá) e Rômulo Fideles (Quixeramobim)
Mediação: Arthur Marques
19h – Bate-papo Cangaço, literatura e a invenção do Nordeste
com Wilton Santos (Quixadá) e Zé Wellington (Sobral)
Mediação: Emílio Tarlis Mendes Pontes
20h – Bate-papo Cordel e ficção especulativa de mulher
com Julie Oliveira (Fortaleza) e Kênia Diógenes (Tabuleiro do Norte)
Mediação: Alice Queiroz
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
DIA 20 DE SETEMBRO DE 2025 (SÁBADO)
17h às 21h – Feira do Encontro
18h – Concurso de Cosplay
18h30 – Lançamentos de livros
Contos da Lua (HQ), de Felipe Helói (Fortaleza)
Sangue de Cabra (Contos), de Mylena Queiroz (Pernambuco)
19h – Bate-papo Entre pesadelos e assombros: o sobrenatural do cotidiano
com Bruno Ribeiro (Campina Grande/PB), Bruno Paulino (Quixeramobim/CE), Roberta Cirne (Recife/PE)
Mediação: Alan Avelino (Quixeramobim/CE)
O encontro entre crítica, criação e imagem Bate-papo com Paulo Moreira (João Pessoa/PB) e Luiza de Souza (Natal/RN)
Mediação: Felipe Helói (Fortaleza/CE)
20h – Bate-papo O encontro entre crítica, criação e imagem
com Paulo Moreira (João Pessoa/ PB) e Luiza de Souza (Natal/RN)
Mediação: Felipe Helói (Fortaleza/CE)
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo