Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro acontece em Fortaleza, realizado pela Funarte em parceria com Secult Ceará e Secultfor

10 de setembro de 2025 - 16:53

Antonio Laudenir - Texto
Marcelo Obana - Fotos

Com grande relevância política pela integração das esferas federais, estaduais e municipais, a programação acontece de 9 a 12 de setembro e reúne representações das artes cênicas de todo o Brasil para aprimorar as políticas públicas destinadas para o setor

Em setembro, a capital cearense é palco de um dos principais espaços de debate sobre as artes cênicas do Brasil. Na noite desta terça-feira (9), a Secult Ceará participou da abertura do “Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro”, no Teatro Antonieta Noronha, importante espaço municipal de cultura de Fortaleza.

Até 12 de setembro, 56 artistas e profissionais do teatro de todos os estados brasileiros se reúnem para debater com gestores públicos, de forma ampla e imersiva, as políticas públicas voltadas ao campo. Cada participante foi indicado por entidades e associações representativas do setor.

Realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), esta ação conta com apoio conjunto da Secretaria da Cultura do Ceará e da Secretaria da Cultura de Fortaleza. O Encontro é estratégico para discutir a implementação da Política Nacional das Artes (PNA), a partir de seu texto-base, “Brasil das Artes: Uma Política Nacional”.

Na oportunidade, a Secult Ceará foi representada pelo Coordenador de Políticas para as Artes (Coarte), Leandro Maciel. As falas de abertura também contaram com a diretora do Centro de Teatro da Funarte, Aline Vila Real; a secretária Executiva da Secultfor, Ticiana Studart; o coordenador de metodologia e organização do Encontro, Marcelo Bones (Andante – Gestão em Cultura) e da diretora dos teatros municipais São José e Antonieta Noronha, Silvia Moura.

“Estamos felizes de poder realizar o Encontro Nacional das Políticas de Teatro em Fortaleza, no estado do Ceará, aqui no Nordeste do País. Isso é muito importante. Esperamos que ao longo dos dias, em torno das discussões, isso também faça sentido nas propostas, nos desafios e demandas que podem surgir no debate dos grupos”, destacou Leandro Maciel, da Coordenadoria de Políticas para as Artes (Coarte).

Durante a sua fala, a representação da Secult Ceará compartilhou ações implantadas pelo Governo do Ceará para todas as artes, em especial para o teatro. Destacou também a importância da atuação conjunta entre Governo Federal, municípios e Estados.

“O Encontro demonstra o alinhamento e o compromisso de descentralizar as políticas, o pensamento e a proporção não só dos investimentos em Teatro, mas nas artes do País”, destacou Leandro Maciel. O compromisso da Secult Ceará vem de pensar políticas culturais para o Teatro que vão além do fomento por editais, como é o caso da reestruturação do Sistema Estadual de Espaços Cênicos e Teatro (SET) e a condução de um conjunto de ações para teatros por todo o estado, com apoio aos municípios, com ações continuadas, atendendo formação, circulação e manutenção de espaços.

Nos dias 10 e 11, a programação segue na Escola Porto Iracema das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) – gerido em parceria com Instituto Dragão do Mar (IDM) – com Plenária de apresentação, trabalho do três grupos temáticos e Plenária de fechamento do documento que será pensando durante o evento.

O encerramento do Encontro acontece na próxima sexta-feira (12/09), no Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro), com participação da diretoria da Funarte, no turno da manhã, e mesa com a presidenta da Funarte, Maria Marighella e das secretarias da Cultura Luisa Cela e Helena Barbosa.

Momento histórico da cultura no Brasil

O Encontro reúne nomes do Teatro de diversas capitais brasileiras. A potente programação corresponde ao trabalho de efetivação do “Brasil das Artes: Uma Política Nacional”: nome que agora batiza a Política Nacional das Artes.

O evento ocorre logo após uma conquista histórica do teatro brasileiro: neste ano do cinquentenário da Funarte, foi decretada pela Presidência da República a reestruturação organizacional da Fundação, no último 12 de agosto, Dia Nacional das Artes. O ato criou o Centro de Teatro na estrutura da Funarte, agora autônomo e dirigido por Aline Vila Real.

A diretora de Fomento e Difusão Regional parabenizou a iniciativa conjunta da Secult Ceará e Secultfor em torno da realização do Encontro. “Realizamos esse Encontro num momento histórico de reconstrução das políticas culturais do País. O grande desafio é entender quais são, dentro desse pacto federativo, as atribuições de cada ente, e de cada setor, das instituições públicas, do setor privado e das instituições culturais do País. A representação, aqui na abertura, materializa a necessidade que temos muito urgente desse trabalho conjunto”, avaliou a gestora.

Políticas das artes: Funarte e Secult Ceará

A Cultura do Ceará segue caminhando bem próxima à Funarte, com participação ativa nos eventos e acompanhando com atenção os avanços nas Políticas das Artes. Em dezembro de 2024, durante a realização da 20ª edição da Feira da Música, no Centro Cultural do Cariri, espaço que integra a Rece, o encerramento contou com um momento histórico: a retomada da Rede Música Brasil.

O evento contou com a presença da presidenta da Funarte, Maria Marighella, marcando um momento histórico, uma vez que a Rede não se reunia há 15 anos. O Ceará foi, então, palco deste importante marco para as Políticas das Artes para a Música, quando o setor musical brasileiro ganhou com o diálogo e a mobilização do poder público e da sociedade civil naquele momento. Agora, em setembro de 2025, entra novamente na itinerância da Funarte com foco no Teatro, sendo sede de importantes diálogos e conexões.