Baile do“Pra Quem Gosta é Bom” agita a Estação das Artes neste sábado (13) em uma homenagem à cultura brasileira
10 de setembro de 2025 - 09:18
A programação semanal conta também com Negalu, DJs Ana Porã e Lua Magnética, Soledad canta Belchior, atividades infantis, projeto “Museu a céu aberto” e encerramento da III Semana Sesc do Crochê do Projeto Envolva-se
O fim de semana começa mais cedo na Estação das Artes, a partir de quinta-feira (11), com muita brasilidade no set da DJ Ana Porã e no show da cantora Negalu. Na sexta (12), quem abre a noite é a DJ Lua Magnética e, na sequência, a Gare vira palco de uma homenagem ao disco “Alucinação”, de Belchior, com interpretação da cantora Soledad.
Sábado (13), “Pra Quem Gosta é Bom” leva seu baile contagiante ao Complexo com o tema “Fé na Festa”. Já o Domingo na Estação (14) conta com atividades infantis e uma nova edição do projeto “Museu a céu aberto”, visita mediada aos principais pontos da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe. Além disso, a programação contará com Chorinho na Estação, com Luiz José Quarteto. O domingo será ainda de encerramento da III Semana Sesc do Crochê do Projeto Envolva-se, com feira criativa, exposições, oficina “Chaveiro de Crochê” e desfile.
Integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e gerida em parceria com o Instituto Mirante, a Estação das Artes oferece atividades e shows gratuitos para todos os públicos.
A agenda de quinta a sábado integra também a programação do Festival KUYA Design Sulamericano 2025, em que serão oferecidos cursos, oficinas, debates, rodas de conversa, imersões e encontros atravessados por temas essenciais para pensar o design do nosso tempo e em nossos territórios.
Sons brasileiros tomam conta da Estação na quinta (11)
A noite de quinta (11) será marcada pelos sons da brasilidade com duas atrações femininas. A DJ Ada Porã apresenta o projeto “Batuque Brasileiro”, que mescla ritmos tradicionais como tambores, maracatus, cocos, emboladas e samba de roda, em uma proposta que valoriza a ancestralidade sonora e a cultura popular do Ceará e do Brasil.
Na sequência, a cantora Negalu interpreta canções que evidenciam a riqueza e a pluralidade da música nacional. Um encontro artístico que reafirma o compromisso com a difusão da cena autoral e a valorização da identidade cultural brasileira. Ambas as apresentações são realizadas em parceria com o Sesc e o show da cantora Negalu contará com interpretação em Libras.
Na sexta (12), Soledad canta Belchior
A noite de sexta (12) começa com uma homenagem a um dos maiores nomes da música cearense e brasileira. A cantora Soledad apresenta o show “Alucinação”, celebrando o icônico álbum de Belchior, com interpretações potentes que resgatam a poesia e a força das canções do disco. A apresentação contará com interpretação em Libras.
Na sequência, em parceria com o Sesc, quem comanda a pista é a DJ Lua Magnética, com discotecagem que mergulha em brasilidades e grooves de diversas épocas, e sons que passeiam pelos anos 50, 60, 70 e 80 — do samba soul ao boogie, do funk ao som das periferias do Brasil.
“Pra Quem Gosta é Bom” une as festas santas e populares em uma homenagem à cultura brasileira no sábado (13)
O baile do “Pra Quem Gosta é Bom” chega à Estação no sábado (13) com o tema “Fé na Festa”. A proposta é promover uma celebração das manifestações populares brasileiras, unindo as festas santas e populares em uma homenagem à cultura nacional. Com um repertório consagrado no pré-carnaval de Fortaleza, o bloco traz releituras de clássicos da música brasileira em arranjos festivos e envolventes. A programação será acessível em Libras.
Para completar a festa, a DJ Julyanna assume a pista com um set especial de grooves e hits que garantem o clima contagiante da noite. Uma noite para celebrar a fé, a música e a alegria que só a música brasileira tem.
O acesso ao evento será por meio do Ingresso Solidário, ou seja, com a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.
Serão disponibilizados 1.500 ingressos pelo Sympla, um por CPF, em sympla.com.br/estacaodasartesce, sendo liberados para o público nesta quarta (10), a partir das 14h. As pessoas que retirarem seus ingressos virtualmente devem trazer o QR Code emitido pela plataforma na forma impressa ou na tela do celular para escaneamento na entrada. O acesso à Gare da Estação das Artes estará liberado a partir das 17h; e após a validação do ingresso (virtual ou impresso) e a entrada no equipamento, quem decidir sair do local, não poderá mais retornar para o espaço.
No dia do evento, haverá ainda a garantia de entrada para mais 560 pessoas, por ordem de chegada, a partir das 17h. Um total de 500 acessos será feito pelo portão principal; e até 30 pessoas com deficiência com direito a um acompanhante, totalizando 60 acessos, poderão entrar pelo portão de acessibilidade, em conformidade com o Art. 42 da Lei Brasileira de Inclusão.
Domingo na Estação (14) recebe o encerramento da III Semana Sesc do Crochê do Projeto Envolva-se
O Domingo na Estação vem com uma programação para todos os públicos. O dia contará com a oficina infantil “Meu primeiro tear”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso e a apresentação do “Clássicos de Palhaços”, com Grupo Vagão (Parceria Sesc). Acontecerá também o projeto “Museu a céu aberto”, uma visita mediada aos principais pontos da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe que contará com interpretação em Libras. Além disso, a programação contará com Chorinho na Estação: Luiz José Quarteto apresentará o show “Prenúncio”.
A manhã de domingo será ainda de encerramento da III Semana Sesc do Crochê do Projeto Envolva-se, com feira criativa, exposição, desfile e oficina. O projeto Envolva-se é uma iniciativa que promove a educação e a transformação social por meio dos princípios da sustentabilidade. O foco está na reutilização de resíduos têxteis, como retalhos, uniformes e banners, dando a esses materiais uma nova vida e gerando trabalho e renda para diversas comunidades.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias: 11 a 14 de setembro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita
Mais informações:
Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace, @kuyadesignceara e @institutomiranteceara
Quinta, 11
18h20 às 19h20 – DJ Ada Porã (Parceria Sesc)
19h30 às 21h – Negalu Canta Brasilidades (Parceria Sesc)
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras
Sexta, 12
18h às 19h50 – DJ Lua Magnética (Parceria Sesc)
20h às 21h30 – Soledad interpreta Alucinação de Belchior
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras
Sábado, 13
17h às 22h – Baile do Pra Quem Gosta é Bom e DJ Julyanna
Acesso: Sympla – 1.500 ingressos disponibilizados no Sympla da Estação das Artes a partir das 14h do dia 10.09 | 560 vagas por ordem de chegada, a partir das 17h do dia 13.09. Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível (exceto sal).
Classificação indicativa: 18 anos
Acessível em Libras
Domingo, 14
Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina infantil “Meu primeiro tear”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso
11h às 11h40 – “Clássicos de Palhaços”, com Grupo Vagão (Parceria Sesc)
11h40 às 12h40 – Museu a céu aberto: visita mediada aos principais pontos da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe – Acessível em Libras
10h às 12h10 – Encerramento da III Semana Sesc do Crochê do Projeto Envolva-se
com feira criativa, exposição, desfile e oficina
12h30 às 14h30 – Chorinho na Estação, com Luiz José Quarteto
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre