Centro Cultural do Cariri recebe espetáculo “Café à Brasileira” e shows de Juão Nyn e Luciano Brayner neste fim de semana
29 de agosto de 2025 - 14:00 #Centro Cultural do Cariri
Atividades gratuitas incluem teatro, música, feira criativa, vivências educativas e exposições abertas ao público.
Espetáculo “Café à Brasileira”/Foto: Divulgação
O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, realiza entre os dias 29 e 31 de agosto uma programação gratuita que contempla teatro, música, exposições, feiras, vivências educativas e experiências no território. As ações reforçam a diversidade da produção artística e cultural do Cariri, valorizando expressões tradicionais e contemporâneas.
Entre os destaques está o espetáculo “Café à Brasileira”, com o ator Jeferson Vieira, na sexta-feira (29), às 18h, no Pequeno Palco. A apresentação, com classificação indicativa livre e acessibilidade em Libras, é inspirada na obra O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, e mistura monólogo interativo, cultura digital e reflexões existenciais, propondo ao público uma imersão poética que dialoga com a juventude e com temas universais.
Ainda na sexta-feira (29), a música ganha espaço com dois shows. Às 19h, o Terreiro das Artes recebe Juão Nyn com o espetáculo musical “NHE’ETIMBÓ – Voz, Fumaça de Corpo”, atividade com classificação livre e acessível em Libras, realizada dentro da IX Semana do Curso de Licenciatura em Teatro da URCA. Em seguida, o equipamento recebe o show “Eu Vim”, de Luciano Brayner, acompanhado por uma banda de músicos atuantes no cenário caririense. A apresentação também tem classificação livre.
A programação segue no sábado (30) com a Vivência Ecoturística e Comunitária: Cultura e Natureza, conduzida por Nilton Alves e mediada por Lázaro Macêdo, no Distrito de Arajara (Barbalha), às 8h. A atividade possui classificação indicativa de 10 anos, oferece 15 vagas e inscrições gratuitas via formulário disponível na bio do Instagram do Centro Cultural (@centroculturaldocaririce) nesta quinta-feira (28), a partir 17h. No mesmo horário, na Sala de Formação 2, acontece o curso “Educação Patrimonial: Ações Sensíveis para Salvaguarda de Bens Imateriais pela Docência”, ministrado pela professora e pesquisadora Lourdes Macena. A formação, destinada a professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, é gratuita, possui classificação livre, acessibilidade em Libras e oferece 30 vagas mediante inscrição prévia.
Na tarde de sábado, o Terreiro das Artes se transforma em palco para a cultura popular. Às 16h30, a partilha “Seguro o Coco! Na Pisada das Mestras”, com Mestra Edite, Mestra Naninha, Mestra Maria da Santa e mediação de Jéssika Kariri, terá classificação livre e acessibilidade em Libras, celebrando a tradição do coco de roda no Cariri. Logo em seguida, às 18h, o Grupo Urucongo de Artes realiza apresentação também com classificação livre e Libras, trazendo a força da percussão e das danças afro-brasileiras.
Durante todo o fim de semana, o público também poderá visitar as exposições “Nagual”, de Graciela Iturbide; “No lápis da vida não tem borracha”, de Aldemir Martins; e “Pedras do Araripe”, abertas na quinta e sexta-feira, das 15h às 20h, e no sábado e domingo, das 13h30 às 18h30, sempre com entrada gratuita.
De sexta a domingo (29 a 31), acontece ainda a Feira Balaio Convida Coletivo Ipê, com classificação livre, reunindo criadores, artistas e empreendedores da economia criativa regional.
Sobre o Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para a discussão e promoção da arte, ciência e tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.
Instalado na cidade do Crato, Ceará, o equipamento é conceituado como um Centro Cultural Parque e sua infraestrutura atende, especialmente, à Região do Cariri Cearense, composta por 29 municípios. Desde sua abertura ao público, cerca de 1.500 ações foram realizadas e aproximadamente 600 mil pessoas foram beneficiadas com as programações, todas totalmente gratuitas.
O equipamento ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados e conta com uma ampla estrutura que inclui Galerias, Residências Artísticas, Salas de Formação, Biblioteca Baobá, Pequeno Palco, Núcleo de Artes e Ofícios, Rádio Unaé, Bosque, Terreiro das Artes, Areninha, Pista de Esportes de Radicais, Quadras de Areia e Brinquedopraça.
Em processo de estruturação, estão o Teatro-Escola, as Salas de Aula e Ensaio, o Café, o Restaurante-Escola e o Planetário. Com essa diversidade de espaços, o Centro Cultural do Cariri se consolida como um equipamento de encontro e convivência, promovendo o acesso democrático à cultura, à educação, à ciência e à cidadania.
Serviço
Centro Cultural do Cariri recebe espetáculo “Café à Brasileira” e shows de Juão Nyn e Luciano Brayner neste fim de semana
Endereço
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N 01,
Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato – CE.
Horário de funcionamento
Quintas e sextas-feiras: 15h às 20h
Sábados e domingos: 8h às 20h
29 a 31 de agosto de 2025 – Programação gratuita
Sexta-feira, 29 de agosto
-
Café à Brasileira, com Jeferson Vieira – 18h, Pequeno Palco | Livre | Acessível em Libras
-
NHE’ETIMBÓ – Voz, Fumaça de Corpo, com Juão Nyn – 19h, Terreiro das Artes | Livre | Acessível em Libras
-
Eu Vim, com Luciano Brayner – 19h, Parque | Livre
Sábado, 30 de agosto
-
Vivência Ecoturística e Comunitária: Cultura e Natureza, com Nilton Alves – 8h, Arajara/Barbalha | 10 anos
-
Educação Patrimonial, com Lourdes Macena, 8h às 18h, Sala de Formação 2 | Livre | Acessível em Libras | Inscrição na bio
-
Seguro o Coco! Na Pisada das Mestras, 16h30, Terreiro das Artes | Livre | Acessível em Libras
-
Grupo Urucongo de Artes, 18h, Terreiro das Artes | Livre | Acessível em Libras
EXPOSIÇÕES
Nagual, fotografias de Graciela Iturbide
No lápis da vida não tem borracha, Aldemir Martins
Pedras do Araripe
Sexta: 15h às 20h
Sábado e domingo: 13h30 às 18h30