Com apoio da Secult, premiado “Morte e vida Madalena”, do cineasta Guto Parente, será filme de encerramento do 35° Cine Ceará

26 de agosto de 2025 - 15:56 # #

Com programação gratuita, o festival acontecerá em Fortaleza de 20 a 26 de setembro.
Atriz Noá Bonoba como a personagem Madalena no filme “Morte e Vida Madalena”, do cineasta Guto Parente. Foto: Divulgação

Vencedor do Cine+, prêmio de distribuição, na 6ª edição do FIDMarseillna — renomado festival internacional em Marselha, na França —, o longa-metragem cearense “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente, será exibido na cerimônia de encerramento da 35ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, no dia 26 de setembro. Essa será a estreia do filme em Fortaleza, cidade natal do diretor.

Protagonizado por Noá Bonoba, conhecida por seus trabalhos como atriz, diretora, roteirista e dramaturga, a comédia narra a história de Madalena, uma produtora de cinema que enfrenta, simultaneamente, a recente morte do pai, uma gravidez de oito meses e a produção de um filme de ficção científica B, no qual tudo parece dar errado.

O filme de Guto Parente também conta com um elenco majoritariamente cearense, formado por Linga Acácio, Nataly Rocha, David Santos, Honório Félix, Jennifer Joingley, Rodrigo Fernandes, Souma, Armando Praça, Lui Fontenele, entre outros.

Como nas edições anteriores, o festival, que vai ocorrer de 20 a 26 de setembro, realizará as exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Além das exibições especiais, a programação conta com as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará, Mostras Sociais, debates e homenagens. Toda a programação tem acesso gratuito.

O 35º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); da Associação Cultural Cine Ceará; e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados (PNAB); e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta ainda com o apoio do Porto do Pecém, através da Lei Rouanet. Tem patrocínio da Enel e Cegás através do Mecenato Estadual.

SERVIÇO

35° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 20 a 26 de setembro de 2025 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.