Bece celebra um ano da Cordelteca Arievaldo Viana com roda de conversa sobre acervos e bibliotecas de cordéis

26 de agosto de 2025 - 14:45

Encontro virtual discute desafios e oportunidades para os acervos de cordel

Para marcar um ano de criação da Cordelteca “Arievaldo Viana”, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) promove, em 28 de agosto, às 17h, a roda de conversa “Bibliotecas e Acervos de Cordéis – Desafios e Oportunidades”, com transmissão ao vivo no YouTube. O encontro contará com a participação da professora, poeta e cordelista Fanka dos Santos; da bibliotecária Regina Célia Paiva; e da educadora e pesquisadora Lorena Patrício. A mediação será conduzida pela Ana Karine Garcia, coordenadora de Acervo e Pesquisa da Bece.

A roda de conversa vai discutir o cordel como documento bibliográfico, refletindo sobre as diferenças entre folhetos antigos e novos formatos, as principais linhas do gênero e o papel essencial dos bibliotecários na na gestão, conservação e difusão do acervo de cordéis. A atividade contará com acessibilidade em Libras.

Conheça mais sobre a Cordelteca Arievaldo Viana:

A Cordelteca Arievaldo Viana, inaugurada em agosto de 2024, consolida-se como um espaço de referência na preservação e difusão da literatura de cordel. Em apenas um ano, seu acervo passou de 1.302 exemplares e 951 títulos para 1.983 exemplares e 1.410 títulos em 2025, incorporando ainda a Coleção Josenir Lacerda, com 434 exemplares e 296 obras. Entre as preciosidades guardadas, destacam-se folhetos históricos como A chegada de Lampião no inferno, de José Pacheco, publicado em 1948 pela Editora Gráfica Souza (São Paulo), e Poesias de José de Matos, reunidas por José Aires Filho e impressas em 1945 pela Tipografia São Francisco, em Juazeiro do Norte.
Conheça sobre as convidadas:

Francisca Pereira dos Santos (Fanka): Professora, poeta e cordelista. Fundadora da Sociedade dos Cordelistas MaUditos (2000), tem se dedicado à poesia de folheto e à pesquisa sobre a produção feminina no cordel. É autora de Romaria de Versos (2008) e Água da Mesma Onda (2011).

Regina Célia Paiva: Bibliotecária da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, formada pela UFC e especialista em Pesquisa Científica pela UECE. Atuou em pesquisas sobre o perfil dos usuários da informação em bibliotecas públicas.

Lorena Patrício: Mestranda em Educação e Ensino (PPGEEN/UECE), licenciada em Letras-Português (FECLESC/UECE). Atualmente é coordenadora pedagógica da Casa de Saberes Cego Aderaldo (Secult/CE – IDM).

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), e é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

SERVIÇO

Roda de conversa “Bibliotecas e Acervos de Cordéis – Desafios e Oportunidades”

Data: 28 de agosto (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Youtube de Bece

Acessível em Libras