1º Prêmio Porto Iracema das Artes homenageia, nesta sexta-feira (29), profissionais da Dança no Ceará, com a entrega do Troféu Poéticas da Criação
26 de agosto de 2025 - 10:31
A homenagem integra a programação de comemoração dos 12 anos da Porto Iracema das Artes e dos 20 anos do Curso Técnico em Dança (CTD). Além da premiação, a festa contará com apresentações musicais, feira de artes e experimento cênico.(Foto: Micaela Menezes)
Em clima de celebração, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza, nesta sexta-feira (29), a primeira edição do Prêmio Porto Iracema das Artes, que homenageará doze (12) artistas fundamentais para a consolidação e o fortalecimento da Dança no Ceará, com o Troféu Poéticas da Criação. A solenidade integra a programação de comemoração dos 12 anos da Escola e dos 20 anos do Curso Técnico em Dança (CTD).
Criado em 2025, o Prêmio Porto Iracema das Artes foi pensado como uma forma de reconhecer e valorizar profissionais que contribuem com a experiência da formação em artes no Estado. Na primeira edição do prêmio, entregue no contexto de aniversário de duas décadas do Curso Técnico de Dança (CTD) da Porto Iracema, a Escola homenageará 12 profissionais do campo da dança com contribuições definitivas para consolidação do CTD.
Os homenageados desta edição serão: o professor e bailarino Ernesto Gadelha, idealizador do Curso Técnico de Dança; a bailarina Andréa Bardawil, primeira coordenadora do CTD; o bailarino Flávio Sampaio, coordenador no período de 2013 a 2015; o coreógrafo Paulo Caldas, coordenador do CTD entre 2015 a 2017; Cláudia Pires, coordenadora do CTD entre 2017 e 2019 e atual coordenadora do Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema; Carolina Wiehoff, coordenadora do CTD de 2019 a 2020; Bilica Léo, coordenadora do CTD desde 2021. Além do grupo de coordenação, ainda receberão a premiação a bailarina Wilemara Barros, professora de todas as turmas do Curso Técnico de Dança; o produtor David Linhares, diretor da Bienal Internacional de Dança do Ceará, projeto que inseriu a dança do estado nos circuitos nacional e internacional; Katiana Pena e Silvana Marques, bailarinas e ex-alunas da primeira turma do CTD; e a bailarina, atriz, performer, coreógrafa Silvia Moura.
TROFÉU POÉTICAS DE CRIAÇÃO
Os artistas premiados receberão o Troféu Poéticas da Criação, obra de arte criada pelo artista visual Narcélio Grud, que, em forma espiral, evoca a ideia do tempo da criação, um dos conceitos centrais dos processos de formação da escola Porto Iracema das Artes. O texto referencial do troféu explicita que o “tempo espiral é o tempo aberto da criação, do imprevisto, do rito, do conhecimento, da memória”. Um tempo que põe arte e experiência num definitivo encontro da criação.
A diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, professora Bete Jaguaribe, acentua a importância do prêmio, enquanto gesto de reconhecimento de pessoas que tiveram papel fundamental para a formação artística no estado. “São pessoas, artistas, que se engajaram num largo tempo de suas vidas, para consolidar uma experiência de formação artística que, hoje, é referência no país” – diz a professora, reafirmando a necessidade destes ritos de reconhecimento e distinção simbólica. “No Brasil, estamos sempre sob a ameaça de descontinuidade de políticas culturais. Então, os ritos, os processos de distinção simbólica, a afirmação permanente do campo artístico, contribuem para a consolidação das experiências culturais”, diz a professora.
Para o idealizador do CTD, Ernesto Gadelha, a solenidade reconhece um trabalho coletivo, feito por muitas mãos, em prol de um objetivo maior: o fortalecimento da dança no Ceará.
“Eu recebi esse convite para ser homenageado com muita honra e alegria, mas também com muita humildade, porque a gente não faz nada sozinho, a gente sempre precisa estar pensando e atuando coletivamente para que uma iniciativa pública, de política pública como essa [o CTD], possa acontecer. E a gente [os homenageados] segue junto, batalhando junto, e se a gente tem essa política acontecendo até hoje é porque muitas pessoas se empenharam para que isso acontecesse”, conta Gadelha.
Pioneiro no ensino técnico de dança no Estado, o CTD completa, em 2025, duas décadas de existência, como uma presença marcante na cena cultural cearense, sendo referência em formação artística no país. Desde o início de suas atividades, o curso já formou mais de 200 dançarinos, oriundos de diferentes localidades do Ceará e, até mesmo, de outros estados do Nordeste.
“Nós temos um dos cursos de dança mais importantes a nível nacional, e muito por conta de sua longevidade. São raros os cursos técnicos de dança gratuitos [no Brasil] que estão em atividade mesmo com uma ou duas décadas, como é o nosso caso. A gente, inclusive, já teve alunos de fora do Estado, vindos do Maranhão e do Piauí, que vieram só por causa do CTD. Fora os que vêm do interior só para participar do curso. Isso mostra a força dessa formação”, afirma Bilica Léo, coordenadora do programa.
ANIVERSÁRIO DA PORTO IRACEMA
Além das homenagens ao CTD, a Porto Iracema das Artes também celebra, nesta sexta-feira (29), o aniversário de 12 anos da Escola. Gratuita e aberta ao público, a comemoração conta com uma programação extensa, incluindo apresentações de DJs, exercício cênico, exposição de fotografias, sessão de desenho com modelo vivo e feira de peças produzidas por artistas locais. Todas as atividades dialogam com os projetos e linguagens artísticas trabalhadas na Escola.
“O aniversário tem essa função ritual de nos lembrar a importância da passagem do tempo, no caso, a importância da continuidade de programas de formação em artes. A existência longeva de uma escola pública exclusiva de artes, onde o que importa não é o imediatismo dos produtos, mas o ciclo dos processos de criação, é uma conquista social a ser muito celebrada”, afirma Edilberto Mendes, coordenador do Programa de Formação Básica da Porto.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
16h00 – X Feira do Mar
Descrição: Feira de obras e peças produzidas por artistas cearenses. Entre os participantes, estão os artistas: Alexandre Valério, Ana Clara Mendes, Aracy Frutuoso, Coletivo Entalhe, Davi Lemos, Edson Medeiros Rocha (mmedeirose), Erica R., Estevão Filho (Coração Rastelado), Euliricotattoo (Mauricio Neto), Felipe Queiroz (Lipilustra), Isadora Ellery, Jocilone Junior, Lucas Barbosa, Malina, Pior Grife (Bento Ben Leite), Rodrigo Cavalcanti Colares (AhaMuZiKê), Taiene de Paula, Terra Cristalli, Vibe Artesanal.
17h00 – “Um barquinho, um violão”, pocket-show com Mona Gadelha e Rebeca Câmara
Descrição: As cantoras Mona Gadelha e Rebeca Câmara embalam o público com sucessos da MPB.
17h30 – Exercício Cênico da turma de Teatro do Programa de Formação Básica
Descrição: Alunos do Programa de Formação Básica em Teatro apresentam, ao público, um exercício cênico. O experimento cênico surge a partir do Texto “Vaga Carne” de Grace Passô e de jogos teatrais conduzidos pelo professor Clau Moreira. Propondo a análise dramatúrgica do texto aliada às possibilidades corporais, experimentação e a criação cênica com foco no gestual.
18h00 – Início da exposição fotográfica da turma de Artes Visuais do Programa de Formação Básica
Descrição: Fotografias de alunos do Programa de Formação Básica em Artes Visuais são apresentadas ao público em exposição ao ar livre, por meio de projeções. A exposição é composta por registros de paisagens do Poço da Draga, em Fortaleza, e retratos dos próprios estudantes.
18h15 – Prêmio Porto Iracema das Artes
Descrição: Entrega da 1ª edição do Prêmio Porto Iracema das Artes com o Troféu Poéticas da Criação. Nesta edição, a premiação homenageia bailarinos que contribuíram para a ampliação e fortalecimento do Curso Técnico em Dança (CTD) e da dança no Ceará.
18h40 – Entrega dos diplomas da VIII Turma do CTD
Descrição: Entrega de diplomas para 23 bailarinos formados pelo Curso Técnico em Dança (CTD). O momento marca não apenas a formação desses artistas, mas também reconhece o empenho e a dedicação deles.
19H10 – Sessão de desenho com modelo vivo do projeto “Com Figura”, com Mona Gadelha como modelo;
Descrição: O projeto “Com Figura” promove sessões de desenho com modelo vivo. Durante os encontros, os participantes podem criar seus trabalhos de forma livre, independentemente do nível de conhecimento em desenho de cada um. Na edição especial de aniversário da Escola, a modelo será a cantora Mona Gadelha.
19h10 – Festa Maré Sessions, com o coletivo Maré House
Descrição: Mergulhando nas culturas House, Funky e Hip Hop, o coletivo MaréHouse coloca todo mundo para dançar com a festa “Maré Sessions”.
19h30 – Parabéns da Porto Iracema das Artes + corte do bolo de aniversário
Descrição: Colaboradores e alunos se juntam ao público para cantar parabéns para a Porto Iracema das Artes. Após os parabéns, será cortado o tradicional bolo de aniversário da Escola.
20h00 – Festa Maré Sessions, com o coletivo Maré House
Descrição: Mergulhando nas culturas House, Funky e Hip Hop, o coletivo MaréHouse coloca todo mundo para dançar com a festa “Maré Sessions”.
SERVIÇO
Porto Iracema das Artes – 12 anos
Data: 29 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: a partir das 16h
Local: Porto Iracema das Artes – Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Programação: Feira de artes, apresentações artísticas (Mona Gadelha, Rebeca Câmara, Maré House), sessão de desenho com modelo vivo, homenagens e partilha do bolo de aniversário
Destaque: Solenidade do Prêmio Porto Iracema das Artes – entrega do Troféu Poéticas da Criação.
Entrada gratuita e aberto ao público